• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Leitura da Drica: O Limiar, David Baldacci - @Gutenberg

    Título: O Limiar

    Autor: David Baldacci

    Série: O Limiar

    Editora: Gutenberg
                
    Ano: 2015    
                 
    Páginas: 368

    Sinopse:

    Vega Jane nunca saiu do vilarejo de Artemísia. Nem ela e nem ninguém. Isso jamais aconteceu porque ir além dos limites daquele lugar não é algo permitido. Até que um dia Quentin Herms, seu mestre e amigo, ultrapassa o limiar da cidade e desaparece rumo ao desconhecido e escuro Pântano, onde, segundo dizem, só há perigos, abismos e criaturas assustadoras com sede de sangue. A fuga não é simples. Ele é violentamente caçado, mas deixa para trás uma trilha de pistas para a jovem: um mapa e um anel, que podem levá-la a descobrir o que há além do limiar de Artemísia, mas que ela deverá ocultar, sob pena de ser acusada de cumplicidade. Cada passo seu torna-se arriscado, e aos poucos ela percebe que aquele lugar e a vida que ela conheceu até então foram construídos sobre mentiras, capazes de fazer poderosos matarem para manter seus segredos. Mas Vega Jane se vê disposta a lutar pela liberdade, mesmo que a descoberta da verdade custe sua própria vida.

    “As pessoas interessadas em buscar erudição nestas páginas serão processadas; as motivadas a encontrar um sentido serão exiladas; as que esperam desvendar uma alegria serão tomadas por uma inspiração imediata. ”
    Recado do autor


    E lá vem a Gut (para os íntimos! Rsrsrs) me dando presentes!!!! O limiar é um lançamento e tanto!!!

    Vega Jane é uma menina de 14 ciclos, que mora em Artemísia e trabalha nas Chaminés desde os 12 como Finalizadora. Cuida de John, se irmão menor, porque os pais estão no Centro de Cuidados entre a vida e a morte. Seu refúgio é sua casa na árvore, para onde foge todas as vezes que precisa ficar sozinha e pensar, ou a companhia do único amigo, Delph. Garoto forte, que apresenta uma gagueira provocada por ter assistido o Evento do avô de Vega. O único mundo que os moradores de Artemísia conhecem é a própria Artemísia, eles vivem cercado pela floresta que é uma barreira natural para separá-los do pântano, lugar para onde nenhum morador quer ir e todos os que foram não retornaram.

    Ciclo? Evento? Canino? Finalizadora? Centro de Cuidados? Wugmorts? Pois é, Baldacci não só criou um mundo em Artemísia, mas com ele toda uma cultura e realidade fantástica e distópica. Claro que os elementos fantásticos se sobressaltam, mas é notório que existem muitos interesses obscuros no fato de manter todos os moradores de Artemísia confinados em seus limites.

    Toda a aventura começa quando Vega presencia uma perseguição a um Wug que ele tem como seu protetor e mentor. Quentin Herms está sendo perseguido pelo Conselho e adentra o Pântano. A partir daí coisas estranhas começam a acontecer, artefatos mágicos surgirão em auxílio a Vega e um mundo de segredos começará a se revelar para a nossa heroína, mas não sem trazer uma quantidade de perguntas na mesma proporção.

    A história é narrada pela própria Vega, o que faz com que o leitor vá desvendando os mistérios de Artemísia junto com ela. Com personagens muito bem construídos e com características bem marcantes, que vão da inocência extrema a uma crueldade desumana, o mundo de Vega se mostra bem real. O toque de fantasia fica também por conta da infinidade de seres selvagens que habitam o pântano e podem matar um homem num piscar de olhos. Mas nem tudo é o que parece ser, e até as personalidades se alternarão entre o bem e o mal quando interesses pessoais estiverem em jogo.

    Quero destacar dois personagens incríveis: Delph, garoto inocente que é capaz de uma lealdade canina em relação a Vega; e Harry II, um canino fantástico como todos os caninos deem ser.

    “ Quando voltou a ficar de pé, ele empurrou minha mão com o focinho para o topo de sua cabeça, Harry também costumava fazer aquilo. Talvez todos os caninos o fizessem. Harry foi o único que tive. Eu o encontrei mais ou menos da mesma maneira – enquanto caminhava na floresta, ele apareceu entre as árvores, perseguindo um coelho. Ele não o pegou, mas capturou meu coração de uma maneira que pouquíssimas coisas em Artemísia seriam capazes de fazer. “

    Ah, e Vega??? Como não se apaixonar pela aventura dessa menina que vai amadurecendo ao longo da história, se tornando uma guerreira admirável????

    Primeiro livro da série O Limiar, escrito pelo David Baldacci. Nunca tinha lido nada dele, mas sei que gosta de lançar séries que parecem infinitas... Meu Deus, o que será de mim esperando para saber o destino de Veja Jane???


    Distopia, fantasia, aventura, temas polêmicos, violência, mistérios, romance. Um livro completo que merece a sua atenção. Recomendadíssimo.



    12 comentários :

    1. Não conhecia a história e nem o autor mas, gostei muito da premissa.
      Sua resenha me deixou bastante curiosa
      Beijos
      Balaio de Babados

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O autor sempre escreveu policiais, esse é o primeiro livro de fantasia dele!!!

        Excluir
    2. Acho que não li nada do autor também, e este livro parece estar muito bom.
      Bjs, Rose.

      ResponderExcluir
    3. Não li nada desse autor ainda, mas sinceramente não me interessei pela história desse livro, pois não é meu estilo de leituras.

      ResponderExcluir
    4. Oiee.
      Apesar de sua resenha ter ficado bem curiosa, receio que não vá ler a obra, afinal nem faz assim meu estilo literário, mesmo que eu me arrisque em tudo, rs

      Beijos
      Amor Literário

      ResponderExcluir
    5. Drica!
      Gosto das distopia e quando bem criativas ainda melhores.
      Gostaria de desvendar os mistérios que rondam Artemísia.
      “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.”(Sigmund Freud)
      cheirinhos
      Rudy
      http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
      Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

      ResponderExcluir
    6. Gente, não lembro de ter lido em lugar nenhum sobre o livro O Limiar!
      E agora lendo aqui fiquei bem interessada com tudo, animei de conhecer demais.
      Achei bem legal o mundo criado pelo David Baldacci, diferente do que tenho lido ultimamente.
      Gosto qdo o livro é narrado pela protagonista, justamente pelo que vc falou, vamos descobrindo com ela tudo e a tensao vai aumentando.
      Ja de cara gostei de Vega e qdo eu ler pode deixar que eu vou ficar de olho Delph e Harry II, ja que citou caninos para os dois, haha..amo!
      Adorei o Recomendadíssimo, vou ler!
      Beijos

      https://fuxixiu.wordpress.com/
      https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vega e Harry !! fazem o livro valer à pena, fora a história que é fantástica!!!

        Excluir
    7. Não conhecia o livro, e assim que comecei a ler sua resenha me veio na mente Jogos Vorazes o distrito 13 e tal, mais vi que é bem diferente apesar de ao longo da resenha eu ver uma coisa aqui e outra ali que me lembrasse novamente, mas em si gostei muito e vi que aventura é o que não falta nessa leitura, então ja quero ler hehe...
      bjocas

      ResponderExcluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!