Leitura da Drica: A Formatura, Joelle Charbonneau - Única

A Formatura – livro 3

Título Original: Graduation Day

Autora: Joelle Charbonneau

Série: O Teste

Editora: ÚNICA     

Ano: 2014                 

Nº págs: 320

Gênero: Distopia    




Sinopse:
O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!


Estou assustada? Estou. Como a aluna mais nova da universidade, acho difícil acreditar que minhas ações possam mudar o curso da história do meu país. Que eu seja tão esperta a ponto de superar as ideias do doutor Barnes e de seus oficiais, e possa salvar vidas. No entanto, não existe outro jeito. As probabilidades são de que eu fracasse, mas mesmo assim preciso tentar.

A Formatura é o terceiro e último volume da trilogia distópica O Teste, iniciada com O Teste e seguido por Estudo Independente, ambos já resenhados aqui no blog. Por ser uma sequência, é possível haver spoilers dos primeiros livros mas evitarei ao máximo!

Vamos encontrar Cia após os turbulentos acontecimentos de Estudo Independente. Agora Cia sabe demais e não poderá fingir que nada está acontecendo. Divida entre uma rebelião prestes a ser deflagrada contra Tosu City e os organizadores do Teste e o desejo de proteger sua família, seus amigos e a sua colônia, Cia, mais uma vez, será peça chave para a destruição do Teste evitando que mais mortes de adolescentes inocentes, inclusive seus amigos, aconteçam.

Os desafios serão muitos e ela não esquecerá do conselho de seu pai: “Nunca confie em ninguém”. Mas dessa vez ela precisa de aliados para executar a tarefa final que a presidente Collindar lhe delega. Tendo que correr contra o tempo para pôr o plano da presidente em ação, Cia terá que escolher em quem confiar e terá muito pouco tempo pra isso. O coração e seus instintos ainda serão seus aliados para tomar decisões, mas ela terá que agir como uma verdadeira líder, muitas vezes agindo com a razão e sendo estrategista para conquistar o que deseja.

Ele me ensinou que mesmo o ,ais contaminado torrão de terra pode ser transformado em um lugar onde coisas vivas se desenvolvam, desde que alguém se dedique a essa causa. Está é a minha causa. Não posso fazer com que as plantas cresçam, mas posso me comprometer a eliminar a corrupção neste solo. talvez, se eu tiver sorte, algo forte e bom crescerá neste lugar. 

Narrado em primeira pessoa por Cia, você acompanha, ao mesmo tempo, o seu dilema e seu amadurecimento na hora de fazer as suas escolhas. A vida de Cia não tem sido fácil e ainda não será agora, mas o amor de Tomas, a presença de seu irmão e a esperança de voltar para Cinco Lagos e rever a família e amigos, mais o desejo de vingar a morte de amigos queridos fará com que ela seja forte e não desista, mesmo quando não acredite muito em sua própria vitória.

Muitas revelações acontecerão ao longo da história, desde descobrir verdadeiramente o que é o Redirecionamento e o que aconteceu com os alunos vítimas desse processo à verdadeira personalidade dos líderes e mentores do Teste. Como sempre, nem tudo é o que parece.

Como em todos os livros, o símbolo da capa tem um significado, mas o dessa é muito especial, pois será o símbolo de uma nova era surgindo.

Cia foi fantástica! Da menina inocente do primeiro livro sobrou apenas os princípios, os quais nunca abandonou, e o amor por Tomas. Hoje, depois de tudo o que viveu, ela é uma mulher decidida, realista, estrategista sem ser insensível.

Mas nem só de Cia vive A Formatura. Stacia, Raffe, Will e Tomas também dão o tom da história. A amizade deles fortalece Cia nas horas difíceis e amor de Tomas, muito bem dosado, nos oferece cenas de um amor doce mas maduro.

Não tem nada que eu queira mais do que me sentir assim pra sempre. Permito-me mais dois beijos, antes de me afastar do seu toque. Se se tratasse apenas desse momento, eu me deixaria perder no abraço de Tomas. Se fôssemos apenas nós, esqueceria o que o amanhã pode trazer. Entretanto, quero um futuro que depende de nosso sucesso no que pretendemos fazer.

