Leitura da Drica e Entrevista: Supernova - O Encantador de Flechas, Renan Carvalho - Novas Páginas

Título: Supernova

Autor: Renan Carvalho

Número de Páginas: 440

Grupo Editorial: Novo Conceito

Selo: Novas Páginas

Gênero: Distopia, Fantasia, Ação




Sinopse:

Imersa em uma ditadura ideológica, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que usa os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir os direitos da população. Do outro, um governo tirano, com soldados especialistas em aniquilar magos, nome vulgar dado aos praticantes de tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, um garoto prestes a se formar na escola e não sabe qual futuro pode ter em uma cidade como Acigam. Após o envolvimento dos membros de sua família na rebelião, ele percebe que também está fadado a participar da guerra e vive uma aventura alucinante para descobrir mais sobre a misteriosa ciência que permite encantar objetos com a energia dos elementos. Leran deverá conciliar suas preocupações com a irmã mais nova, a recente vida amorosa e o medo de ser capturado pelos terríveis silenciadores.


Gente, como é difícil falar sobre os livros que amo!!! Tenho me amarrado para fazer a resenha de O Encantador de Flechas porque acredito que essa seja o melhor livro que vou ler nesse ano!!! Adorei esse presente que a Novo Conceito me deu e adorei conhecer o Renan Carvalho, que é tão fantástico e legal quanto o seu livro.

Mas vamos falar sobre Leran Yandel, um adolescente comum, um expert no arco e flecha, está se formando na escola e não tem muitas perspectivas porque a cidade não oferece muitas opções. Ele mora com a mãe e a irmã em Acigam (entenderam o nome?!?!), local atrasado por imposição dos seus governantes que a fecharam a 15 anos para evitar o contato com outras cidades que usam magia livremente. A magia é proibida em Acigam e, para garantir isso, o governo tem um verdadeiro exército de soldados e os Silenciadores que fazem qualquer coisa para manter a magia fora da cidade.

Mas o avô de Leran não leva muito à sério essa proibição, e lhe ensina alguns encantos quando estão escondidos no porão de sua loja.

Dominada pelos comerciantes da cidade e ignorada e temida por todo o resto da população, a magia ainda é praticada por muitos que não aceitam passivamente as imposições do governo. E é esse grupo que vai liderar uma verdadeira rebelião popular contra uma opressão descabida.



“Só descobrimos o quanto somos frágeis quando vemos a morte de perto. Ela nos faz parecer pequenos perante o destino."

O autor desenvolveu uma história fantástica, extremamente original, com uma origem própria para a criação do seu mundo e que não pode ser comparada a nenhuma anterior. Fugiu da mesmice e de todos os temas que estão na moda, e conseguiu falar sobre magia sob uma ótica praticamente distópica. O Encantados de Flechas é o primeiro livro de uma trilogia, onde o segundo será A Estrela dos Mortos, leia mais sobre o próximo lançamento aqui.

O livro tem um ritmo constante, que alterna cenas de ação, suspense, lutas e romance. Tudo bem dosado para agradar a todos os leitores. O Renan criou personagens incríveis, com personalidades bem marcadas e com um carisma único. Quero ver você não torcer pelo Leran, pelo seu romance com Judra e por sua irmã Luana!!!

“A garota sorri novamente e, por alguns instantes, o tempo para. Não tinha percebido o quanto seu sorriso é belo. A imagem me faz ficar ali parado, encarando-a. Noto o rosa suave que colore seus lábios delicados enquanto a luz faz os dentes brilharem. O vento movimenta os cabelos louros e ondulados, deixando intacta apenas a franja, presa pela tiara de prata. Os olhos têm um tom castanho misterioso, e sua feição é tão gentil que o conjunto me deixa confortável e inquieto ao mesmo tempo; hipnotizado.”

Cheio de reviravoltas, surpresas a cada capitulo e ainda é capaz de trazer um final surpreendente!!! Preciso ler a continuação pra ontem!!!

A capa é linda, as ilustrações são perfeitas e te ajudam a ir desenhando a história, revisão e diagramação impecáveis!!! Novo Conceito de parabéns!!!

Quem me acompanha aqui no blog, sabe que não tenho muita afinidade com os nacionais. Mas posso afirmar que com o Renan isso mudou!!! Tive o prazer de conhecê-lo na tarde de autógrafos aqui em Salvador e, além de um escritor fantástico, posso garantir que ele é um cara muito gente fina, sem estrelismo e verdadeiramente apaixonado pelo que faz, daqueles que fala dos seus personagens com um brilho especial no olho.

Te desafio a largar o livro antes do final!!!

