Resenha da Vic: Carrie, a estranha, Stephen King - Objetiva

TĂ­tulo: Carrie, a estranha

Autor(a): Stephen King

Editora: Objetiva

Ano: 2001

NĂºmero de pĂ¡ginas: 164

Nota: 4/5

Sinopse:
SolitĂ¡ria, ela carrega dentro de si um Ă³dio cada dia mais profundo. Carrie seria apenas mais uma entre varias adolescentes angustiadas, nĂ£o fosse um detalhe: ela possui poderes sobrenaturais devastadores. Consegue fazer as coisas se moverem, e esse Ă© o seu jogo, o seu poder o seu pecado. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicam. A vendeta vem a tona de forma furiosa e amedrontadora que atĂ© hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos. Carrie, a estranha foi o primeiro romance publicado de Stephen King. Ele prĂ³prio o considera um trabalho “com o surpreendente poder de machucar e horrorizar”. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mĂ£os de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papeis principais.


Passeando pela seĂ§Ă£o de livros de terror na biblioteca pĂºblica da minha cidade, um nome me chamou a atenĂ§Ă£o: Stephen King. E imediatamente me veio um pensamento: Como assim eu nunca li nada do Senhor King??!! Pois Ă©, e entĂ£o resolvi começar com nada a mais, nada a menos, com Carrie a Estranha. Fiz boa escolha? Creio que sim.

O livro Ă© dividido em trĂªs partes. A primeira, Brincando com Sangue, apresenta a personagem tĂ­tulo, mostrando fatos sinistros sobre a sua criaĂ§Ă£o e como ela era tratada pelos colegas de sua escola. Narra tambĂ©m o atormentador caso no vestiĂ¡rio do ginĂ¡sio, ponto de partida dos eventos que se sucederiam. Noite do Baile narra os eventos da vĂ©spera do baile de formatura, o baile em si e os posteriores acontecimentos a este.  Os Escombros nada mais Ă© do que trechos extraĂ­dos de cartas, reportagens e documentos, com alguns comentĂ¡rios a respeito de Carrie e do fenĂ´meno TC - telecinesia.

A narrativa em terceira pessoa Ă© intercalada com trechos de supostas reportagens e livros acerca do tal ocorrido (os mais desavisados podem suspeitar que o livro Ă© baseado em uma histĂ³ria real, tamanho os artifĂ­cios empregados pelo autor). Graças a isso, o livro se torna previsĂ­vel, porĂ©m, isso nĂ£o prejudica a qualidade da obra. Pelo contrĂ¡rio, funciona muito bem, jĂ¡ que dĂ¡ um ar de verossimilhança Ă  escrita.

A principal temĂ¡tica do livro Ă© o sentimento e a reaĂ§Ă£o do ser humano diante da humilhaĂ§Ă£o e das zombarias, seja de quem sofre com isso, seja de quem inflige. Carrie, a Estranha Ă© um livro que traz adolescentes como principais vilões e torna-se uma imitaĂ§Ă£o da vida real, afinal, muitas pessoas, jovens em sua maioria jĂ¡ se voltaram de maneira violenta e homicida contra os que lhe fizeram sofrer algum tipo de humilhaĂ§Ă£o.

É lamentĂ¡vel saber que ainda hoje o modo como Carrie era tratada por seus colegas e sua mĂ£e Ă© uma verdade para muitas pessoas. Mais triste ainda Ă© ter a certeza que muitas dessas pessoas gostariam de ter os poderes conferidos a ela no livro. Alguns inclusive buscaram esse poder em armas de fogo, o que inevitavelmente resultou em tragĂ©dias. Com isso, mesmo tendo sido publicado pela primeira vez em 1974, Carrie, a Estranha ainda Ă© muito atual e explica muita coisa acerca de recentes tragĂ©dias em escolas e universidades no mundo.

NĂ£o gostei muito da diagramaĂ§Ă£o do livro pois os parĂ¡grafos começam bem no canto da folha e, alĂ©m disso, as letras sĂ£o bem pequenas. EntĂ£o nĂ£o se engane com 161 pĂ¡ginas. A capa Ă© maravilhosa e dĂ¡ medo sĂ³ de olhar. 

