Resenha da Drica: A Rainha Normanda, Patricia Bracewell - Arqueiro

Nome: A Rainha Normanda

Nome Original: Shadow On The Crown

Autora: Patricia Bracewell

Tradutora: Maria Luiza Newlands

PĂ¡ginas: 400

Editora: Arqueiro




Sinopse:

Em 1002, Emma da Normandia, uma nobre de apenas 15 anos, atravessa o Mar Estreito para se casar. O homem destinado a ser seu marido Ă© o poderoso rei da Inglaterra, Æthelred II, muito mais velho que ela e jĂ¡ pai de vĂ¡rios filhos. A primeira vez que ela o vĂª Ă© Ă  porta da catedral, no dia da cerimĂ´nia. Assim, de uma hora para outra, Emma se torna parte de uma corte traiçoeira, presa a um marido temperamental e bruto, que nĂ£o confia nela. AlĂ©m disso, estĂ¡ cercada de enteados que se ressentem de sua presença e Ă© obrigada a lidar com uma rival muito envolvente que cobiça tanto seu marido quanto sua coroa. Determinada a vencer seus adversĂ¡rios, Emma forja alianças com pessoas influentes na corte e conquista a afeiĂ§Ă£o do povo inglĂªs. Mas o despertar de seu amor por um homem que nĂ£o Ă© seu marido e a iminente ameaça de uma invasĂ£o viking colocam em perigo sua posiĂ§Ă£o como rainha e sua prĂ³pria vida.

Baseado em acontecimentos reais registrados na CrĂ´nica Anglo-saxĂ£, A rainha normanda conduz o leitor por um perĂ­odo histĂ³rico fascinante e esquecido, no qual fantasmas vigiam os salões do poder, a mĂ£o de Deus estĂ¡ presente em cada aĂ§Ă£o e a morte Ă© uma ameaça sempre Ă  espreita. Governando na Ă©poca compreendida entre o rei Artur e a rainha Elisabeth I, a rainha Emma Ă© uma heroĂ­na inesquecĂ­vel cuja luta para encontrar seu lugar no mundo continua fascinante atĂ© hoje.

Oi, gente,

A Rainha Normanda foi uma grata surpresa. Devo confessar que me deixei levar pela capa e pelo tĂ­tulo e nem li toda a sinopse porque jĂ¡ tinha me apaixonado pelo livro. EntĂ£o foi apenas no final que descobri que a histĂ³ria de Emma da Normandia Ă© baseada em fatos reais.

Em 1002, Emma da Normandia, com apenas 15 anos, Ă© enviada para Æthelred II, rei da Inglaterra, com o intuito de selar a paz entre Normandia e Inglaterra em um grande acordo de interesses mĂºtuos. A escolhida tinha sido a sua irmĂ£ mais velha Mathilde, mas a mĂ£e de Emma acredita que Mathilde nĂ£o suportaria as exigĂªncias da vida de uma rainha e envia Emma em seu lugar, por saber que ela Ă© uma mulher forte. E ela estava certa! Emma Ă© surpreendente!

“O amor pertencia a outro mundo. Talvez pudesse ser encontrado apĂ³s a morte, mas seria imprudente, pensou, procura-lo durante a vida.”

Emma parte para Inglaterra e sĂ³ conhece o seu marido na hora da cerimĂ´nia, jĂ¡ que o mesmo nem foi recebĂª-la quando chegou. Assim se inicia a vida de Emma como Rainha da Inglaterra. Casada com um homem bem mais velho do que ela e pai de muitos filhos, grosseiro, cruel e vingativo, longe de sua famĂ­lia e tudo o que conhece como familiar, Emma ainda desperta o Ă³dio de seus enteados mais velhos e terĂ¡ que lutar contra uma inimiga que ameaça a estabilidade do seu casamento.

É praticamente impossĂ­vel nĂ£o se deixar prender pela histĂ³ria de Emma. Ela Ă© a nossa mocinha, sim. Mas tambĂ©m Ă© nossa heroĂ­na. Inteligente, perspicaz, estrategista, sabe quando avançar e quando recuar mesmo que isso pareça que ela estĂ¡ indo contra os seus princĂ­pios ou estĂ¡ recuando.

O livro Ă© muito bem escrito e alterna alguns diferentes pontos de vista. Temos o de Emma, que o principal. Mas outras pessoas, como: Elgiva, inimiga de Emma que tenta seduzir o rei para propĂ³sitos pessoais e filha do conde da NortĂºmbia; o rei Æthelred II, atormentado pela memĂ³ria do seu irmĂ£o morto; Athelstan o filho mais velho do rei que serĂ¡ a grande surpresa do livro e a prĂ³pria Emma. Dessa forma poderemos enxergar os conflitos sob vĂ¡rios pontos de vista.  

“No entanto, ele a amava – o que ainda o deixava perplexo. Apesar das leis de Deus e do homem, apesar atĂ© mesmo da prĂ³pria vontade, ele a amava. E nĂ£o sabia o que fazer...”

Capa linda, diagramaĂ§Ă£o perfeita, revisĂ£o impecĂ¡vel como jĂ¡ Ă© caracterĂ­stica dos livros lançados pela Arqueiro.

O livro fala o tempo todo sobre como conquistar e manter o poder pode ser difĂ­cil e requer tanto dos homens e de suas alianças. AlĂ©m disso, o livro fala a respeito de traições, guerra, culpa, o machismo, brutalidade e sobre a possibilidade de existir um amor verdadeiro onde nĂ£o existia a menor possibilidade para isso acontecer.  

“Ela o entendia muito bem. Assim como entendia o prĂ³prio coraĂ§Ă£o o suficiente para saber que, se estivessem juntos longe dos olhos e dos ouvidos curiosos da corte, ela correria um perigo muito maior...”

Livro de estreia da Patricia Bracewell e o primeiro de uma trilogia. O segundo jĂ¡ foi lançado em inglĂªs com o tĂ­tulo The Price Of Blood, vamos aguardar sua chegada por aqui.

Se vocĂª gosta de romances de Ă©poca, essa histĂ³ria Ă© perfeita pra vocĂª! Personagens bem construĂ­dos, um enredo que te prende, conflitos e intrigas a serem resolvidos, um romance no ar. Leia e se apaixone!!!!

Trilogia Emma da Normandia - Patrica Bracewell

1- A Rainha Normanda


2- The Price Of Blood


3- Sem TĂ­tulo Ainda





6 comentĂ¡rios

  1. Eu sou muito suspeita para falar sobre esse livro, pois eu sou apaixonada por ele!
    Foi amor Ă  primeira vista, mas a segunda, terceira...enfim...amor Ă  todas as vistas!!!!
    Parabéns pela resenha!!!
    Beijos

    http://ilusoesnoturnas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adri!
    A capa Ă© realmente belĂ­ssima e atraente e o enredo altamente conquistador. Principalmente porque Ă© baseada em fatos reais e deixa a trama ainda mais envolvente.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Rudy. Mas sĂ³ descobri q era baseado em fatos reais no final, acredita?

      Excluir
  3. ParabĂ©ns Adriana, resenha maravilhosa, deu para sentir todas as emoções que vocĂª sentiu no livro... muito legal essa transmissĂ£o de sentimentos.
    http://ilusoesnoturnas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!