Leitura da Drica: O sangue do cordeiro, Sam Cabot - Arqueiro

TĂ­tulo: O Sangue do Cordeiro
TĂ­tulo original: Blood of the Lamb

Autor: Sam Cabot

Editora: Arqueiro

PĂ¡ginas: 368


Sinopse:

 “Este documento, querida amiga, vai abalar a Igreja.”

Ao ler essas palavras em uma carta encontrada em um arquivo empoeirado, Thomas Kelly fica cĂ©tico. O documento citado na correspondĂªncia estĂ¡ desaparecido, mas Thomas, padre da ordem dos jesuĂ­tas, duvida que exista algo com tal poder – atĂ© ser convocado ao Vaticano para iniciar uma busca desesperada por ele.

Enquanto isso, diante de um conselho formado por seus superiores, Livia Pietro recebe instruções claras: encontrar um padre jesuĂ­ta recĂ©m-chegado a Roma e juntar-se a ele na procura da Concordata, um tratado que contĂ©m um segredo tĂ£o chocante que poderĂ¡ destruir para sempre todo o povo de Livia.

Enquanto pistas cifradas do passado lançam os dois em um universo traiçoeiro repleto de obras de arte, maquinações religiosas e conspirações, eles sĂ£o caçados por pessoas capazes de tudo para achar o documento primeiro. Thomas e Livia, entĂ£o, precisam correr para montar o quebra-cabeça capaz de redefinir os rumos da histĂ³ria e evitar o caos e a destruiĂ§Ă£o que a revelaĂ§Ă£o da Concordata poderĂ¡ causar. Livia, porĂ©m, tem um segredo: ela e seu povo sĂ£o vampiros.

Com uma narrativa que remete ao estilo de Dan Brown e ao terror sobrenatural de Anne Rice, O sangue do cordeiro Ă© uma viagem inesquecĂ­vel a um passado inimaginĂ¡vel.

 
 
Oi, gente,

Vamos acompanhar a aventura do padre Thomas Kelly, padre historiador e professor em Londres que, atendendo a um pedido do amigo e cardeal Lorenzo Cossa, bibliotecĂ¡rio do Vaticano, vai a ItĂ¡lia para encontrar um documento desaparecido a sĂ©culos e que pode mudar a visĂ£o do mundo em relaĂ§Ă£o Ă  Igreja CatĂ³lica.

Me apaixonei pela sinopse de cara. Com essa vibe meio Dan Brown, me imaginei encontrando um personagem a la Robert Langdon. Mas o padre Kelly nem passa perto disso...

Por outro lado, LĂ­via Pietro Ă© convocado pelo conclave Noantri para se aproximar de Thomas Kelly, ajudĂ¡-lo a encontrar o documento, se apoderar dela para mantĂª-lo em segredo e matar Jonah. LĂ­via Ă© a escolhida pois Jonah Richter, seu iniciado que a abandonou, cansado de viver escondendo quem ele realmente Ă©, envia uma carta para o conclave ameaçando tornar pĂºblico o conteĂºdo da concordata, caso eles nĂ£o o façam.

O acordo, firmado entre igreja catĂ³lica, considerados inalterados, e o povo noantri, os vampiros, prevĂª que os noantri nĂ£o atacarĂ£o humanos para se alimentar enquanto o Vaticano disponibilizar sangue humano nos hospitais com essa finalidade. Assinado pelo Papa e o lĂ­der noantri da Ă©poca, se ele vier Ă  tona, a existĂªncia do povo noantri serĂ¡ conhecida, o que pode desencadear uma nova caçada.

Com opiniões diferentes, cada personagem que a concordata para atender ais seus propĂ³sitos. Jonah acredita que se o segredo se tornar pĂºblico, os noantri serĂ£o idolatrados pelos humanos. Lorenzo cossa acredita poder acabar com os noantri. Livia sĂ³ que poder salvar Jonah. E Thomas quer manter tudo como estĂ¡. 

Seguindo pistas deixadas pelo poeta Mario Damiani em seus poemas, que os leva a vĂ¡rias igrejas italianas, vamos conhecendo um pouco da cidade, da histĂ³ria e dos monumentos e obras de arte.

Um bom enredo, personagens bem construĂ­dos, mas com ritmo um pouco lento para prender a minha atenĂ§Ă£o. Achei que Cabot se perdeu em alguns momentos quando começa a alternar com muita frequĂªncia os nĂºcleos em que se passam a histĂ³ria, tornando um pouco monĂ³tono e cansativo, principalmente nas partes em que a polĂ­cia italiana Ă© envolvida.

A sucessĂ£o de pistas ajuda a manter o envolvimento, mas nada que jĂ¡ nĂ£o tenhamos visto em outros livros. Tem um pouco de Dan Brown apenas no enredo, mas apenas nisso. E de Anne Rice nĂ£o vi nada. Fala-se muito pouco nos vampiros e tirando a apurada audiĂ§Ă£o e velocidade, nĂ£o encontrei muita familiaridade com os vampiros de Rice.

NĂ£o foi uma decepĂ§Ă£o, mas foi aquĂ©m das minhas expectativas.
 


 

Um comentĂ¡rio

  1. Acho que nĂ£o leria o livro, pode atĂ© ser preconceito literĂ¡rio mas ele me lembrou os livros do Dan Brown e eu meio que tenho uma pequena barreira quanto aos livros delle. RS.

    Beijos.

    www.notamentaal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!