Resenha da Drica: Bruxos e Bruxas, James Patterson e Gabrielle Charbonnet - Novo Conceito

Livro: Bruxos e Bruxas (Livro 01)

Título Original: Witch & Wizard

Autor: James Patterson  e Gabrielle Charbonnet

Número de páginas: 288

Editora: Novo Conceito 

Ano de lançamento: 2013


Sinopse: 

Em pleno século XXI, os irmãos Allgood, With e Whisty são arrancados de sua casa no meio da noite e jogados na prisão, acusados de bruxaria. Vários outros jovens como eles foram sequestrados, presos e outros desapareceram. Tudo isso acontece porque o mundo foi comandado por um novo governo "Nova Ordem", que acredita que todos os menores de dezoito anos são suspeitos e que praticam bruxaria. Quem comanda a N.O. é O Único Que É O Único, e seu objetivo é tirar tudo que faz parte da vida de um adolescente normal, livros, música, arte, comandar o mundo e desvendar todos os segredos da magia. Qualquer forma de protesto contra a N.O. será punida com muita rigidez e tortura, até que a pessoa possa completar dezoito anos, e assim ser condenado a morte. A missão dos irmãos Allgood é livrar o mundo desse novo regime e resgatar seus pais desaparecidos. Mas será que eles conseguirão enfrentar a Nova Ordem, salvar todos dessa tortura e encontrar seus pais?

Oi, queridos,

hoje vamos conhecer os irmãos Whit e Whisty Allgood. Teoricamente adolescentes normais, mas a anormalidade vem de como o local onde moram é governado. O país é comandado pela Nova Ordem, partido politico que vem ganhando todas as eleições e instituiu o conselho dos Únicos (O Único no Comando, Que Julga, Que Prende, Que Atribui Números). Governando com mãos de ferro, até a arte é proibida!!! (Engraçado ver como todo governo ditatorial se preocupa logo com a liberdade de expressão do povo!)

Mas o que realmente vai afetar a vida dos irmãos é a crença de que qualquer jovem menor de 18 anos é bruxo, então ele será preso, até torturado se necessário, e deverá aguardar completar 18 anos para ser executado. Tudo isso determinado por O Único Que Julga sem direito a defesa.

Vamos encontrar os nossos personagens principais em sua casa, no que seria uma noite normal, quando a mesma é invadida por guardas e eles são enviados à "Prisão da Superfície". Acusados de bruxaria, Whit e Whisty não entendem o motivo da acusação porque ele não tem consciência do poder que possuem. 

Whitford Allgood ou Whit é o mais velho, tem 17 anos, 1,85 de altura, 89 quilos, um charme, não? Um doce de garoto que está sofrendo com o desaparecimento misterioso da sua namorada a três atrás. Whisteria Allgood ou Whity tem 15 anos, é ruiva e por causa disso e pelos poderes que ela vai descobrir que possui ganhará de Whit o apelido de a ‘garota em chamas’. 

Há uma profecia. Ela está escrita em um muro no seu futuro. Aprenda mais sobre ela. Nunca se esqueça dela. Você faz parte disso, você vai tomar conta do mundo. É por isso que a Nova Ordem tem tanto medo de você de Wisteria.”


Mas é na prisão que as coisas começam a ficar interessantes: Whisty entra em combustão toda vez que fica nervosa, mas sem se queimar, brilha e flutua enquanto dorme enquanto Whit descobre que consegue se comunicar com pessoas que já morreram. Aos poucos eles vão descobrir que tem uma grande missão a executar e o porquê de seus pais nunca terem revelado os seus poderes. Para isso, Whit contará com a ajuda inesperada da sua namorada desaparecida. 

“Temos que descobrir como isso funciona - Wisty disse, tensa. - Eu sei que você acha que sou louca, mas estou começando a acreditar nessa história de bruxo e bruxa. Na nossa mágica. Temos que treinar, Whit. Temos que ter mais força de vontade. Talvez você seja um bruxo. Talvez eu seja uma bruxa.”

A história é muito legal, um misto de distopia com literatura fantástica e uma boa dose de aventura. Também é um livro que fala da família e da amizade entre irmãos. Sóa achei que Whit e Whisty aceitam os seus poderes com muita naturalidade. O livro é dividido em pequenos capítulos narrados ora por Whit ora por Whisty, o que nos dá uma visão muito legal de quem cada personagem é. O lado ruim, pra mim, é que o excesso de parágrafos constantemente alternados e muito curtos, alguns de apenas 1 página, tornou a narrativa confusa em alguns momentos. 

Uma leitura leve, fluida, sem grandes reflexões. Capa maravilhosa, na verdade, foi o que primeiro me chamou atenção, revisão e diagramação impecáveis, fonte grande e espaçamento duplo: a Novo Conceito está de parabéns!!!

14 comentários

  1. Eu pensava que esse livro se passava na época Medieval! Dá pra imaginar o quão surpresa fiquei ao descobrir que é uma distopia com um misto de fantasia, né?!
    Nunca fiquei muito interessada nesse livro, mas, agora, ele despertou a minha atenção. Quero ver como ele vai funcionar ao misturar duas coisas tão distintas.
    É um livro único ou faz parte de uma série?
    2surrealistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabelle, é uma série sim! Em breve tem resenha dos outros livros aqui no blog.

      Excluir
  2. Oi Dri, já tive oportunidade de ler os 4 volumes que já saíram desta série, e confesso que este foi de longe o melhor deles. Me empolguei muito com este volume, mas infelizmente houve uma queda no enredo ao longo dos outros volumes.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Rose? Ainda não li os outros, estão na minha extensa lista.

      Excluir
  3. Oi Adriana quero muito me aventurar nesta série, mas me falta tempo, mas sempre adoro ler as resenhas sobre!

    Aliás, adorei seu blog, já estou seguindo, se quiser conhecer o meu cantinho também sera super bem vinda!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Gostei da resenha, mas confesso que o livro ainda não me convenceu, a historia parece ser super bacana, mas não pretendo ler ele por agora, quem sabe mais para frente.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Pelo jeito você gostou muito deste primeiro livro e amei tomar conhecimento deste fato. Pois tem tantas resenhas falando tão mal desta série que fiquei com um pé atrás. Agora posso me aventurar nesta leitura mais tranquila. espero amar assim como você o faz. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço várias pessoas que não gostaram, mas eu dei uma chance e gostei muito mesmo! Leia e me conte o q achou.

      Excluir
  6. Não fazia ideia que este livro era uma distopia. Ainda não li nada do James, mas tenho muita vontade, pois meus amigos dizem que são ótimos. Apesar de saber que tem algumas falha, mas quase sempre os livros, principalmente séries mais longas.

    Quero ler

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda, Tem algumas falhas sim, mas n prejudica a história.

      Excluir
  7. Esse livro é bem criticado, mas como vc disse ele ficou um pouco confuso com essa historia de parágrafos, cansa bastante a leitura, eu ainda não tive a oportunidade de lê-lo mas vou fazer logo.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Dri :)
    Ainda não li o livro porque não tive tempo, mas já ta na minha lista ..
    Realmente imaginei uma história completamente diferente, e o melhor foi que me surpreendi quando li as primeiras resenhas do livro ! Amo fantasias, e o melhor foi saber que também é uma distopia .. No começo achei que eles realmente não tinham poder algum, quando descobri que tinham passei a desejar mais o livro, acho que vai ser uma história daquelas surpreendentes ;)
    Beijos :*

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!