Novos livros de Simenon pela Companhia das Letras




O que primeiro vem Ă  mente quando se fala em Georges Simenon sĂ£o os nĂºmeros: ele escreveu mais de 400 livros, que venderam mais de 500 milhões de exemplares e foram traduzidos para 50 idiomas. Para o cinema foram mais de 60 adaptações. Para a televisĂ£o, mais de 280.

As cifras superlativas construĂ­ram o estereĂ³tipo de um autor hiperprodutivo, capaz de escrever romances em uma semana. A popularidade do comissĂ¡rio Maigret — seu personagem mais famoso — e as diversas adaptações para o audiovisual contribuĂ­ram para reforçar a imagem de um autor de livros para consumo rĂ¡pido.

Nada mais equivocado. Simenon figura entre os grandes escritores do sĂ©culo XX. Entre seus milhares de admiradores ilustres, AndrĂ© Gide, Charles Chaplin, Henry Miller, William Faulkner e Federico Fellini eram os primeiros da fila. AlĂ©m das muitas histĂ³rias policiais, produziu 41 “romances duros”, obras em geral maiores no tamanho e na ambiĂ§Ă£o, construĂ­das fora dos esquadros das tramas de investigaĂ§Ă£o e nĂ£o raro incluĂ­das no cĂ¢none da literatura europeia.



Em Liège, cidade belga onde Simenon nasceu, Maigret observa Ă  distĂ¢ncia dois garotos acusados de assassinar um estrangeiro rico. Quando a amizade entre os suspeitos Ă© posta Ă  prova, diferenças saltam Ă  vista e ajudam o comissĂ¡rio a desvendar o enigma.

Leia um trecho aqui.






Tony Falcone e AndrĂ©e Despierre nĂ£o se viam desde a infĂ¢ncia. Numa noite de setembro, reencontram-se por acaso e tornam-se amantes. Durante onze meses marcam encontros no “Quarto Azul” de um hotel mantido pela irmĂ£ de Tony.

No Ăºltimo encontro, porĂ©m, o marido de AndrĂ©e, Nicolas, Ă© visto caminhando em direĂ§Ă£o ao hotel. Bem naquele dia, ela se declarara, sugerindo que abandonem os casamentos e fiquem juntos. Tony consegue fugir antes de ser flagrado - mas, pouco depois, a morte repentina de Nicolas o deixa em situaĂ§Ă£o complicada.

Leia um trecho aqui.







6 comentĂ¡rios

  1. Georges Simenon Ă©, com certeza, uma inspiraĂ§Ă£o para todos os escritores do mundo, pois Georges foi um grande escritor que fez muitas novelas e romances de alta qualidade! A Dançarina do CabarĂ© parece ser um Ă³timo livro por conter mistĂ©rios, porque na minha opiniĂ£o, livros com mistĂ©rios fazem o leitor "devorar" o livro atĂ© o Ăºltimo capĂ­tulo!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro do autor Georges Simenon mais deve ser mtoo bons, espero um dia poder ler, mais amei te-lo conhecido aqui rsrs..
    bjoos

    ResponderExcluir
  3. Adriana!
    Adoro o autor.
    Vi hoje O quarto Azul por R$ 9,90 e quase comprei, faltou bem pouco...mas vou ver se volto lĂ¡ essa semana e compro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, 400 livros? :O NĂ£o sabia disso. O cara deve ser muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada do autor.. pelo menos atĂ© o momento nĂ£o.. mas reconheço que o mesmo tem obras de grande relevĂ¢ncia..

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!