Resenha da Vic: Homens, Dinheiro e Chocolate, Menna Van Praag - Fontanar

TĂ­tulo: Homens, dinheiro e chocolate

Autor(a): Menna Van Praag

Editora: Fontanar

Ano: 2009

PĂ¡ginas: 176

Nota: 4,5/5

Sinopse: Maya passa todo seu tempo sonhando com a vida perfeita. Em seus devaneios, ela namora o lindo e bem sucedido Jake, vive de escrever romances e tem uma barriga tanquinho (sem abrir mĂ£o do chocolate, claro). Mas, como nĂ£o acredita em fada madrinha, Maya se designa a maçante rotina do trabalho e trava uma batalha diĂ¡ria contra o desĂ¢nimo, o medo e a carĂªncia de aĂ§Ăºcar e afeto. Maya serĂ¡ desafiada a embarcar numa jornada para realizar os seus sonhos mais doces. SerĂ¡ que ela estĂ¡ preparada para seguir os desejos de seu coraĂ§Ă£o e finalmente ser feliz, com homens, dinheiro e chocolate?


Confesso que Homens, dinheiro e chocolate me atraiu pelo tĂ­tulo. Como nĂ£o amar um tĂ­tulo desse?? Imaginei que fosse um livro de auto ajuda, e era algo que eu estava precisando no momento. Mas nĂ£o Ă© de auto ajuda, e sim de autoconhecimento. Como mesmo disse a Style Magazine, Ă© um relato cĂ¡lido sobre o amor e sobre a necessidade de seguir nossos sonhos.

Maya Ă© uma mulher extremamente negativa consigo mesma. Ela Ă© dona do CafĂ© Cacau, que herdou da sua mĂ£e. Largou a faculdade de literatura para assumir os negĂ³cios da famĂ­lia, e sonha em um dia ser escritora. Esse Ă© um dos fardos que  Maya carrega.

‘’ ...Para superar seus medos, vocĂª precisa ser forte. Precisa se concentrar totalmente em quem vocĂª quer ser. Agarre qualquer centelha de coragem e a aumente. Eleve-se a um estado de frenesi apaixonado, e corra atrĂ¡s do seu desejo…’’

 Odeia a sua vida, odeia o seu corpo, e nĂ£o sabe o que fazer para mudar isso. Tem medo de tudo, acha que nada vai dar certo, e com isso, perde todo o amor prĂ³prio.

Mas, como nem tudo estĂ¡ perdido, Maya conhece Rosie. Ela no caso serĂ¡ a primeira de muitas outras pessoas maravilhosas e extraordinĂ¡rias, que passarĂ¡ pela vida dela para lhe dar bons conselhos. Esse serĂ¡ o pontapĂ© inicial para Maya acordar, e decidir que estĂ¡ na hora de mudar.

Com os conselhos da Rosie, Sophie, Faith, Thomas, Bill... Maya decidir tomar um rumo, e ser ousada. Tentar algo que nunca fez antes. Aposta tudo em algo que ela nĂ£o sabe se o certo, mas antes de tudo, tentar.

‘’ ...Sei que parece loucura, mas acho que jĂ¡ estava mais do que na hora de fazer alguma coisa ousada na minha vida...’’

Na sua trajetĂ³ria, Maya percebe que antes precisa cuidar da ‘’ parte de dentro da casa’’. Precisa se amar, ser confiante, ser feliz sem precisar de ninguĂ©m... ai sim, depois disso, ela estaria pronta para cuidar ‘’ da parte de fora’’. Se realizar profissionalmente, encontrar um amor...

Homens, dinheiro e chocolate foi um dos livros mais fofos, e que mais me passou energia positiva. Terminei o livro com a auto estima lĂ¡ em cima, e o ego inflado.

Me identifiquei com algumas dĂºvidas da Maya, e tambĂ©m achei genial a reviravolta. Deixa tudo para trĂ¡s, e ir atrĂ¡s do desconhecido. Correr atrĂ¡s dos seus sonhos... tentar!! É isso que a Maya faz.

‘’ ...Era como se, depois de aprender as lições, o universo agora estivesse jogando presentes em sua direĂ§Ă£o, dando a Maya coisas que ela mal lembrava ter pedido...’’

