Leitura da Drica: A Escola do Bem e do Mal, Somam Chainani - @Gutenberg

TĂ­tulo: A Escola do Bem e do Mal

TĂ­tulo Original: The School for Good and Evil

Autor: Soman Chainani

Editora: Gutenberg

PĂ¡ginas: 352

Sinopse:

No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente hĂ¡ mais de dois sĂ©culos. Os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possĂ­vel sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda: os jovens desaparecidos sĂ£o levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os herĂ³is e os vilões das histĂ³rias.
Sophie torce para ser uma das escolhidas e admitida na Escola do Bem. Com seu vestido cor-de-rosa e sapatos de cristal, ela sonha em se tornar uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, porĂ©m, nĂ£o se conforma como uma cidade inteira pode acreditar em tanta baboseira. Ela Ă© o oposto da amiga, que, mesmo assim, Ă© a Ăºnica que a entende. O destino, no entanto, prega uma peça nas duas, que iniciam uma aventura que darĂ¡ pistas sobre quem elas realmente sĂ£o.




"Na floresta primitiva
HĂ¡ duas torres erguidas
Na Escola do Bem e do Mal
A Pureza e a MalĂ­cia.
Quem nelas ingressar
NĂ£o tem como escapar
Se um conto de fadas

NĂ£o vivenciar..."

Oi, gente,

Adoro essas releituras de contos de fadas. E acho que, na maioria das vezes, as releituras sĂ£o melhores. E Somam conseguiu!!!!



A Escola do Bem e do Mal nos conta a histĂ³ria de duas amigas totalmente diferentes. Sophie Ă© a menininha que sonha em ser princesa, em ter um prĂ­ncipe e um castelo, e faria qualquer coisa para conseguir. Agatha Ă© aquela garota que ninguĂ©m nota, mora em um cemitĂ©rio, sĂ³ anda de preto e quer passar despercebida.

O sonho de Sophie Ă© entrar para a Escola do Bem para realizar os seus sonhos e, uma das boas ações que ela faz, afinal toda pessoa boa realiza boas ações, Ă© ser amiga da Agatha, que ela acredita dever ir para a Escola do Mal, pois se parece com uma bruxa.  Enquanto Agatha quer continuar vivendo a sua vida pacata em Gavaldon.



Chega o grande dia e elas realmente sĂ£o levadas, mas Agatha vai para a Escola do Bem e Sophie para a Escola do Mal. Mesmo tentando convencer a todos que houve uma troca, Sophie terĂ¡ que encarar aulas estranhas como Enfeiamento e dividir o quarto com trĂªs bruxinhas. Enquanto isso, Agatha farĂ¡ de tudo para voltar para casa.

“Mas vocĂª me entende. VocĂª vĂª quem eu sou. Por isso eu sempre volto.  VocĂª nĂ£o Ă© mais a minha boa aĂ§Ă£o, Agatha. “

O grande foco do livro Ă© a amizade entre as meninas, e tudo o que possa advir daĂ­. As crises de raiva, o instinto de proteĂ§Ă£o, a aceitaĂ§Ă£o do amigo do jeito que ele Ă©, a sinceridade de sentimentos, tudo isso Ă© magistralmente mostrando ao longo da histĂ³ria, culminando com a capacidade de sacrificar a sua prĂ³pria felicidade em nome da felicidade do outro.

“Para lembrar que todos nĂ³s morremos e acabamos podres embaixo da terra, comidos por minhocas, e que por isso devemos aproveitar nossos aniversĂ¡rios enquanto ainda temos. ”

Devo confessar que gostei muito mais da Escola do Mal, eles sĂ£o bem mais legais e originais. Viver pensando em beleza e encontrar seus prĂ­ncipes realmente Ă© muito chato.

O livro Ă© lindo e me remeteu aos contos de fadas clĂ¡ssicos em capa dura. Muito bem ilustrado, com papel de Ă³tima qualidade. A Gut mandou ver!!!

Resenha em breve!
Somam estĂ¡ de parabĂ©ns, conseguiu construir um mundo original partindo de um lugar comum para todos, com personagens literalmente fantĂ¡sticos que dĂ£o um toque de credibilidade Ă  histĂ³ria. Pontuada por lições de moral, como todo om conto de fadas, mas sem o tom de sermĂ£o, dentro de uma leitura Ă¡gil e cativante, mostrando que ninguĂ©m Ă© totalmente bom ou puramente mal. Ah, e com um final emocionante de fazer vibrar!!!

Veja todos os livros da trilogia:

1- A Escola do Bem e do Mal

2- Um mundo sem prĂ­ncipes 

3- The Last Ever After



10 comentĂ¡rios

  1. Fiquei interessada pelos livros dessa série, também adoro livros com releituras de contos de fadas, parece mais interessante e diferente, acho que também curtiria mais a escola do mal, por que acho meio chatinho essa coisa de acreditar em príncipe encantado, essas coisas, adorei sua resenha e pretendo começar a ler a série em breve.

    ResponderExcluir
  2. Oiee.

    JĂ¡ vi a respeito do livro e confesso que nĂ£o tinha vontade de lĂª-lo, porĂ©m, fiquei com vontade agora. Espero ler e me apaixonar assim como vocĂª pela trama, por que nĂ£o hĂ¡ nada melhor que gostarmos de um livro que estamos cheios de expectativas.

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei que vcs fizeram a resenha desse livro, pq sempre fui curiosa.
    Ja tinha visto o livro e a capa me chamou mto a atençao, tao linda e bem feita.
    Eu tb gosto mto de releituras, ja li varias e que foram ate melhores que os contos da Disney. Escola do Bem e do Mal ja vi que vou gostar mtooo.
    Para mim ta na cara que a Sophie Ă© do mal..haha...ainda mais falando que ela fara QUALQUER coisa para realizar seus sonhos e que ficou amiga da Agatha, so pra contar como boa aĂ§Ă£o.
    Vou ler com certeza a trilogia!
    Beijos

    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Suzzy!!!

      Essa coisa de bem, serĂ¡ que Ă© tĂ£o fĂ¡cil de definir? Leia o livro e me conte!!!

      Excluir
  4. TambĂ©m acho Ă³timas estas releituras,uma pena que nĂ£o li esta ainda. Espero que o Ăºltimo volume nĂ£o demore, assim jĂ¡ leio todos de uma vez.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Drica!
    TĂ£o bom histĂ³rias que relatam a amizade e nem precisa ser perfeita para gostarmos.
    Adoro as releituras porque cada uma traz seu ponto de vista.
    E as vezes prefiro os maus também...kkkk
    “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fĂ´ssemos de ferro.”(Sigmund Freud)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serĂ£o 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Amei a trilogia, gosto muito de cotos e quando releitura sempre vem com augumas ideias diferentes que nos encanta, me pareceu super interessante, como a maioria também prefiro a escola do mal hehehe

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!