A história de surpreende a cada capítulo e confirma as minhas expectativas de que essa seria uma das melhores trilogias do ano! A minha expectativa crescia a cada página e o final foi surpreendente. A autora foi fantástica, fez tudo se encaixar e ainda trouxe elementos novos sem se perder, fazendo com que cada novo elemento, novo personagem tivesse uma razão de estar ali, contribuindo para algo melhor do que o esperado.

A Única está de parabéns!!! Não só pela bela capa, pela diagramação e revisão perfeitas mas, principalmente, pelo respeito aos seus leitores que não precisaram passar meses a fio esperando pala publicação dos três livros. Sou fã de vocês!!!!


Joelle deixa no ar a insinuação de que o mundo não se resume à Comunidade Unida. Será que isso é uma deixa para uma possível continuação???? Vamos aguardar. 




15 comentários

  1. Já estava ansiosa por conhecer este livro. Estou amando ler a série e não vejo a hora de chegar nesse. Pelo jeito, muitas emoções me esperam. Tomara que o consiga logo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi muito, mas muito sobre essa distopia, também nunca li a trilogia do teste.
    Cia parece ter amadurecido com o decorrer dos livros, é claro! Fiquei na expectativa e ansiedade para ler, pois ter citado ser a sua melhor trilogia do ano.
    As capas são lindas, estou super afim de ler.
    Beijos Adriana, ThayQ.

    ResponderExcluir
  3. Só li o primeiro livro e confesso que fiquei com um certo medo de conter spoilers na resenha, fico feliz de que isso não aconteceu.
    Desde o começo da minha leitura do primeiro livro, Cia conseguiu me conquistar, é bom saber que ela irá amadurecer e enfrentar tudo o que aparecer em seu caminho, tentando se salvar e salvar a todos que ama.
    A autora criou usou elementos já conhecidos e algumas doses de surpresas para conseguir turbinar sua trama e conquistar os leitores, é eletrizante, agonizante e de tirar o fôlego.
    A Única realmente fez um trabalho primoroso com a publicação dessa trilogia, foi um dos trabalhos mais rápidos que já vi feitos por uma editora, tudo desde a diagramação, tradução e capas foram perfeitos, merece os parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente para mim, nem comecei a ler o primeiro volume ainda.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi, ainda não li nenhum livro da trilogia, mas pretendo ler assim que possível, achei o enredo da trilogia maravilhoso e com certeza irei gostar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. GOVERNOS CORROMPIDOS.GUERRAS PELA LIBERDADE.FASCINANTE COMO SE ENCAMINHA A TRILOGIA ..LOUCA PARA LER.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    E tão bom quando a editora não deixa os fãs esperando por muito tempo, eu simplesmente tenho horror a esperar livros, as vezes acabo lendo em inglês mesmo. Espero em breve começar essa trilogia distópica tão bem falada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. "a formatura" e um livro de muitas revelaçoes, tb. n e pra menos, sendo o final de uma serie distopica empolgante e contagiante.

    ResponderExcluir
  9. Sou simplesmente fã dessa trilogia! Espero ganhar o sorteio pra poder lê-la.

    Beijocas, Jay
    aprateleira2014.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito dessa trilogia, curto muito uma distopia, e cada resenha que leio me deixa ainda mais animada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Vou começar a ler ainda, espero que eu curta bastante.

    ResponderExcluir
  12. Dica para futura continuação! Fins enigmáticos são tudo! hsuahsua
    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Eu estou mais que curiosa com essa trilogia. Ainda não consegui ler O Teste, mas fico contente em saber que os três livros já foram lançados. Isso me faz ficar empolgada e torcendo ainda mais para ter sorte no sorteio.
    Desculpa, mas novamente só olhei a resenha por cima para não pegar spoilers dos livros anteriores...

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  14. Fico feliz quando vejo que uma trilogia e/ou série foi fechada com chave de ouro. Pelo que vi, a Joelle fez um trabalho maravilhoso nos três volumes, cada um com sua característica específica: O primeiro fazendo toda a introdução do universo criado; o segundo fazendo um link com o desfecho, mas não caindo de nível em momento algum; e o terceiro fechando todas as pontas e ainda deixando algo no ar. Enfim, quero ler essa trilogia muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. possível continuação? nossa vou ter que ler esse logo então, to criando uma expectativa grande em torno dessa triologia espero ser tão boa quanto sua resenha,

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!