• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Resenha da Vic: Homens, Dinheiro e Chocolate, Menna Van Praag - Fontanar

    Título: Homens, dinheiro e chocolate

    Autor(a): Menna Van Praag

    Editora: Fontanar

    Ano: 2009

    Páginas: 176

    Nota: 4,5/5

    Sinopse: Maya passa todo seu tempo sonhando com a vida perfeita. Em seus devaneios, ela namora o lindo e bem sucedido Jake, vive de escrever romances e tem uma barriga tanquinho (sem abrir mão do chocolate, claro). Mas, como não acredita em fada madrinha, Maya se designa a maçante rotina do trabalho e trava uma batalha diária contra o desânimo, o medo e a carência de açúcar e afeto. Maya será desafiada a embarcar numa jornada para realizar os seus sonhos mais doces. Será que ela está preparada para seguir os desejos de seu coração e finalmente ser feliz, com homens, dinheiro e chocolate?


    Confesso que Homens, dinheiro e chocolate me atraiu pelo título. Como não amar um título desse?? Imaginei que fosse um livro de auto ajuda, e era algo que eu estava precisando no momento. Mas não é de auto ajuda, e sim de autoconhecimento. Como mesmo disse a Style Magazine, é um relato cálido sobre o amor e sobre a necessidade de seguir nossos sonhos.

    Maya é uma mulher extremamente negativa consigo mesma. Ela é dona do Café Cacau, que herdou da sua mãe. Largou a faculdade de literatura para assumir os negócios da família, e sonha em um dia ser escritora. Esse é um dos fardos que  Maya carrega.

    ‘’ ...Para superar seus medos, você precisa ser forte. Precisa se concentrar totalmente em quem você quer ser. Agarre qualquer centelha de coragem e a aumente. Eleve-se a um estado de frenesi apaixonado, e corra atrás do seu desejo…’’

     Odeia a sua vida, odeia o seu corpo, e não sabe o que fazer para mudar isso. Tem medo de tudo, acha que nada vai dar certo, e com isso, perde todo o amor próprio.

    Mas, como nem tudo está perdido, Maya conhece Rosie. Ela no caso será a primeira de muitas outras pessoas maravilhosas e extraordinárias, que passará pela vida dela para lhe dar bons conselhos. Esse será o pontapé inicial para Maya acordar, e decidir que está na hora de mudar.

    Com os conselhos da Rosie, Sophie, Faith, Thomas, Bill... Maya decidir tomar um rumo, e ser ousada. Tentar algo que nunca fez antes. Aposta tudo em algo que ela não sabe se o certo, mas antes de tudo, tentar.

    ‘’ ...Sei que parece loucura, mas acho que já estava mais do que na hora de fazer alguma coisa ousada na minha vida...’’

    Na sua trajetória, Maya percebe que antes precisa cuidar da ‘’ parte de dentro da casa’’. Precisa se amar, ser confiante, ser feliz sem precisar de ninguém... ai sim, depois disso, ela estaria pronta para cuidar ‘’ da parte de fora’’. Se realizar profissionalmente, encontrar um amor...

    Homens, dinheiro e chocolate foi um dos livros mais fofos, e que mais me passou energia positiva. Terminei o livro com a auto estima lá em cima, e o ego inflado.

    Me identifiquei com algumas dúvidas da Maya, e também achei genial a reviravolta. Deixa tudo para trás, e ir atrás do desconhecido. Correr atrás dos seus sonhos... tentar!! É isso que a Maya faz.

    ‘’ ...Era como se, depois de aprender as lições, o universo agora estivesse jogando presentes em sua direção, dando a Maya coisas que ela mal lembrava ter pedido...’’

    Como Maya tem uma cafeteria, várias vezes ela cita no livro o cappuccino com raspas de chocolates, ou as tortas, as trufas... E a minha felicidade foi quando cheguei nas últimas páginas, e vi que tinha a receita de todos os doces e pratos falados no decorrer do livro.

    Dividido em dois pratos para cada estação do ano, é uma ótima ideia para pessoas assim como eu, que ama cozinhar.

    Acho Homens, dinheiro e chocolate leitura obrigatória para todas as mulheres decididas e determinadas, que correm atrás dos seus sonhos e objetivos.

    Se você é uma delas, não perca tempo!!!
    Até a próxima!!




    10 comentários :

    1. Ual, Maya tem grandes amores na vida dela, e quem é que não gosta de chocolate? E olha só, dona do café cacau ? que fofo.
      Também achei que seria de autoajuda.
      Não gostei muito de que ela é negativa com as coisas, infeliz com si,própria. Mas gostei muito de você ter citado a mudança dela, de correr atrás do que quer também.
      Quero ler, me identifiquei super com o livro, não sabia que este era o assunto dele, se soubesse pegaria antes.
      Beijos Vic, ThayQ.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Thayna!
        Este livro foi uma grande surpresa. O mais legal é que acompanhamos a evolução de Maya.
        Super indico!!

        Beijos,
        Vic

        Excluir
    2. Muito fofa a história. A Maya parece ser uma pessoa cheia de receios mas deve ter um bom motivo pra isso. Que bom que ela tem esses anjos da guarda com ela. Amigos são pra isso. Abrir nossos olhos e nos mostrar nossas falhas e tentar mudar isso. Fiquei encantada com os trechos do livro que colocou aqui. São lindas as mensagens. Vou ver se consigo ler.
      Beijos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Beth!
        Confesso que se não fosse estes anjos, a Maya não iria dos seus sonhos. Acompanhar a transformação dela é uma coisa linda!!
        Dê uma chance!!

        Beijos,
        Vic

        Excluir
    3. Ao contrário de você, não me senti atraída pelo título. Apesar do enredo parecer interessante, no momento eu não o leria.
      Bjs, Rose

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Rose!!
        Que pena :/ Quem sabe um dia, não é?
        Beijos,
        Vic

        Excluir
    4. Mesmo sendo mais voltado ao público feminino é uma leitura válida, a autora foi muito feliz em colocar nas páginas de seu livro, as dúvidas e receosos que a maioria das mulheres deve ter, mostrando que as vezes a resposta está em se arriscar, buscar o novo, se amar e aceitar como é, ignorando os padrões impostos e pré-definidos, passa uma mensagem realmente positiva.
      A ideia de conter as receitas no final foi genial, já fiquei com vontade de ler só para saber o que Maya cita e faz na cafeteria.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi David!!
        Você captou realmente o espirito do livro. Creio que você irá gostar bastante. Muito obrigada!!!
        Beijos,
        Vic

        Excluir
    5. Oláá
      Comprei esse livro a muito tempo pelo preço e claro, pelo título pq gostei bastante também jkkk
      E estou louca pra ler e gostar bastante, que bom que gostou e espero gostar tbm, não sei nem o que esperar da história mas sua resenha me ajudou.

      Beijãop
      http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/11/resenha-talvez-um-dia-elisete-duarte.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Catharina!!
        Fiquei receosa um pouco com ele, e me surpreendi bastante.
        Dê uma chance!! O livro é ótimo.
        Beijos,
        Vic

        Excluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!