Leitura da Drica: Se eu ficar, Gayle Forman - Novo Conceito

Autora: Gayle Froman

Editora: Novo Conceito

PĂ¡ginas: 224

PublicaĂ§Ă£o: 2014

Sinopse:
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a mĂºsica. Ela vĂª o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas nĂ£o sente nada. Tudo o que ela pode fazer Ă© assistir ao esforço dos mĂ©dicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas prĂ³ximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e tambĂ©m o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difĂ­cil de todas.

Leia um trecho aqui

Oi, gente,

Hoje vamos conhecer a histĂ³ria de Mia. Adolescente comum, que mora com os pais e o irmĂ£o Teddy, em Oregon. Absolutamente apaixonada por mĂºsica, mas por mĂºsica clĂ¡ssica, toca violoncelo e, apesar de muito tĂ­mida, estĂ¡ prestes a entrar em uma das escolas de artes mais famosas dos Estados Unidos. Namorada de Adam, tambĂ©m apaixonado por mĂºsica, mas pelo rock, tem uma banda, a Shooting Star, que estĂ¡ começando a fazer sucesso fora de sua cidade. Seu pai jĂ¡ teve uma banda e tem um verdadeiro carinho por Adam. Teddy, para orgulho do pai, toca bateria. Tem uma melhor amiga fantĂ¡stica, a Kim.

Tudo ia bem atĂ© sofrer um acidente com toda a sua famĂ­lia quando estavam indo passar o dia fora. Acontece uma batida com um caminhĂ£o por causa da neve. E Ă© ai que a histĂ³ria realmente começa. Os eventos acontecem muito rĂ¡pido, e acredito que realmente seja assim estar em um acidente. Mia nĂ£o sente nada, continua escutando a mĂºsica que toca no carro e consegue perceber que aparentemente estĂ¡ bem. Vai procurar pelos pais e se depara com a dura realidade: seus pais estĂ£o mortos de uma forma lastimĂ¡vel. Ao procurar pelo irmĂ£o ela encontra o prĂ³prio corpo, respirando, mas cheio de hematomas e nĂ£o consegue entender como ela consegue ver a si mesma. Ela Ă© levada para o hospital em coma. Ela passeia pelo hospital e consegue ver Kim chegar com a mĂ£e e encontrar os seus avĂ³s que jĂ¡ estĂ£o lĂ¡ junto com outros parentes.

 “No começo acho que estĂ¡ tudo bem. Primeiro porque ainda consigo ouvir Beethoven. Depois porque estou aqui, imĂ³vel, numa valeta da estrada."

Se Eu Ficar Ă© um drama e o primeiro livro de uma duologia. Mas senti tambĂ©m uma tendĂªncia para o romance espĂ­rita.

A narrativa da Gayle Ă© leve, fluida, mesmos tratando de temas densos como a morte e o que acontece entre a vida e ela. A histĂ³ria de Mia no presente vai sendo intercalada por flashes do seu passado ao longo de enredo que nos ajuda a conhecer mais quem ela era e como era a sua vida antes do acidente. Se lembra de momentos com o pai, do nascimento de Teddy, da escolha pelo violoncelo, da sua amizade com Kim e de como conheceu Adam. O livro Ă© dividido nĂ£o em capĂ­tulas, mas de acordo com o tempo esclarecendo assim o desenrolar da histĂ³ria.

“Quando estava com Adam, me sentia eleita, escolhida, especial, e isso sĂ³ fazia com que eu me perguntasse ainda mais: por que eu?”

Todo o enredo vai se desenrolar a partir de um conselho que o avĂ´ de Mia dĂ¡ para ela, ao dizer que Ă© ela quem decide se deve ou nĂ£o ficar, a escolha Ă© apenas dela, logo depois da enfermeira Ramirez ter lhe dito quase a mesma coisa: “VocĂª acha que cabe aos mĂ©dicos, aos medicamentos e as mĂ¡quinas, mas se vocĂª fica ou se vocĂª vai, a decisĂ£o Ă© sua.” A partir daĂ­ Mia viverĂ¡ esse dilema, ponderando depois de todas as perdas que teve, se ainda vale a pena viver, se ela serĂ¡ a mesma depois de tudo o que aconteceu, como ela conseguiria viver com a dor de perder pessoas que tanto ama. Tudo o que ela vai ouvir nesse estĂ¡gio fora do corpo e mais os sentimentos que ela vai lembrando serĂ£o matĂ©ria para ajudĂ¡-la nessa decisĂ£o.

