• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Leitura da Drica: Elo, Imogen Howson - @farolliterario

    Título: Elo
     
    Título original: Linked
     
    Páginas: 384
     
    Autor (a): Imogen Howson
     
    Editora: Farol Literário
     
    Ano de publicação: 2015
     
    Sinopse:
    Elissa costumava ter tudo: a atenção de todos, popularidade e um futuro promissor. Mas os três últimos anos fizeram sua vida mudar radicalmente: ela vem lutando contra terríveis visões, dores-fantasma e misteriosos hematomas que aparecem do nada. Depois de muitas idas e vindas a especialistas, surge uma promessa de cura, uma cirurgia para apagar a parte superativa do seu cérebro, que provoca tais alucinações. Às vésperas da operação, no entanto, Elissa faz uma descoberta chocante por trás daquelas visões: ela enxerga o mundo pelos olhos de outra garota.

     
     
    Nesse YA com muito de ficção científica, nossa protagonista é Elissa, adolescente que já foi normal, mas hoje, graças a suas estranhas dores de cabeça, desmaios, gritos e coleção de hematomas pelo corpo é considerada a ‘estranha’ da turma. Mora em Secoia, planeta tecnologicamente avançado, civilizado e que possui a mais baixa taxa de criminalidade do seu mundo. Ah, e com ares dos Jetsons, onde você circula pelas ruas em plataformas rolantes e o seu computador fala com você.
     
    Em busca de ter um mínimo de normalidade, fazer amigos e terminar o colégio, Elissa já fez vários tratamentos, mas todos sem sucesso. Agora, ela acredita ter encontrado a solução: um médico especialista vai fazer uma cirurgia que vai por fim a tudo isso!!!
     
    Mas ao ligar o computador e ver na tela uma das suas visões sendo noticiada como algo que realmente aconteceu Elissa percebe que ela não tem alucinações e parte em busca da verdade. Vai ao local mostrado em suas visões e encontra uma garota muito ferida, quase morrendo e que é exatamente igual a ela.
     
    "Ela estava em outro lugar. No corpo de outra pessoa, enxergando as coisas com outros olhos."

    Essa garota que se chamará Lea ao longo da história nada mais é do que sua gêmea. Spoiler? Talvez. Mas ainda tem muito mistério para ser desvendado: se Lea é sua irmã, por onde ela andou? O que aconteceu com ela? Onde ela estava? E seus pais, sabiam da existência dela? Qual a origem das dores e hematomas? Essa é só uma parte das perguntas que estarão flutuando em sua cabeça ao chegar nesse ponto da história, mas fique tranquilo, muitas outras surgirão, mas não sem que a autora responda a todas até o final do livro.
     
    “As vezes, descobrir que se pode confiar em alguém é tão devastador quando descobrir que não se pode.”
     
    Mas Elo não vive só de Lea e Elissa, existem outros personagens de grande importância para a trama. Cadan é um deles. Melhor amigo de Bruce, irmão de Lissa, teve uma vida financeiramente difícil mas entrou para Emaer e se tornou piloto de naves do governo a base de muito esforço e mudou sua história. Cadan e Elissa não se dão muito bem, mas ele terá papel crucial na aventura das duas irmãs.
    Lamentavelmente, Elissa é uma protagonista fraca, adolescente chatinha, sem empatia alguma, reclamona, indecisa e sem atitude. Digo, sem medo de errar, que a verdadeira protagonista dessa série será Lea.
     
    “Milhares de anos colonizando o universo conhecido, e ninguém jamais havia encontrado o Alienigena sapiens, formas de vida que demonstrassem o mesmo grau de proximidade da inteligente humana que os primatas hominídeos da Antiga Terra. Era isso que a garota estava dizendo, eu era uma forma de vida alienígena a um ser humano?”
     
    Tem ficção, tem ação, um pouco de suspense e romance? Tem romance? Tem que ter, né? Lá no finalzinho vamos ter uma dose homeopática de um romance morno que começará a surgir e deve ser melhor explorado nos próximos livros.

    Uma história original, mas sem grandes surpresas. Com um mundo bem construído, com todas aquelas coisas fantásticas e futuristas que já sonhamos em ter. Uma leitura leve que não arrebata, não te deixa de boca aberta, mas que compensa. Um bom enredo, mas que se torna cansativo em alguns momentos. Acredito que a sua sequência possa fazer o que o primeiro livro não fez. 

     

    2 comentários :

    1. Espero que a a sequência seja melhor que este volume, mas ainda não vou correr para ler.
      Bjs, Rose.

      ResponderExcluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!