Como Maya tem uma cafeteria, vĂ¡rias vezes ela cita no livro o cappuccino com raspas de chocolates, ou as tortas, as trufas... E a minha felicidade foi quando cheguei nas Ăºltimas pĂ¡ginas, e vi que tinha a receita de todos os doces e pratos falados no decorrer do livro.

Dividido em dois pratos para cada estaĂ§Ă£o do ano, Ă© uma Ă³tima ideia para pessoas assim como eu, que ama cozinhar.

Acho Homens, dinheiro e chocolate leitura obrigatĂ³ria para todas as mulheres decididas e determinadas, que correm atrĂ¡s dos seus sonhos e objetivos.

Se vocĂª Ă© uma delas, nĂ£o perca tempo!!!
AtĂ© a prĂ³xima!!




10 comentĂ¡rios

  1. Ual, Maya tem grandes amores na vida dela, e quem Ă© que nĂ£o gosta de chocolate? E olha sĂ³, dona do cafĂ© cacau ? que fofo.
    Também achei que seria de autoajuda.
    NĂ£o gostei muito de que ela Ă© negativa com as coisas, infeliz com si,prĂ³pria. Mas gostei muito de vocĂª ter citado a mudança dela, de correr atrĂ¡s do que quer tambĂ©m.
    Quero ler, me identifiquei super com o livro, nĂ£o sabia que este era o assunto dele, se soubesse pegaria antes.
    Beijos Vic, ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayna!
      Este livro foi uma grande surpresa. O mais legal Ă© que acompanhamos a evoluĂ§Ă£o de Maya.
      Super indico!!

      Beijos,
      Vic

      Excluir
  2. Muito fofa a histĂ³ria. A Maya parece ser uma pessoa cheia de receios mas deve ter um bom motivo pra isso. Que bom que ela tem esses anjos da guarda com ela. Amigos sĂ£o pra isso. Abrir nossos olhos e nos mostrar nossas falhas e tentar mudar isso. Fiquei encantada com os trechos do livro que colocou aqui. SĂ£o lindas as mensagens. Vou ver se consigo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!
      Confesso que se nĂ£o fosse estes anjos, a Maya nĂ£o iria dos seus sonhos. Acompanhar a transformaĂ§Ă£o dela Ă© uma coisa linda!!
      DĂª uma chance!!

      Beijos,
      Vic

      Excluir
  3. Ao contrĂ¡rio de vocĂª, nĂ£o me senti atraĂ­da pelo tĂ­tulo. Apesar do enredo parecer interessante, no momento eu nĂ£o o leria.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!!
      Que pena :/ Quem sabe um dia, nĂ£o Ă©?
      Beijos,
      Vic

      Excluir
  4. Mesmo sendo mais voltado ao pĂºblico feminino Ă© uma leitura vĂ¡lida, a autora foi muito feliz em colocar nas pĂ¡ginas de seu livro, as dĂºvidas e receosos que a maioria das mulheres deve ter, mostrando que as vezes a resposta estĂ¡ em se arriscar, buscar o novo, se amar e aceitar como Ă©, ignorando os padrões impostos e prĂ©-definidos, passa uma mensagem realmente positiva.
    A ideia de conter as receitas no final foi genial, jĂ¡ fiquei com vontade de ler sĂ³ para saber o que Maya cita e faz na cafeteria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David!!
      VocĂª captou realmente o espirito do livro. Creio que vocĂª irĂ¡ gostar bastante. Muito obrigada!!!
      Beijos,
      Vic

      Excluir
  5. OlĂ¡Ă¡
    Comprei esse livro a muito tempo pelo preço e claro, pelo título pq gostei bastante também jkkk
    E estou louca pra ler e gostar bastante, que bom que gostou e espero gostar tbm, nĂ£o sei nem o que esperar da histĂ³ria mas sua resenha me ajudou.

    BeijĂ£op
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/11/resenha-talvez-um-dia-elisete-duarte.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Catharina!!
      Fiquei receosa um pouco com ele, e me surpreendi bastante.
      DĂª uma chance!! O livro Ă© Ă³timo.
      Beijos,
      Vic

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!