Muita gente nĂ£o sabe que Stephen King escreveu o manuscrito de Carrie e depois jogou no lixo, pois achava que era um livro ruim e que nĂ£o conseguiria que publicassem. DaĂ­ sua esposa Tabitha King achou as pĂ¡ginas no lixeiro e começou a ler, ficou extasiada e disse "Stephen, isso Ă© genial, vocĂª precisa levar isto a uma editora!"

O livro foi sucesso de vendas e teve trĂªs adaptações cinematogrĂ¡ficas, e atĂ© hoje Ă© reverenciado como um clĂ¡ssico da literatura americana.

Carrie White com certeza Ă© a heroĂ­na de muitos que jĂ¡ sofreram bullying na vida, dona de poderes que vĂ¡rios gostariam de possuir e usufruir fora da ficĂ§Ă£o.

A liĂ§Ă£o que fica Ă© a de que a toda aĂ§Ă£o corresponde uma reaĂ§Ă£o... Ciente de que esta Ăºltima as vezes pode escapar do nosso controle.


- Algumas capas publicadas por editoras diferentes:








4 comentĂ¡rios

  1. NĂ£o li os livros de Carrie ainda. Mais jĂ¡ vi o filme. O mais antigo e mais atual tambĂ©m. E acredite. A cada momento que vejo ou revejo os filmes me surpreendo com a capacidade do autor. Ele realmente Ă© demais. Suas histĂ³rias sĂ£o fantĂ¡sticas e viciantes. Espero conseguir ler o livro. Pois jĂ¡ estou sabendo que Ă© ainda melhor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amo esse livro. Foi um dos primeiros do autor que eu li.
    Amei a resenha. Beijos.
    www.livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa me espantei com o nĂºmero de pĂ¡ginas, a maioria das obras do nosso King Ă© muitas e muitas pĂ¡ginas, nunca li o livro, apenas ao filme. Mas acho bem sinistra a forma em que King se encorpora para escrever suas obras, ele Ă© tĂ£o IncrĂ­vel ♥.
    Acho bom Ă© que ele dividiu as partes de cada situaĂ§Ă£o durante os acontecimentos como tudo aconteceu com ela e descobriu essas paranormalidades, e depois a tragĂ©dia no baile. Os Encombros parecem ter coisas interessantes sobre a obra. E sim, King retrata muito os sentimentos humanos a respeito dos semelhantes, como algo ou uma situaĂ§Ă£o pode mudar completamente alguĂ©m, atĂ© chegar a loucura.
    E sim sua esposa fez uma boa escolha ao "obriga-lo" a ir levar para a editora, um bom exemplo dos dias de hoje.
    Beijos Adriana, espero que tenha amado o King ♥ como eu!
    ThaynĂ¡Q.

    ResponderExcluir
  4. A literatura tem essa magia, pode-se passar dĂ©cadas e uma histĂ³ria ainda tem a capacidade de se manter atual, atualmente com tanta tecnologia e informaĂ§Ă£o parece que os casos de bullying sĂ³ aumentam.
    Carrie Ă© uma personagem que mexe com todo o leitor, tanto pelo sofrimento que lhe Ă© infligido, depois de ter um maior conhecimento de seus poderes, podemos acompanhar sua total humilhaĂ§Ă£o e a revolta e raiva que ela sente, capaz de causar a grande tragĂ©dio ocorrido no baile.
    A divisĂ£o do livro foi muito bem pensada, concordo que nĂ£o apresenta grandes surpresas ou reviravoltas, a parte dos jornais e entrevistas sĂ£o importantes e dĂ£o um ar de realidade mesmo, aquele famoso "baseado e m fatos reais".
    King tem o dom de conseguir passar sua mensagem em poucas pĂ¡ginas ou em muitas, da mesma forma fornece ao leitor grandes obras, sempre com alguma mensagem implĂ­cita.
    Ainda bem que Tabitha leu o manuscrito e pode incentivar King a publicar, quanto a ediĂ§Ă£o, prefiro a da Suma que teve um cuidado maior na revisĂ£o e diagramaĂ§Ă£o.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!