Leitura da Drica: O Limiar, David Baldacci - @Gutenberg

TĂ­tulo: O Limiar

Autor: David Baldacci

SĂ©rie: O Limiar

Editora: Gutenberg
            
Ano: 2015    
             
PĂ¡ginas: 368

Sinopse:

Vega Jane nunca saiu do vilarejo de ArtemĂ­sia. Nem ela e nem ninguĂ©m. Isso jamais aconteceu porque ir alĂ©m dos limites daquele lugar nĂ£o Ă© algo permitido. AtĂ© que um dia Quentin Herms, seu mestre e amigo, ultrapassa o limiar da cidade e desaparece rumo ao desconhecido e escuro PĂ¢ntano, onde, segundo dizem, sĂ³ hĂ¡ perigos, abismos e criaturas assustadoras com sede de sangue. A fuga nĂ£o Ă© simples. Ele Ă© violentamente caçado, mas deixa para trĂ¡s uma trilha de pistas para a jovem: um mapa e um anel, que podem levĂ¡-la a descobrir o que hĂ¡ alĂ©m do limiar de ArtemĂ­sia, mas que ela deverĂ¡ ocultar, sob pena de ser acusada de cumplicidade. Cada passo seu torna-se arriscado, e aos poucos ela percebe que aquele lugar e a vida que ela conheceu atĂ© entĂ£o foram construĂ­dos sobre mentiras, capazes de fazer poderosos matarem para manter seus segredos. Mas Vega Jane se vĂª disposta a lutar pela liberdade, mesmo que a descoberta da verdade custe sua prĂ³pria vida.

“As pessoas interessadas em buscar erudiĂ§Ă£o nestas pĂ¡ginas serĂ£o processadas; as motivadas a encontrar um sentido serĂ£o exiladas; as que esperam desvendar uma alegria serĂ£o tomadas por uma inspiraĂ§Ă£o imediata. ”
Recado do autor


E lĂ¡ vem a Gut (para os Ă­ntimos! Rsrsrs) me dando presentes!!!! O limiar Ă© um lançamento e tanto!!!

Vega Jane Ă© uma menina de 14 ciclos, que mora em ArtemĂ­sia e trabalha nas ChaminĂ©s desde os 12 como Finalizadora. Cuida de John, se irmĂ£o menor, porque os pais estĂ£o no Centro de Cuidados entre a vida e a morte. Seu refĂºgio Ă© sua casa na Ă¡rvore, para onde foge todas as vezes que precisa ficar sozinha e pensar, ou a companhia do Ăºnico amigo, Delph. Garoto forte, que apresenta uma gagueira provocada por ter assistido o Evento do avĂ´ de Vega. O Ăºnico mundo que os moradores de ArtemĂ­sia conhecem Ă© a prĂ³pria ArtemĂ­sia, eles vivem cercado pela floresta que Ă© uma barreira natural para separĂ¡-los do pĂ¢ntano, lugar para onde nenhum morador quer ir e todos os que foram nĂ£o retornaram.

Ciclo? Evento? Canino? Finalizadora? Centro de Cuidados? Wugmorts? Pois Ă©, Baldacci nĂ£o sĂ³ criou um mundo em ArtemĂ­sia, mas com ele toda uma cultura e realidade fantĂ¡stica e distĂ³pica. Claro que os elementos fantĂ¡sticos se sobressaltam, mas Ă© notĂ³rio que existem muitos interesses obscuros no fato de manter todos os moradores de ArtemĂ­sia confinados em seus limites.

Toda a aventura começa quando Vega presencia uma perseguiĂ§Ă£o a um Wug que ele tem como seu protetor e mentor. Quentin Herms estĂ¡ sendo perseguido pelo Conselho e adentra o PĂ¢ntano. A partir daĂ­ coisas estranhas começam a acontecer, artefatos mĂ¡gicos surgirĂ£o em auxĂ­lio a Vega e um mundo de segredos começarĂ¡ a se revelar para a nossa heroĂ­na, mas nĂ£o sem trazer uma quantidade de perguntas na mesma proporĂ§Ă£o.

