Resenha da Vic: Garota, Interrompida, Susanna Kaysen - Única

Título: Garota Interrompida

Autor(a): Susana Kaysen

Editora: Única

Ano: 2013

Páginas: 189

Nota: 3/5

Sinopse: 


Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, e la é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.


Em GAROTA INTERROMPIDA, um livro baseado em fatos reais, a autora e protagonista da história, Susanna Kaysen, relata o período em que viveu dentro de um hospício, quando tinha apenas 18 anos, e a experiência de morar com outras garotas da mesma idade que também foram tidas como loucas pela sociedade: Polly, Georgina, Daysi e Lisa, a sociopata mais divertida e menos louca que o mundo já viu.

Durante 18 meses, Susanna é submetida ao tratamento que tem como objetivo dar um equilíbrio à sua saúde emocional que é instável e depressiva. Além disso, no hospital psiquiátrico. O livro é chocante e o tratamento é cruel: choques, imersão em água gelada e medicamentos fortíssimos são usados pelos médicos em uma época que pouca coisa se conhecia sobre a mente humana e, vemos alguns personagens superando a doença e caminhando de encontro rumo à cura e outras não obtendo tanto sucesso assim.

Eu esperava ler algo diferente. Achei que leria uma história que fosse me deixar completamente sem fôlego, uma história linear, contando sobre a permanência da Susanna no hospital psiquiátrico. Não foi o que aconteceu. Na verdade, o livro é composto por várias histórias curtas, fora de ordem. O que, no fim, ficou muito mais adequado à situação que ele retrata. Porque uma garota internada que nem consegue descobrir se acredita ou não na sua loucura não pode ter um pensamento completamente ordenado, não é?

O fato é que "Garota, Interrompida" é um livro bastante denso. Quem pretende ler não deve esperar nada menos do que relatos chocantes que colocam a prova nosso conceito de normalidade e loucura. A saúde mental é questionada por Susanne e também cheguei a fazer o mesmo. Os indícios apresentados para determinar um quadro de problemas psiquiátricos não seriam apenas reflexos do contexto em que Susanna vivia e da própria condição de adolescente?

Apesar da capa rosa, não tenha a impressão de ser um livro no estilo "O Diário da Princesa" ou afim, este livro está longe de ser um simples e leve best-seller juvenil. A diagramação é simples, mas bonita. Encontramos também alguns prontuários de Susanna. As letras são de tamanho normal, com um bom espaçamento entre si. As páginas são amarelas e tudo isso me proporcionou uma leitura maravilhosa.

Este livro inspirou um filme, que foi lançado em 1999 e suas atrizes eram: Winona Ryder como Susanna Kaysen; Angelina Jolie como Lisa; Elisabeth Moss como Polly; Clea DuVall como Georgina. Este filme deu a Angelina Jolie o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

Veja a opinião da Drica sobre este livro aqui.

"...E se fosse esquizofrenia? Vocês sentiriam um arrepio na espinha. Afinal de contas, isso, sim, é loucura de verdade. Ninguém se “recupera” de uma esquizofrenia. Vocês, inevitavelmente ficariam na dúvida se o que lhes conto é verdade e se perguntariam até que ponto é apenas imaginação minha…"


Este livro foi lido no desafio literário do Skoob 2015 – Mês de Janeiro - Novinho em folha (o último livro que você comprou/ganhou/baixou/pegou emprestado)

Até a próxima!



6 comentários

  1. Oi Vic!
    Taí um livro que desejo muito ler, justamente por ser baseado em uma história real e por mostrar como funciona os pensamentos dessa garota que está completamente à beira da loucura.
    Não li ainda por pura falta de tempo, mas acredito que a leitura irá me agradar em cheio.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ace!
      Eu também me interessei pela leitura por causa disso. É muito satisfatórios estes livros baseados em fatos reais. Leia sim, e conte para nós o que achou.

      Beijos,
      Vic Bastos

      Excluir
  2. Por ser baseado em real, fiquei bem curiosa. Acho legal saber as histórias das pessoas. Pela época, os hospitais era cruéis mesmo não? Apesar de que fiquei confusa com essa coisa de contos misturados. Não sabia que havia o filme, nem do livro eu sabia.
    Abraços Vic,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayna!
      É muito interessante esta história sendo contada pela Susana. É como se estivéssemos junto com ela durante a leitura. O filme eu ainda não assisti, mas já li comentários de que é bastante fiel a obra.

      Beijos,
      Vic Bastos

      Excluir
  3. Olá,

    Eu tenho grande interesse na leitura desse livro e depois de ler a sua resenha já sei o que esperar dessa narrativa, não sabia que eram fatos reais e agora fiquei mais curiosa. Sabia do filme, mas ainda não assisti, pretendo ler primeiro.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  4. Eu li recentemente este livro e confesso que não gostei muito não. O filme pra mim acabou sendo melhor.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!