Assista ao book trailer: 


Na tarde de autógrafos, na Saraiva: 












Ah, a gente aproveitou e fez umas perguntinhas para o Renan, leia a entrevista que ele deu para o MVE:


Qual foi a inspiração para a criação Leran?

As inspirações vieram de alguns lugares. Primeiro, ela era um dos meus personagens de RPG quando eu jogava na adolescência. É claro que esse personagem era um pouco diferente do Leran do livro, mas serviu como base. Outra referência é o Link do Legend of Zelda. Sempre fui muito fã da série e eu adorava atirar flechas mágicas com o personagem no jogo. Daí veio a ideia de criar o Leran com essa habilidade de encantar flechas, dando uma explicação diferente para algo que os games usam bastante: flechas mágicas.

Você tinha a intenção de dar um toque distópico à história de Acigam?

Sim e não, hehe. Sempre tive a intenção de contar a história de uma cidade opressora, pelo menos nesse primeiro livro, onde os mais forte se beneficiam dos mais fracos. Mas acho que a classificação de Supernova como distopia acabou acontecendo mais pela repercussão que esse tipo e livro tem hoje. Supernova é muito mais uma fantasia do que uma distopia, e quando os outros volumes saírem, isso ficará mais claro. Mas esse tom distópico vai sempre existir.

Você conseguiu misturar ação, magia e muito romance, isso foi intencional? Você é um romântico?

A ideia era oferecer um livro completo, com tudo o que os leitores de hoje gostam e que eu também gosto, por que eu também adoro essas histórias. Sou meio contra fórmulas prontas, mas às vezes coisas banais são necessárias em uma história, porque elas aproximam os personagens dos leitores. Eu só tenho bastante cuidado para evitar alguns "lugares comuns". Mesmo quando algo parece "clichê" em Supernova, eu tento colocar de uma forma que surpreenda.
Quanto ao meu romantismo, depende. Acho que sou o suficiente para conseguir escrever um romance agridoce, como o do livro rsrs.

Existe uma musa inspiradora por trás da criação da personagem Judra?

Judra é outra dos personagens que existem na minha imaginação desde moleque. Não digo que foi baseada em alguém. Ela foi se formando e mudando ao longo do tempo. Sua personalidade é bastante única. ´É um personagem que eu gosto muito.

O que tem de você do Leran?

A preocupação com a família, a dedicação, as palhaçadas e acho que fica por aí. Em muitas coisas ele é o extremo oposto. Não sou nada impulsivo, e sou péssimo com o arco-e-flecha.



Conheçam mais de Supernova e Renan Carvalho:

- no Facebook do autor e no Facebook do livro; 

- no site do autor.





12 comentários

  1. Sabe que eu estou mega curiosa em ler este livro? Pode ter certeza que aceitarei seu desafio. Muito legal o autor ter dado esta entrevista.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eu me interessei por esse livro desde o primeiro dia que eu o vi. Ele me chamou atenção tanto pela capa quanto por ser fantasia com um tom distópico, que eu amo <3 Por acaso o nome "Acigam" seria Mágica ao contrário? ushahsuahs Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Adriana :) Adorei. Obrigado. Muito feliz por ter gostado tanto da história. Nos vemos em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Renan, pela história maravilhosa e pelo carinho!!!

      Excluir
  4. Eu sou doido para ler o livro do Renan! *-* A edição do livro parece incrível, adorei sua resenha e super curti a entrevista que você fez com ele :3

    Com certeza, esse continua na minha lista! ♥

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição da Novo Conceito tá bem legal pq tem ilustrações. Leia sim!!!

      Excluir
  5. Adriana!
    Como você também tenho dificuldade em resenhar os livros que gosto muito e foi o caso com esse livro. Mesmo tempo lido mês passado, apenas hoje coloquei a resenha no blog e ainda achei que não ficou a altura do que o livro merece.
    Já estou ansiosa pela continuação.
    Foi o melhor livro do ano até agora.
    Parabéns ao Renan!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. estou doida pra ler esse livro ! falam muito bem dele , ate agora ao vi nenhuma resenha negativa sobre o livro , oque me deixou mais curiosa pra conhecer essa obra , adoro arco e flecha , e tudo que envolva magia no meio ! e romance <3 amoo fantasias <3 e bom saber que alem de o livro ser cheio de fantasia ter um romance <3 queroo ler !

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gostei muito do livro "Supernova" adorei saber que o personagem principalmente pratica arco e fecha e a trama do livro me pareceu muito bem bolada nos mostrada um mundo nova fiquei curiosa e a capa esta linda também adorei a entrevista com o autor !!!

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!