Resenhas da Vic: Desejo, Elfriede Jelinek - Alaude

TĂ­tulo: Desejo

Autor(a): Elfriede Jelinek

Editora: Alaude

Ano: 2013

PĂ¡ginas: 240

Nota: 3/5

Sinopse: A obediente Gerti Ă© casada com Hermann, diretor de uma fĂ¡brica de papel para quem tanto os funcionĂ¡rios como a mulher tĂªm um valor meramente instrumental. Apesar de criança, o filho do casal jĂ¡ se mostra predisposto ao consumismo e a certa perversidade e completa um nĂºcleo familiar disfuncional em que imperam a dominaĂ§Ă£o sexual, a humilhaĂ§Ă£o e o abuso de poder.


Desejo é uma crítica que fala sobre uma sociedade machista, na qual o homem tem supremacia na voz, autoridade evidenciada até no controle físico que exerce sobre a mulher.

Gerti Ă© uma mulher extremamente infeliz. Casada com Hermann, diretor de uma grande fĂ¡brica, Ă© escrava sexual dele. Temos o relato no decorrer do livro da sua obsessĂ£o doentia. O filho do casal, ainda criança, presencia com curiosidade os abusos sofridos pela mĂ£e, isso reflete na formaĂ§Ă£o da sua personalidade e percebe-se que atĂ© certo ponto a inocĂªncia infantil jĂ¡ foi perdida.

Ela Ă© extremamente submissa, nĂ£o tem voz. Ela nĂ£o Ă© dona do seu corpo e nĂ£o controla as suas necessidades e muito menos os seus desejos. Seus gritos e protestos sĂ£o as Ăºnicas formas de manifestaĂ§Ă£o.

Apesar do tema forte, nĂ£o existe nada de erĂ³tico nas descrições das cenas. Elfriede intercala sexo explĂ­cito com crĂ­tica social.

‘’DesconfortĂ¡vel’’ talvez seja o adjetivo a esta obra tĂ£o realista. Tanto a forma quanto o conteĂºdo causam um incĂ´modo durante a leitura, que continua mesmo depois de chegar ao fim do livro. Em alguns trechos, Ă© insuportĂ¡vel acompanhar a narrativa, ver o modo como Gerti Ă© subjugada e humilhada pelo marido, sua tentativa de fuga da realidade abrigando-se na bebida alcoĂ³lica e a perversĂ£o do filho, um pequeno voyeur que se delicia observando a situaĂ§Ă£o. HorrĂ­vel.

PorĂ©m, Desejo nada mais Ă© do que um relato de uma sociedade nĂ£o muito distante da nossa. Li algo sobre o livro, na qual um jornalista fala que a obra Ă© uma leitura obrigatĂ³ria para os jovens escritores de todo mundo.  Em parte, tenho que descordar: Acho uma leitura obrigatĂ³ria para todos aqueles que lutam, de uma certa forma contra esse sistema que vai contra todos os valores aprendidos e ensinados.


“As mulheres, enxertadas de esperanças, vivem da lembrança; os homens, entretanto, vivem do momento, que lhes pertence e, se cuidadosamente cultivado, se deixa compor e formar um montinho de tempo, que igualmente lhes pertence.” (p.23)










 



10 comentĂ¡rios

  1. O assunto mostrado nesse livro nĂ£o Ă© fictĂ­cio, infelizmente, pois atitudes machistas Ă© algo que acontece diariamente no mundo todo :'( Ainda nĂ£o conhecia esse livro, mas ele parece ser um daqueles livros bem marcantes, que te deixa triste e que nos faz imaginar como existe homens que fazem esse tipo de coisa com uma mulher </3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Luis! Realmente o livro nĂ£o tem nada de fictĂ­cio, ele Ă© bastante real. Infelizmente :/

      Excluir
  2. Este comentĂ¡rio foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de temas fortes mas nĂ£o sei se leria esse livro nĂ£o viu. Nem tanto pelo abuso que ela sofre mas sim pela criança, sĂ³ pela sua descriĂ§Ă£o na resenha eu jĂ¡ me senti super incomodada com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Nathalia!
      Realmente é um livro forte, e o fato da criança é bem incomodo.

      Excluir
  4. Acho que Ă© forte demais pro meu gosto.. lendo a resenha e pensandoo akii eu jĂ¡ fiquei desconfortĂ¡vel..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Ele Ă© forte, mas serve de bastante aprendizado.
      Beijos

      Excluir
  5. Vic!
    É um tema bem forte, porĂ©m acredito que deve ser discutido, porque infelizmente ao redor do mundo, tem muitos povos que ainda mantĂªm as mulheres sob o domĂ­nio masculino e apesar de aqui no Brasil, aparentemente as mulheres estarem se tornando independentes, ainda tem muito da dominaĂ§Ă£o machista em nossa sociedade.
    Desconforto na leitura deve causar mesmo, porém acredito que é uma leitura de conhecimento pelo menos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Rudy!
      É uma tema bem real, e esse foi um dos motivos que escolhi a leitura. Apesar do desconforto, foi uma leitura bem satisfatĂ³ria.

      Beijos,
      Vic Bastos.

      Excluir
  6. Oi Vic esse livro deve ser bem instigante o tema dele e bem diferente, lembro do meu avĂ´ que era bem machista nossa e como era, e acho que ate hj tem esse tipo de homem por ai..gostei bastante da resenha..
    bjos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!