Leitura da Drica: Calafrio, Maggie Stiefvater - Agir Now

TĂ­tulo: Calafrio

TĂ­tulo original: Shiver
 
Trilogia Os Lobos de Mercy Falls

Autora: Maggie Stiefvater

Editora/Selo:  Agir

PĂ¡ginas: 348

Ano: 2015

Sinopse:

Quando chega o inverno, Grace Ă© atraĂ­da pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrĂ¡s de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcateia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas - uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo. Tudo o que Sam deseja Ă© que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um Ăºnico olhar. Mas o tempo de Sam estĂ¡ acabando. Ele nĂ£o sabe atĂ© quando manterĂ¡ a dupla aparĂªncia e quando se tornarĂ¡ um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira de para tornĂ¡-lo humano para sempre, tĂªm de enfrentar a incompreensĂ£o da cidade, que vĂª nos lobos um perigo a ser combatido.


Tenho uma queda por tudo o que Ă© personagem fantĂ¡stico. EntĂ£o, quando soube que a Agir Now estava relançando a trilogia Os lobos de Mercy Falls, nĂ£o resisti e decidi mergulhar de cabeça.

Calafrio conta a histĂ³ria de Grace Brisbane. Nos dias atuais, Grace Ă© uma adolescente de 17 anos que adora lobos, e se apaixonou particularmente por um lobo em especial, que costuma aparecer na floresta que fica nos fundos de sua casa em todos os invernos. Ă€ distĂ¢ncia, os dois se admiram mutuamente mantendo um verdadeiro amor platĂ´nico.

Esse sentimento foi originado quando Grace tinha 11 anos e, por causa de um inverno rigoroso e escassez de comida, ela foi atacada por uma matilha de lobos famintos. Recordando-se de pouca coisa daquele trĂ¡gico momento, o que fica na lembrança de Grace sĂ£o os belos olhos amarelos do seu lobo salvador, a quem deve a vida.

''Era talvez o dia mais frio do ano quando Grace fora arrastada do seu balanço. Faminto, o lobo a arrastara atĂ© o interior da floresta onde começou a mastigar sua carne. NĂ£o demorou atĂ© que outros se juntassem. A menina nĂ£o gritava, nĂ£o se movia. Em choque apenas olhava os focinhos sujos de sangue atĂ© que um dos animais se aproximou o suficiente para que pudessem ver seus olhos. Imersa na dor, Grace fixou os grandes olhos amarelos e nĂ£o se lembrou de mais nada.''

Grace levava sua vida tranquila atĂ© o dia em que um colega de escola Ă© supostamente atacado e morto pelos lobos da floresta. Sam, o seu lobo, Ă© atingido por um tiro, fruto de uma emboscada da populaĂ§Ă£o de Mercy Falls aos lobos da floresta e passa para a sua forma humana. Encontrado ferido e nu por Grace, ela o leva a um hospital e toda a verdade surge a sua frente.

Imediatamente o amor dos dois aflora, nĂ£o tem como segurar um amor platĂ´nico alimentado por tantos anos, nĂ£o Ă© mesmo? Grace leva Sam para a sua casa, onde ele fica escondido por um tempo. Os pais de Grace? Nem tem noĂ§Ă£o do que possa estar acontecendo. Eles vivem suas vidas sem dar muita importĂ¢ncia Ă  filha. Na verdade, Grace Ă© quem aparenta ser o adulto da casa.

Aos poucos vamos conhecendo detalhes da vida de Sam como lobo e acompanhando o amadurecimento do amor dos dois. Ele vive uma luta constante para nĂ£o se transformar e passar o maior tempo possĂ­vel com Grace e nĂ£o entende porque ela, apesar de ter sido mordida, nunca se transformou. NĂ£o bastasse ser um lobo, o que, por si sĂ³ jĂ¡ seria motivo para eu me apaixonar pelo personagem, Sam trabalha em uma livraria e Ă© um Ă¡vido leitor.

Grace Ă© uma adolescente apaixonada, decidida, forte e corajosa que vai fazer qualquer coisa para estar ao lado de Sam, seja como homem ou como lobo.

"E entĂ£o eu abri meus olhos e era sĂ³ Grace e eu - nada em lugar algum a nĂ£o ser Grace e eu - ela pressionando seus lĂ¡bios juntos como se quisesse guardar meu beijo dentro dela, e eu, segurando esse momento que era frĂ¡gil como um pĂ¡ssaro em minhas mĂ£os."

Com uma escrita fluida e cativante, Meggie Stiefvater fez um trabalho de primeira. Em alguns momentos Ă© praticamente impossĂ­vel largar o livro. É narrado alternando a visĂ£o de Grace e de Sam, facilitando o entendimento de todo os sentimentos envolvidos. A linguagem do livro Ă© fĂ¡cil e gostosa, sem ser simplĂ³ria, detalhista sem ser cansativa. Seus lobos nĂ£o tĂªm nada dos monstros sanguinĂ¡rios que jĂ¡ vimos por aĂ­, ao contrĂ¡rio, sĂ£o bem ‘humanos’, que escondem uma vida dupla e a incerteza de nĂ£o saber o que vai acontecer na estaĂ§Ă£o seguinte.

Eu gostei muito da visĂ£o magica dos lobisomens de Maggie, ao invĂ©s de animais assustadores, feios com a questĂ£o da lua cheia e blĂ¡ blĂ¡ blĂ¡ ela faz deles lobos comuns Ă  primeira vista, mas escondem vidas duplas com prazo de validade, eles sĂ£o intensos, tem sentimentos, tem uma histĂ³ria, que na maioria das vezes Ă© muito triste.

Com fantasia, emoĂ§Ă£o, aventura, sobrenatural e muito romance, Calafrio deve ser lido por todos que gostam de lobos. É um dos livros que tem que estar na lista de todo amante de seres fantĂ¡sticos!
 
Toda a trilogia jĂ¡ foi lançada, e um quarto livro que Ă© um spin-off da trilogia, serĂ¡ lançado em setembro na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Veja as novas capas nacionais:


 
 
 
Vejas as capas pelo mundo:
 


 
  
 
 


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!