Leitura da Drica: A Missão, Patrick Ness - Pandorga

Título: O Motivo

Título Original: The Knife of Never Letting Go

Série: Mundo em Caos #1

Autor: Patrick Ness

Editora: Pandorga

Ano: 2011

Páginas: 447





Sinopse:
Todd Hewitt é um garoto de doze anos, o último menino de Prentisstown, uma cidade de homens. Ele vive em um mundo cheio de "ruído" em que os pensamentos privados de todo homem e animal são audíveis. Em um mês ele estará com treze anos e será um homem. Mas a cidade está mantendo segredos para ele, segredos que vão forçá-lo a fugir do prefeito e dos homens de Prentisstown junto com seu cachorro e a primeira garota que ele já conheceu. A cada página, o leitor ficará cada vez mais ligado a Todd e Viola, com sua história de amizade, e sentirá afeição genuína por Manchee, cão e ajudante de Todd, cujo comportamento é hilário e comovente. Na sua essência, é uma história sobre um garoto forçado a crescer rapidamente em um mundo de ruínas em loucura e armado apenas com sua convicção de fazer a coisa certa para ajudá-lo a sobreviver. Todd vive em um mundo onde um germe matou todas as mulheres, um germe que deixou os homens loucos, o germe que significou o fim dos spackles quando a loucura dos homens colocou as mãos numa arma.

Oi, gente,

Ganhei a trilogia Mundo em Caos da Petúnia, da Editora Pandorga e me perguntou como eu nunca tinha ouvido falar dessa trilogia antes?????

O Motivo é o primeiro livro da série Mundo em Caos e é uma distopia. O que já é garantia de ter a minha atenção. Mas Patrick Ness vai mais além e cria uma trilogia distópica totalmente diferente de todas as distopias populares que nós conhecemos, e acredito que é isso que a torna mais real e próxima da nossa história. Difícil não se reconhecer em alguma situação descrita no livro.

“Informação demais se torna simplesmente Ruído. E nunca, nunca para.”

Todd é o nosso personagem principal, ele é um garoto de 12 anos, por isso é o único onde vive que ainda não é um homem, o que acontecerá em breve, quando ele fizer 13 anos. Seu melhor amigo é Manchee, um cão fantástico que será capaz até de dar a sua vida para salvar o seu dono, se for necessário. No mundo de Todd não há mulheres, todas elas morreram, pelo menos é o que ele acredita que aconteceu... Ele vive então com mais 146 homens em uma pequena cidade isolada de tudo. E o mais estranho: todos ouvem os pensamentos dos uns dos outros, inclusive das plantas e dos animais! E essa é a parte boa de se ter um cão como melhor amigo: quando você pode se comunicar com ele porque ambos ouvem os pensamentos um do outro! (Que invejinha de Todd...) Mas privacidade e segredos são coisas quase impossíveis de existir em Prentissburgo.

“A vida se resume a correr e talvez quando a gente parar de correr, saberá que a vida finalmente terminou.”

Ele vive com Ben e Cillian, que são como seus pais adotivos, em uma fazenda. Mesmo não estudando, porque isso foi proibido pelo Prefeito, Todd é bem inteligente e começa a perceber que estão escondendo alguma coisa dele, e é ai que a sua vida vira ao avesso.

Todd terá que amadurecer muito rápido para enfrentar, sozinho, um mundo cruel e opressor que ele nem sabia que existia, um mundo cheio de mistérios onde ele terá que ser perspicaz para descobrir quem é bom e quem é mau. Mas Manchee sempre está ao lado de Todd, fazendo com que a sua jornada seja mais leve e divertida.

Falou em cachorro, me ganha, né? E o Patrick criou uma personalidade linda para o Manchee. Acredito piamente que se pudéssemos escutar o que os cães falam, não estaria muito longe dos pensamentos de Manchee.

O primeiro grande impacto que Todd sofre é quando ele conhece Viola, a primeira menina que ele vê na vida e alguém que possui um Vazio, ou seja, ele não consegue ouvir o seu Ruído! Vinda de um outro mundo, Viola se encontra em uma posição tão desesperadora quanto a de Todd e os unirá em busca de um objetivo comum.

"A esperança pode ser esta coisa que te puxa pra frente, esta coisa que te faz seguir avançando, mas também é perigosa, dolorosa e arriscada, e está desafiando o mundo e quando é que o mundo alguma vez deixou a gente ganhar um desafio?"

O Motivo é um livro ora leve, ao falar das dúvidas da infância de qualquer garota, da amizade que um garoto pode ter com o seu cão. Mas, ao mesmo tempo, bem denso. O autor cria um mundo onde tudo é possível, até o impensável, então a crueldade também está presente. Ressalto a forma como o autor relata o medo constante de uma morte iminente, as dúvidas entre sobreviver e matar, o que esperar do que não se conhece. O livro tem um ritmo rápido que flui contando as aventuras de Todd, Manchee e Viola, narrados sempre em primeira pessoa.

Com milhões de sentimentos conflitantes, variando do amor ao ódio, chegamos a um final surpreendente, que faz com que você anseie pela continuação!!!!


Me proíbo de falar mais ou contarei toda a história do livro!!!






9 comentários

  1. Adorei! Sonho de todo amante de animais é poder falar com o cachorro né? hahah
    Interessante o mundo que o autor criou, fiquei bem curiosa com esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Eu, assim como você, também amo livros distópicos, pois amo esse assunto de governo totalitário, onde a população não pode interferir nas leis que o governo propõe <3 Esse livro me chamou bastante atenção por ser diferente, onde os humanos conversam pelo pesamento com animais e plantas! O livro parece ser bem interessante por conter tanto ação quanto emoção, e também por mostrar que o cão é o melhor amigo do homem, ou melhor, do menino! hahah

    ResponderExcluir
  3. Bom.. eu não conhecia.. esse livro.. assim como você não seii como.. e achei bem interessante a ideia de "falar' com os animais.. sério.. até porque eu estou lendo um livro que é narrado pelo cachorro.. e penseii aqui que seriam interessantíssimos os diálogos dele com o seu dono.. uma distopia diferente.. que parece ser bem legal..

    ResponderExcluir
  4. Ameeei a resenha mais nao gostei mto dessa historia do livro não kkkkk sei lá nao curto mto essas historias mto de cachorro falar e conversar com animais nao isso é mta coisa pra minha cabeça kkkk fico com a intuição que eles falam msm.. só de olhar pra eles dpois hahaha..

    ResponderExcluir
  5. Drica!
    Primeira vez que escuto falar do livro e da série...
    Fiquei totalmente envolvida com sua resenha, quando tem bichinho já me ganha e ah! se pudesse falar com as minhas? Ficaria alucinada...
    Só homens? Credo! Já estou com pena do Todd...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!