Ao longo da histĂ³ria vamos conhecendo as pessoas que fazem parte da vida de Mia. Adam Ă© um namorado incrĂ­vel, que farĂ¡ de tudo para vĂª-la e terĂ¡ a ajuda de Mia que, apesar de nĂ£o gostar muito dele, nĂ£o hesitarĂ¡ em ajudĂ¡-lo.

É um livro que faz vocĂª refletir, se colocar no lugar de Mia e avaliar coisas que ela tambĂ©m avalia pensando “E se fosse eu?”. Nos faz perceber a importĂ¢ncia da famĂ­lia, dos nossos amigos, do lugar que o amor deve ocupar em nossas vidas. Nos leva a reforçar a ideia de que o amanhĂ£ sempre serĂ¡ uma incĂ³gnita e viver o hoje Ă© sempre imprescindĂ­vel.


Vale Ă  pena. 


13 comentĂ¡rios

  1. OlĂ¡Ă¡Ă¡
    Amei o livro e ainda infelizmente nĂ£o assisti ao filme, mas quero muito.
    O livro me conquistou bastante e confesso que nĂ£o es´perava muuuito dele, mas fiquei feliz pela leitura ser boa e to loca para ler a continuaĂ§Ă£o.
    Ă“tima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/11/resenha-lista-negra-jennifer-brown.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Drica, li este livro tem uns 2 anos e fiquei muito emocionada com o enredo. Sinceramente, nĂ£o sei o que faria no lugar de Mia.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Eu nĂ£o sei o que faria no lugar na Mia, pensando bem, apesar das perdas acho que a vida Ă© o maior bem que temos por isso acho que ficaria. Mais enfim, sĂ³ de pensar em ver meus pais mortos??? Nossaaaaa, deve doer demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofrer Ă© com Mia mesmo, mas ela Ă© uma garota forte e acredito q fez a escolha certa.

      Excluir
  4. Pra mim foi uma das revelações deste ano. A histĂ³ria me conquistou de um jeito Ăºnico. Chorei muito e fiquei abalada quando desfolhava cada pĂ¡gina. Agora Ă© me preparar para o segundo livro e ter um lenço em mĂ£os. rsrsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu amei o livro mas ainda assim mudaria umas coisas. Eu estou tentando fazer uma video resenha a mais de duas semanas mas parece que todos ficam ruins kkkkk.
    Presente continuar a leitura com o prĂ³ximo livro?

    Beijos.
    www.livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler sim, Milla, tĂ¡ na minha lista q se move a passos de tartaruga! E vc, jĂ¡ leu o segundo?

      Excluir
  6. Eu tenho o livro aqui em casa, mas ainda nĂ£o peguei para ler, Ă© por falta de tempo tambĂ©m, e muitos livros na lista de leitura, nĂ£o consigo dar muita conta.. Mas Mia parece uma personagem sĂºtil e meiga, o filme parece ser uma graça, queria ter ido ao cinema, mas como nĂ£o havia pegado no livro nem fui.
    Achei bem original a forma em que Gayle retrata sua obra, sobre a "quase morte" de Mia , e a forma em que os dois se expressam atravĂ©s da mĂºsica Ă© lindo. E se realmente o livro nos fazem pensar mais a respeito de como tratamos as pessoas e ver a importĂ¢ncia deles na nossa vida.
    Beijos Adriana, ThaynĂ¡Q.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, ThaynĂ¡, a forma leve como Gayle trata de temas tĂ£o densos Ă© o ponto forte do livro.

      Excluir
  7. Nunca li nenhum livro com essa temĂ¡tica, apenas assisti a filmes e confesso que sempre me coloco no lugar do personagem, a autora foi muito feliz na elaboraĂ§Ă£o dessa histĂ³ria, mostrando como nossa vida pode mudar drasticamente em questĂ£o de segundos, como um acidente pode nos vitimar e mostrar a importĂ¢ncia do amor verdadeiro, o poder das nossas escolhas.
    É um livro que retrata muito bem a dĂºvida que a Mia sente, o desespero dos familiares e que somos nĂ³s que decidimos o que fazer como nossa vida.
    Outro ponto que gostei bastante foram as lembranças que ela vai tendo ao longo do livro com as pessoas especiais, mesmo assim, senti que falto algo para o livro me convencer por completo, talvez na continuaĂ§Ă£o isso seja sanado.
    O trabalho da Novo Conceito ficou perfeito, a ediĂ§Ă£o e as notas musicais nas pĂ¡ginas foram extremamente adequadas, enfim simpatizei bastante com Adam e seu estilo de vida, agora falta conferir o filme.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!