• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Resenha da Vic: Jogos Vorazes, Suzanne Collins - Rocco

    Título: Jogos Vorazes

    Autor (a): Susanne Collins

    Editora: Rocco

    Ano: 2010

    Número de páginas: 397

    Nota: 4/5

    Sinopse:

    Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

    Eu não entendo o porquê de eu ter demorado tanto para ler Jogos Vorazes. A maioria leu, uma grande parte gostou... Acho que foi por isso que eu não li antes. Tenho uma tendência a não gostar de livros que todos gostam. Que fazem muito sucesso. E então, quando iniciei a leitura, pedi muito para gostar da história e me apaixonar pelo livro da Susanne Collins. Ainda bem que o meu pedido foi atendido com sucesso.

    A história de Katniss se passa em um mundo devastado, muitos séculos depois desse nosso, onde o planeta devolveu ao homem todo o mal que foi feito a Terra. O nível dos oceanos subiu, engolindo boa parte da terra, tornados, terremotos e todo o tipo de calamidades naturais assolaram o Planeta e o que sobrou da América do Norte se reorganizou em um continente chamado Panem. Panem se dividiu em 13 Distritos e uma Capital, mas quando a nossa história se passa, são apenas 12. Acontece que todos os Distritos são cercados e as viagens entre eles são proibidas. Os seres humanos são tratados como gado e qualquer tipo de comentário ou ação fora das regras é punível pela Capital com a morte.

    Neste terrível contexto, vive Katniss Everdeen, uma jovem do Distrito 12, o mais miserável de todos. Ela sempre esteve acostumada com os desafios de sobreviver, especialmente após a morte de seu pai, que a forçou a assumir a responsabilidade de alimentar sua família. Ainda assim, quando sua irmã mais nova é sorteada para os Jogos Vorazes, ela se voluntaria em seu lugar e nada poderia prepará-la para o pesadelo que se seguiria.

    "... - Bem, é melhor você aprender rápido. Você tem tanto charme quanto uma lesma morta..."

    Não preciso falar muito da história em si, porque creio que todos já ouviram falar um pouco da Katniss Everdeen.

    O que eu não posso deixar de dizer é que não tem como não admirar a nossa heroína. Apesar da sua capa de durona, ela é uma garota incrível. Como o livro é narrado em primeira pessoa, é muito fácil entendê-la da sua forma carrancuda e hostil. Katniss é o tipo de personagem que eu gosto: forte e determinada!! Aquela que enfrenta os desafios e não espera ser salva. Ela passou por tanta dificuldade sua vida toda, tendo que sustentar a casa desde a morte de seu pai, passando fome, que os Jogos não são tão diferentes pra ela nesse quesito. O seu companheiro de Distrito, Peeta, não é um personagem masculino típico, daqueles que salvam o dia. Apesar de não viver no luxo, ele ao contrário de Katniss, não saia para caçar e não tinha que sustentar sua família. No casal, ele é o mais fraco e isso deixa a história até mais interessante. Afinal, quem disse que a mulher é mais fraca que homem, hein?

    E assim, vem um romance. Apesar da guerra entre Distritos, vemos um triângulo amoroso entre Katniss, Peeta e Gale. Há espaço para o amor durante uma luta sangrenta até a morte? Pode ter certeza de que sim.



    "...- Ela tem outro cara? - Pergunta Caesar.
    - Eu não sei, mas muitos outros garotos gostam dela - diz Peeta. 


    - Então, faça o seguinte. Ganhe, volte para casa. Ela não pode te recusar então, hein? - diz Caesar.

    - Eu não acho que vai funcionar. Ganhar... não vai ajudar no meu caso - diz Peeta.

    - Por que não? - diz Caesar, perplexo. Peeta cora um tom de beterraba e gagueja.

    - Porque... porque... ela veio aqui comigo..."