A histĂ³ria Ă© narrada pela prĂ³pria Vega, o que faz com que o leitor vĂ¡ desvendando os mistĂ©rios de ArtemĂ­sia junto com ela. Com personagens muito bem construĂ­dos e com caracterĂ­sticas bem marcantes, que vĂ£o da inocĂªncia extrema a uma crueldade desumana, o mundo de Vega se mostra bem real. O toque de fantasia fica tambĂ©m por conta da infinidade de seres selvagens que habitam o pĂ¢ntano e podem matar um homem num piscar de olhos. Mas nem tudo Ă© o que parece ser, e atĂ© as personalidades se alternarĂ£o entre o bem e o mal quando interesses pessoais estiverem em jogo.

Quero destacar dois personagens incrĂ­veis: Delph, garoto inocente que Ă© capaz de uma lealdade canina em relaĂ§Ă£o a Vega; e Harry II, um canino fantĂ¡stico como todos os caninos deem ser.

“ Quando voltou a ficar de pĂ©, ele empurrou minha mĂ£o com o focinho para o topo de sua cabeça, Harry tambĂ©m costumava fazer aquilo. Talvez todos os caninos o fizessem. Harry foi o Ăºnico que tive. Eu o encontrei mais ou menos da mesma maneira – enquanto caminhava na floresta, ele apareceu entre as Ă¡rvores, perseguindo um coelho. Ele nĂ£o o pegou, mas capturou meu coraĂ§Ă£o de uma maneira que pouquĂ­ssimas coisas em ArtemĂ­sia seriam capazes de fazer. “

Ah, e Vega??? Como nĂ£o se apaixonar pela aventura dessa menina que vai amadurecendo ao longo da histĂ³ria, se tornando uma guerreira admirĂ¡vel????

Primeiro livro da sĂ©rie O Limiar, escrito pelo David Baldacci. Nunca tinha lido nada dele, mas sei que gosta de lançar sĂ©ries que parecem infinitas... Meu Deus, o que serĂ¡ de mim esperando para saber o destino de Veja Jane???


Distopia, fantasia, aventura, temas polĂªmicos, violĂªncia, mistĂ©rios, romance. Um livro completo que merece a sua atenĂ§Ă£o. RecomendadĂ­ssimo.



12 comentĂ¡rios

  1. NĂ£o conhecia a histĂ³ria e nem o autor mas, gostei muito da premissa.
    Sua resenha me deixou bastante curiosa
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor sempre escreveu policiais, esse Ă© o primeiro livro de fantasia dele!!!

      Excluir
  2. Acho que nĂ£o li nada do autor tambĂ©m, e este livro parece estar muito bom.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. NĂ£o li nada desse autor ainda, mas sinceramente nĂ£o me interessei pela histĂ³ria desse livro, pois nĂ£o Ă© meu estilo de leituras.

    ResponderExcluir
  4. Oiee.
    Apesar de sua resenha ter ficado bem curiosa, receio que nĂ£o vĂ¡ ler a obra, afinal nem faz assim meu estilo literĂ¡rio, mesmo que eu me arrisque em tudo, rs

    Beijos
    Amor LiterĂ¡rio

    ResponderExcluir
  5. Drica!
    Gosto das distopia e quando bem criativas ainda melhores.
    Gostaria de desvendar os mistérios que rondam Artemísia.
    “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fĂ´ssemos de ferro.”(Sigmund Freud)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serĂ£o 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Gente, nĂ£o lembro de ter lido em lugar nenhum sobre o livro O Limiar!
    E agora lendo aqui fiquei bem interessada com tudo, animei de conhecer demais.
    Achei bem legal o mundo criado pelo David Baldacci, diferente do que tenho lido ultimamente.
    Gosto qdo o livro Ă© narrado pela protagonista, justamente pelo que vc falou, vamos descobrindo com ela tudo e a tensao vai aumentando.
    Ja de cara gostei de Vega e qdo eu ler pode deixar que eu vou ficar de olho Delph e Harry II, ja que citou caninos para os dois, haha..amo!
    Adorei o RecomendadĂ­ssimo, vou ler!
    Beijos

    https://fuxixiu.wordpress.com/
    https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vega e Harry !! fazem o livro valer Ă  pena, fora a histĂ³ria que Ă© fantĂ¡stica!!!

      Excluir
  7. NĂ£o conhecia o livro, e assim que comecei a ler sua resenha me veio na mente Jogos Vorazes o distrito 13 e tal, mais vi que Ă© bem diferente apesar de ao longo da resenha eu ver uma coisa aqui e outra ali que me lembrasse novamente, mas em si gostei muito e vi que aventura Ă© o que nĂ£o falta nessa leitura, entĂ£o ja quero ler hehe...
    bjocas

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!