Resenha da Vic: Do outro lado do muro, Marisa Resende - Giostri

TĂ­tulo: Do outro lado do Muro

 Autor (a): Marisa Resende

 Editora: Giostri

 Ano: 2013

 PĂ¡ginas: 320

 ClassificaĂ§Ă£o: 4/5

 Sinopse:

 Ă‰ possĂ­vel ao amor humano transcender Ă  esfera fĂ­sica, tornar-se etĂ©reo e o tempo linear? De um lado, tem-se Alyna, menina humilde tocada pela genialidade musical que cria seu universo num piano imaginĂ¡rio; de outro, Chris, adolescente alemĂ£o igualmente sensĂ­vel, porĂ©m, de famĂ­lia poderosa. Vidas que se cruzam indo alĂ©m do previsĂ­vel e criando atravĂ©s da prĂ³pria histĂ³ria de amor outra de amizade incomum entre jovens de nacionalidades distintas numa casa de veraneio Ă  beira mar. Anos 1980 na praia de ItaĂºna, tempo de fĂ©rias e feriados inesquecĂ­veis: sol, surf, cumplicidade, luaus, rock, namoro, sexo e romantismo. EntĂ£o, a magia que os une experimenta o caos: revelações, proibições, tragĂ©dia. ExperiĂªncias espirituais – ou devaneios? O que deveria ser para sempre tem um fim, mas nĂ£o termina... A enigmĂ¡tica Alyna refugia-se em Londres e quando retorna ao Brasil Ă© obrigada a enfrentar o passado; e, enquanto seus mistĂ©rios sĂ£o desvendados, descortinam-se outros tantos que nem supunha existir. 

 OlĂ¡, galera! 

 Gostaria de dizer antes de tudo, que li este livro hĂ¡ mais de um mĂªs e desde entĂ£o, tento juntar os meus caquinhos para escrever algo entre a razĂ£o e emoĂ§Ă£o.

 Alyna Ă© uma jornalista brasileira que vive em Londres. Bem sucedida, porĂ©m nĂ£o Ă© feliz. É um livro fechado, sĂ³ vive para o trabalho e tem vĂ¡rias feridas do passado. Seus amigos querem muito conhecer o paĂ­s onde Aly nasceu e, depois de relutar bastante, ela concorda em passar as fĂ©rias no Brasil.

 Ela tinha motivos suficiente para nĂ£o querer voltar ao seu paĂ­s natal, porque quando chega lĂ¡, uma sĂ©rie de recordações da sua infĂ¢ncia começam a vir em mente. Seus amigos, percebendo a mudança em seu comportamento, perguntam o que se passa em sua cabeça e, aos poucos, Alyna vai contando sobre a sua vida, desde os seus 9 anos atĂ© os dias de hoje, e principalmente o verĂ£o de 78, quando tudo começou a mudar.

 Tudo começou quando Alyna conheceu a dona Scarlet, cliente da sua mĂ£e que era costureira. Encantada com a menina pela sua inteligĂªncia, mesmo vindo de uma familia com poucos recursos, como ela mesmo diz, Alyna rapidamente faz amizade com os filhos de Scarlet: Emma, Alecha, Chris e o primo deles, Mike. Ela logo entra no circulo familiar deles, mas sempre entendendo perfeitamente que existia uma linha, ou melhor, um muro, que os dividia por causa da grande diferença social.

Ela cria laços fortĂ­ssimos de amizade com Emma e Alesha, e atĂ© mesmo com Mike. PorĂ©m, com o Chris Ă© diferente. A conexĂ£o deles Ă© muito forte e imediatamente nasce algo a mais: um amor lindo e puro. Os cincos, durante os seis anos narrado pela Alyna adulta, compartilham sonhos, descobertas, primeiro beijo e as descobertas na vida sexual.

A Alyna do passado Ă© uma personagem cativante, dotada de uma inteligĂªncia incrĂ­vel, que vĂ¡rias vezes temos que lembrar que conhecemos ela ainda criança, mas as suas conversas e os seus questionamentos sĂ£o de uma adulta.

O Chris Ă© extremamente encantador. Os momentos, as conversas entre eles sĂ£o tĂ£o lindas. É incrĂ­vel como desde o começo ele sabia que era ela. Mesmo ela sendo uma criança e ele um adolescente. Ele prometeu esperĂ¡-la porque a diferença de idade entre eles ficavam mais em evidĂªncia por Alyna ser mais nova. O relacionamento deles Ă© cheio de conflitos, altos e baixos, descobertas, e medo... Ah! Esses dois sofrem, viu? O destino nĂ£o estĂ¡ a favor da relaĂ§Ă£o desses dois, e o desfecho disso sabemos logo no inĂ­cio. E isso nĂ£o Ă© spoiler, ok?

A Marisa passou vĂ¡rias lições filosĂ³ficas que nos fazem pensar e repensar sobre a vida. A leitura Ă© gradativa, e apesar de ter capĂ­tulos intercalados entre passado/presente, nĂ£o fica cansativo. PorĂ©m, tenho que confessar, que dava vontade de pular os capĂ­tulos do presente, e sĂ³ ler os do passado de tĂ£o curiosa que eu fiquei.

A capa Ă© linda. A imagem tem tudo a ver com o livro e o titulo tambĂ©m. Folhas amareladas, espaçamento normal, sĂ³ achei as letras um pouco pequenas.

Do outro lado do Muro Ă© um romance triste e doloroso, nĂ£o vou negar a vocĂªs. PorĂ©m, vale muito a pena! Ele conseguiu me tirar sorrisos e lĂ¡grimas ao mesmo tempo, mesclando melancolia e amor.

Recomendo, e muito!! E separem os lencinhos.


" Ele Ă© como uma mĂºsica suave ou a brisa que me toca, mas nĂ£o pertence ao meu mundo, estĂ¡ sĂ³ de passagem para me encantar como em um conto de fadas."





4 comentĂ¡rios

  1. Oi linda,olha eu aqui de novo... eu li esse livro a alguns meses atrĂ¡s e amei a histĂ³ria dos protagonistas, principalmente a raça de Alyna..a Ăºnica coisa que me incomodou foi os flash que hora e meia tinha, voltava sempre ao passado para ela contar o que acontecia, sei que isso era preciso da histĂ³ria, mas me incomodou um pouco...no mais,o livro Ă© lindo.


    bjs

    ateliedoslivros.blogspot.com.br (me visite, ficarei feliz com sua visita)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Simeia!
      O livro é realmente bom,porém alguns flash back pode deixar a leitura cansativa. É claro que se levamos em conta a escrita da Marisa, e o enredo maravilhoso, podemos deixar isso de lado rs.

      Muito Obrigada!!

      Beijos, Vic.

      P.s Seu blog Ă© fofo!

      Excluir
  2. Oie, tudo bom?
    Eu jĂ¡ conhecia o livro, mas nĂ£o sabia que se tratava de um romance tĂ£o emocionante. A histĂ³ria deixa aquela curiosidade porque na resenha cita esse passado da protagonista. Parece ser um romance para pensar em algumas questões.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Aline!
      Fiquei curiosa com o livro desde a sinopse. No decorrer dele descobrimos mais sobre esse tal passado, e como disse, Ă© bastante emocionante.

      É uma Ă³tima leitura!!
      Obrigada, beijos.

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!