Leitura da Drica: Memória da Água, Emmi Itaranta - @intrinseca

Título: Memória da Água

Título Original: Teemestarin kirja

Autor: Emmi Itäranta

Editora: Intrínseca

Ano: 2015

Páginas: 320

 


Sinopse:
Num futuro distante, depois de muitas guerras, a Europa foi dominada pela China, e o bem mais precioso dos tempos antigos se tornou tão escasso quanto a liberdade. A água passou a ser controlada e distribuída em cotas pelos militares. Noria é filha de um mestre do chá, uma profissão muito antiga que tem conhecimento sobre a localização das nascentes de água. Ela está sendo treinada para substituir o pai, e dentre todos os ensinamentos, ele revela à filha seu maior segredo: uma fonte natural escondida que fornece água para a família. Desamparada em um mundo destruído, ela começa a questionar o significado de tamanho privilégio. Guardar esse segredo é negar ajuda ao restante de população, e ajudá-los é colocar em risco a própria vida: os militares punem severamente quem for descoberto desfrutando de alguma fonte ilegal de água. Como o pai a ensinou, é preciso ter sabedoria para compreender o verdadeiro poder da água. Mas Noria também aprendeu que a sabedoria representa, acima de tudo, o poder de decidir seu próprio destino, a escolha entre lutar e se entregar.

“Pude escolher o meu começo.
Talvez possa escolher o meu fim.
O começo foi no dia em que meu pai me levou para o lugar que não existe. ”

Memória da água é uma distopia leve, mas que trata de um tema que deveria afligir a todos nós: a escassez de água no planeta. A história se passa na China, em um tempo futuro onde ela domina a Europa e tudo gira em torno do racionamento de água, que é feito pelos militares. Outros recursos naturais estão escassos assim como a tecnologia também desapareceu e encontrar um aparelho que toca cds é um verdadeiro achado para Noria, nossa protagonista, e sua melhor amiga, Sanja.

Noria é a única filha de um mestre de chá, e para quem a tradição será passada. Sua mãe já foi uma cientista, mas, hoje é apenas uma dona de casa. Noria vive em um pequeno vilarejo e está treinando para substituir o seu pai. As passagens em que são narradas as cerimônias do chá são de uma leveza e sensibilidade incríveis, envoltas em mistérios e uma boa dose de sobrenatural.

Mas a vida de Noria começa a mudar no dia em que o pai a leva para conhecer a fonte de água que ele mantém escondida de todo mundo. Como parte do ritual de preparação para se tornar mestre de chá, Noria precisa saber de onde vem a água que é usada nesse processo e como deve proceder para mantê-la em segredo.

A grande diversão de Noria é ir ao lixão com Sanja para garimpar objetos do mundo antigo tentando encontrar alguma utilidade para eles ou construir um elo com um passado desconhecido. E esse elo começo a surgir ao encontrarem alguns cds com mensagens reveladoras, que podem mexer com tudo o que tem por verdade.

Com um tema polêmico e atual, Memória da água é uma leitura lenta, sem grandes acontecimentos, que segue em um ritmo bem característico do povo oriental no que diz respeito às tradições. Deixa um pouco a desejar ao não esclarecer para o leitor como o mundo se tornou o que é agora. O sofrimento da população comum, que é obrigada a viver com uma cota determinada de água, é pontual. Crianças começam a adoecer e demoram a se curar ou não se curam, a escassez de alimentos por falta da água contribui para isso, não há mais energia elétrica e tomar banho é um presente.

“Os segredos nos desgastam como a água desgasta as pedras. Na superfície, nada parece mudar, mas as coisas secretas nos consomem e, lentamente, nossas vidas passam a se moldar por elas. “

Compartilhar ou usufruir sozinha dessa fonte? Revelá-la ou manter segredo? Ir em busca do que acredita ser a verdade ou se conformar com a sua situação? Esse é o grande dilema que Noria terá que enfrentar sozinha, após a morte de seu pai e a partida de sua mãe.


“Acredita que é preciso fazer escolhas difíceis todos os dias apesar de saber que não existirá recompensa. ”


8 comentários

  1. Oie.

    Não me interessei pelo livro. A capa é bem desanimadora e o conteúdo até que parece meio lega, porém a falta de um bom desenvolvimento e a lentidão me deixaram bem receosa.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser bem interessante,amo distopia :)
    brunadiana.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Ah,gostaria de participar de um book-tour que estou organizando para o meu livro novo que será lançado em novembro?
    Mais informações,fale comigo por e-mail
    bruna3diana@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Crica!
    Apesar de ser uma distopia, o tema bem poderia ser atual, porque logo estaremos passando pela escassez total de água.
    Temos de repensar desde agora.
    “Temos a arte para não morrer da verdade.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Gosto muito de distopia mais essa em si não me interessou não, já de inicio não achei a capa nem um pouco atrativa, e depois de ler sua resenha e saber como o enredo é desenvolvido, meu interesse só diminuiu.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Eu tava mega animada a ler esse livro, ainda mais que se passa na China e eu sou filha de chineses, entao ja viu ne?! hehehe
    A capa sempre me encantou e a sinopse achei bem interessante tb, mas infelizmente varias resenhas ja me fizeram desistir de ler.
    E os motivos foram esses que foram listados aqui tb, é mto enrolado a historia, nao acontece tanta coisa assim e mta coisa nao é explicada.
    E ja li que se trata de um livro unico, ou seja, as duvidas vao continuar em aberto.
    Acho que nao vou ler mesmo, desencantei com o livro infelizmente.
    Beijos

    https://fuxixiu.wordpress.com/
    https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha está muito boa, mas sinceramente não curti muito a história desse livro, não faz muito meu estilo de leituras, então, por esse motivo, não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  8. Uma amiga gostou muito desta distopia, mas confesso que já a capa não me interessou...
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!