Leitura da Drica: Colin Fischer, Ashley Edward Miller e Zack Stentz - Novo Conceito

TĂ­tulo Original: Colin Fisher

TĂ­tulo Nacional: Colin Fisher

Autores: Ashley Edward Miller e Zack Stentz

Lançamento: 2014

PĂ¡ginas:176

Categoria: Juvenil

Editora: Novo Conceito

Tradutor: Henrique Monteiro



Sinopse:
Resolvendo o crime. Uma expressĂ£o facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorizaĂ§Ă£o com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genĂ©tica e cinema clĂ¡ssico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiĂªncias com a MUITO INTERESSANTE populaĂ§Ă£o local. Quando um revĂ³lver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversĂ¡rio de uma das garotas, Colin Ă© o Ăºnico que pode investigar o caso. EstĂ¡ em suas mĂ£os provar que nĂ£o foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacĂª, e Wayne nĂ£o estava com os dedos sujos de glacĂª…

Oi, gente,

hoje vamos conhecer Colin Fischer. Colin tem sĂ­ndrome de Aspenger, um transtorno com caracterĂ­sticas do autismo, o que faz com que ele, principalmente, nĂ£o suporte o toque de outra pessoa e tenha dificuldades de entender emoções e expressões faciais, fazendo com que entenda tudo literalmente. Para facilitar o seu dia a dia, ela cria cards que sĂ£o desenhos que retratam expressões de pessoas conhecidas e uma descriĂ§Ă£o, criando assim uma espĂ©cie de dicionĂ¡rio de emoções. Vamos encontra-lo no seu primeiro dia de aula no ensino mĂ©dio de uma escola regular.

 “Eu pensava que as pessoas fazem isso porque sĂ£o ruins em matemĂ¡tica, mas a verdade Ă© porque sĂ£o jogadores. Deixam passar boas oportunidades que estĂ£o bem na sua frente em troca de outras imaginadas melhores e que quase nunca se materializam. É por isso que confio na matemĂ¡tica e nĂ£o nas pessoas. A matemĂ¡tica produz melhores decisões.”

O ensino mĂ©dio jĂ¡ Ă© tenso para qualquer aluno, imagine entĂ£o para Colin, que terĂ¡ como colega Wayne Conelly, um garoto valentĂ£o que tem Colin como seu saco de pancadas e alvo das piores brincadeiras desde a infĂ¢ncia.

“A vida real nĂ£o funciona como um romance de mistĂ©rio. Mas deveria. Investigar.”

Como se jĂ¡ nĂ£o estivesse ruim o suficiente, Colin presencia, durante o almoço, o disparo de uma arma de fogo em pleno refeitĂ³rio da escola. Wayne Ă© apontado como o principal suspeito, mas Colin sabe que nĂ£o Ă© verdade. Usando toda a sua inteligĂªncia e capacidade de observaĂ§Ă£o, ele embarcarĂ¡ em uma perigosa aventura para provar a inocĂªncia do seu nada amigo Wayne e, lĂ³gico, descobrir quem Ă© o culpado.

O livro Ă© uma delĂ­cia! NĂ£o por Colin, mas por todo o suspense envolvido. Os autores estĂ£o de parabĂ©ns por retratar a sĂ­ndrome de Aspenger do jeito que ela Ă©, mostrando que as pessoas que a possuem sĂ£o pessoas comuns, capazes e com inteligĂªncia acima da mĂ©dia.

O livro Ă© narrado em primeira pessoa, apenas por Colin, o que faz com que todos os fatos nos aproxime do narrador e nos ajude a mergulhar no suspense. Dividido em capĂ­tulos curtos, sempre com uma introduĂ§Ă£o feita pelo prĂ³prio Colin narrado uma experiĂªncia vivida por ele. Cheio de notas de rodapĂ© que explicam questões cientĂ­ficas fantĂ¡sticas, o livro fala de muitos temas.


Uma leitura leve, divertida e cativante. Simplesmente nĂ£o tem como nĂ£o se apaixonar por Colin Fischer. 





8 comentĂ¡rios

  1. Eu adoro este tipo de livro e me fez lembrar os livros: Passarinha e ExtraordinĂ¡rio, livros maravilhosos que todos deveriam ler.
    JĂ¡ tinha lido algumas coisas deste livro e gosto da forma como ele Ă© apresentado pra mim.
    Apesar do protagonista ter uma sindrome que traz dificuldades de relacionamento,,faz com que ele sofra bullying ele parece super tranquilo.
    Ajudar seu nada amigo mostra o quĂ£o inteligente ele Ă©...
    Espero que a partir dai uma amizade aconteça...
    Adorei a resenha e quero ler.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Drica!
    Li esse livro no ano passado e gostei, justamente por abordar a sĂ­ndrome de Aspenger, que precisa ser mais conhecida e discutida.
    “A beleza Ă© a Ăºnica coisa preciosa na vida. É difĂ­cil encontrĂ¡-la - mas quem consegue descobre tudo.”(Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serĂ£o 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. OlĂ¡!!
    Simplesmente adorei esse livro, e Ă© a primeira vez que vejo falar dele, gostei da ideia dos autores em tratar desse assunto tĂ£o serio, e trazer essa trama envolvente , espero poder logo pra descobri as aventuras que o protagonista ira percorrer atĂ© descobrir o que quer.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  4. NĂ£o gostei muito pelo fato de nĂ£o ter consigo criar uma conexĂ£o com o personagem principal, mas tudo no livro foi bem tratado desde transtorno dele atĂ© do fato dele ser nerd de fato, fora as notinhas de rodapĂ©, enfim, uma histĂ³ria muito bem escrita e um personagem que foi muito bem trabalhado e desenvolvido sem deixar nenhuma ponta solta.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho este livro, mas atĂ© hoje nĂ£o parei para ler. Sei pouca coisa sobre a sĂ­ndrome e seria muito interessante para mim para pelo menos sabe um pouco sobre ela.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro na estante, mas ele ainda estĂ¡ na fila para leitura. Confesso que depois da tua resenha fiquei muito curiosa sobre o livro. Adorei saber que essa doença foi retratada como realmente Ă© dentro da histĂ³ria, isso quebra possĂ­veis preconceitos que possam surgir. AlĂ©m disso, a pitada de suspense unida Ă  sagacidade do protagonista deixa a leitura ainda mais envolvente.

    ResponderExcluir
  7. Drica, eu jĂ¡ vi muitas vezes este livro rodando pelo mundo dos blogs, mas jamais parei ler alguma resenha nem sabia do que se tratava. E agora que tive o prazer de fazer isto, eu estou encantada por ele. Achei muito legal o livro abordar a SĂ­ndrome de Asperger, atĂ© porque muito gente desconhece ou nĂ£o faz a mĂ­nima ideia do que seja; ler um livro onde o personagem principal tenha isso e acompanhar todas as sua dificuldades de relacionamento com o mundo e nĂ£o sĂ³ isso, mas as suas conquistas deve ser muito interessante.
    Com toda certeza ele irĂ¡ para a minha lista de prĂ³ximas leituras.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. oiiii...
    bom quero ler...kkkk....e serio...me apaixonei...o fato de o protagonista se esforçar pra entender as espresoes das pessoas ,,,e nao se emportar tanto com issoo...gente me apaixonei por ele....pela suas dificuldades....e o misterio...ele vai descobrir que desparou a arma....obg pela otima,linda e maravilhosa dica...bjssss...

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!