    Você lê cada página, cada parágrafo com um aperto no estômago como se você vivesse tudo aquilo junto com a Katniss. Você se torna ela e ela se torna você e cada novo acontecimento te deixa tão sem fôlego e raivoso quanto deixa Katniss.

    Só não dei cinco estrelas porque achei o inicio meio cansativo. Até ela chegar na arena, achei meio morno... mas depois disso, não consegui mais largar.

    Apesar de já ter assistido a adaptação cinematográfica, fiquei absorvida pela história e ansiei pela sequência.

    Foi maravilhoso e terrível. Foi intenso, apavorante e extremamente convincente.

    Finalizo aqui a minha resenha, recomendando e muito o livro. Você, levante agora, e adquira o seu exemplar. Mas aviso: Que uma vez dentro da arena, ninguém nunca mais é o mesmo.




    10 comentários :

    1. Oii Vic :)
      Já li a trilogia toda, e fiquei apaixonada .. Devorei os três livros em uma semana! Assim como você (assim como mtos,rs) admiro muito a Katniss, ela é realmente uma personagem bem durona e no começo achei que não iria gostar dela, porque quando quer ela também consegue ser bem irritante, rsrs .Bem, quanto ao Peeta .. de herói ele não tem absolutamente nada, se não fosse pela Katniss ele morreria, sem dúvidas! Amei os livro (assim como o filme), foi melhor do que eu esperava ..
      Bjs :*

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Vitória (Xará rs)!
        Eu estou muito apaixonada, apaixonada mesmoooo por essa trilogia. Também achei que não fosse gostar dela, pura ilusão! rs Acho o Peeta meio lerdo também... awwn Gale <3

        Estou em A Esperança, e já torcendo para chegar logo novembro com a estreia do filme.

        Beijos,
        Vic

        Excluir
    2. Realmente é apaixonante cada página que você lê dessa série. Não há como não se apaixonar por esses personagens. E estou aflita pelo casal tão lindo. Como vai ser? Como vai terminar? Não quero que termine tão triste e que nenhum deles morra. O que vai ser do meu pobre coração se um deles morrer? Que triste e emocionante é ler este livro. Beijos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Beth!
        Estou vivendo o mesmo dilema que você! :( Estou lendo o terceiro, e já roendo as unhas para saber o que vai acontecer. Não quero morte, não mesmo. Ele é pura emoção mesmo!!

        Beijos,
        Vic

        Excluir
    3. Ainda não li esse livro, só fiquei nos filmes mesmo.
      Mesmo tendo gostado do filme, não me interessei por ler, por falta de incentivo é que não foi.
      Vamos ver se depois de mais uma resenha eu dou uma chance.

      Bjs

      ResponderExcluir
    4. Oi Thiana!
      Também fiquei igual a você! Olha quanto tempo eu fui demorar para ler! rs Isso é normal. Por ser um livro que a maioria já leu, e todo mundo ( praticamente) ama, ás vezes acontece esta falta de interesse.
      A resenha de Em Chamas vem ai, e quem sabe te animar um pouco!

      Beijos,
      Vic

      ResponderExcluir
    5. Eu ainda não li esse livro, mas eu quero muito, muita gente fala tão bem dele, e que bom que vc gostou também, acho que vai acontecer o mesmo comigo, pois já assisti ao filme e amei.

      Abçs :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Tamires!
        Existe sim vários comentários positivos sobre o livro. Esse foi um dos motivos que eu resolvi ler.
        Dê uma chance para ele sim.
        Beijos,
        Vic

        Excluir
    6. Oi.
      Este livro, quer dizer a serie é muito boa.
      O final me deixou decepcionada, mas fazer o que né.
      Agora me falta ver um dos filmes, pois os livros eu li todos já. Que bom que gostou e espero que continue curtindo a história

      Beijos
      www.amorliterario.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Fernanda!
        Eu também amei Jogos Vorazes. E com certeza irei acompanhar a trilogia.

        Beijos,
        Vic

        Excluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!