Leitura da Drica: Eu te darei o sol, Jandy Nelson - @novo_conceito

Eu Te Darei o Sol

O amor Ă© apenas a metade da histĂ³ria

Autora: Jandy Nelson

Ano: 2015

PĂ¡ginas: 384

Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Noah e Jude competem pela afeiĂ§Ă£o dos pais, pela atenĂ§Ă£o do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da CalifĂ³rnia.
Mal-entendidos, ciĂºmes e uma perda trĂ¡gica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que nĂ£o tĂªm coragem de revelar a ninguĂ©m.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL Ă© o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais prĂ³ximas de nĂ³s sĂ£o as que mais tĂªm o poder de nos machucar.



A primeira coisa que me deixou intrigada com esse livro foi a Ăºltima frase da sinopse: “As pessoas mais prĂ³ximas de nĂ³s sĂ£o as que mais tĂªm o poder de nos machucar. “ Imaginei que terĂ­amos um bom drama pela frente e resolvi ler.

A histĂ³ria Ă© narrada pelos gĂªmeos Noah e Jude Sweetwine, em momentos diferentes, alternando passado e presente e, claro, sob a perspectiva de cada um. Seu tema principal? A eterna disputa entre irmĂ£os pela atenĂ§Ă£o de todos, buscando se destacar em um mundo tĂ£o igual como Ă© a realidade de gĂªmeos.

Noah Ă© o favorito da mĂ£e enquanto Jude, a favorita do pai. E isso sĂ³ torna a disputa mais acirrada. Noah Ă© um garoto introspectivo, tem tanto talento que jĂ¡ nasceu para ser um pintor renomado, nĂ£o Ă© muito de falar, mas expõe os seus sentimentos atravĂ©s dos seus desenhos. O que provoca o orgulho da mĂ£e e a inveja da irmĂ£. Sem amigos, tendo apenas a sua arte por companhia, Ă© a chegada de um novo vizinho que vai desestabilizar a vida de Noah.

“Sempre sei o que se passa na mente da Jude. NĂ£o Ă© tĂ£o fĂ¡cil para ela saber o que se passa na minha mente, porque eu tenho persianas mentais e as fecho sempre que acho necessĂ¡rio. Como ultimamente. “

Jude Ă© bonita, popular e surfa, chama a atenĂ§Ă£o dos garotos por onde passa. NĂ£o se entende muito com a mĂ£e e ambas vivem discutindo. Tem talento para esculturas, mas nĂ£o acredita em seu potencial. Apesar de tudo Ă© insegura e sofre muito a falta da avĂ³ que morreu.

"Permito-me sentir o horror e me rendo a ele em vez de fugir, em vez de me convencer que tudo pertence a Noah, e nĂ£o a mim, em vez de colocar todo um Ă­ndice de temores e superstições entre mim e este horror, em vez de me mumificar em camadas e mais camadas de roupas para me proteger, e caio com a força de dois anos de luto contido, o sofrimento de dez mil oceanos finalmente rompendo diques dentro de mim...
Deixo que meu coraĂ§Ă£o se parta.
E Noah estĂ¡ aqui, forte e firme, para me segurar, para me abraçar durante a queda, para ter certeza de que estou segura."

AtravĂ©s da narrativa dos dois percebemos como os dois sĂ£o capazes de machucar um ao outro. E isso sĂ³ piora quando um acidente trĂ¡gico atinge a frĂ¡gil estrutura da famĂ­lia e transforma os gĂªmeos em pessoas vazias e sem vontade de viver, afastando-os ainda mais. Mesmo que, no fundo, o que os dois queiram mesmo Ă© se reconciliar e voltar a ser uma famĂ­lia.

"E tudo dentro de mim estĂ¡ em silĂªncio, em paz e certo. Respiramos e nos deixamos levar. Imagino nĂ³s dois nadando sob o cĂ©u noturno atĂ© a Lua brilhante e espero me lembrar dessa imagem pela manhĂ£, para poder desenhĂ¡-la e lhe dar de presente. Antes de dormir, ouço-a dizendo: 
- Ainda te amo muito.
E digo:  Eu tambĂ©m."

Eu te darei o sol Ă© um dos livros de maior carga emocional que jĂ¡ li. E nos mostra que a vida Ă© curta demais para perdemos tempo com banalidades, e que devemos mesmo Ă© nos preocupar em estar ao lado de quem amamos.


Uma histĂ³ria para quem gosta de dramas familiares, descoberta da sexualidade com uma pitada leve de romance.






13 comentĂ¡rios

  1. OlĂ¡!!
    Minha expectativa ta enorme com esse livre desde que vi essa capa e esse nome me encantei, mais nĂ£o tinha lido a sinopse entĂ£o nĂ£o imaginei que seria drama familiar, imaginei um romance estilo Nicholas Sparks, mais agora vejo que estava totalmente engana , nĂ£o fosse sua resenha eu iria ter uma grande surpresa ao começar ler os livro, mas enfim, Ă© uma surpresa boa, porque eu sou muito fĂ£ de dramas familiares e esse me pareceu interessante, ele permanecerĂ¡ em minha lista de desejos.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Drica, eu jĂ¡ imaginava que ia chorar com o livro, mas quando chegou o momento, o nĂ³ jĂ¡ estava apertado hĂ¡ muito tempo.Amei este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Drica!
    Gosto de livros intensos como esse que trabalham o lado emocional de todas as personagens.
    E gosto quando envolvem irmĂ£os, porque famĂ­lia Ă© tudo, nĂ©?
    E concordo com o pensamento inicial, porque Ă© de onde nem esperamos que ficamos mais magoados e quem estĂ¡ perto de nĂ³s, Ă© quem tem mais possibilidade de nos machucar.
    “Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai Ă¡gua lĂ­mpida e fecunda.”(ProvĂ©rbio ChinĂªs)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serĂ£o 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. Antigamente esse seria um livro que saltaria aos meus olhos. Mas depois de viver o drama de uma UTI neonatal um livro sobre drama familiar nĂ£o e algo que eu esteja tĂ£o ansiosa pra ler.
    Mas tenho que admitir que esse Ă© um livro com fatores fortes para conquistar o leitor: Uma narrativa sob dois pontos de vista; um tema sobre o qual nĂ£o lemos com frequĂªncia; e algo que todos nĂ³s presenciamos em algum momento de nossas vidas, seja o disputa entre irmĂ£os ou a perda de um familiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dramas sĂ£o bem mais intensos quando nĂ³s somos os protagonistas, nĂ©? Espero que esteja tudo bem.

      Excluir
  5. Drica, amei saber do diferencial da historia. NĂ£o hĂ¡ nada melhor que nos surpreendermos com uma historia, com a escrita da autora. Estou muito curiosa. Uma relaĂ§Ă£o fraternal abalada Ă© muito ruim, imagino que seja mais ruim ainda no caso de gĂªmeos, que compartilham de uma cumplicidade sem igual. Me apaixonei pela historia sĂ³ de ler a resenha. E espero ter a oportunidade de ler algo que tem tanto para nos ensinar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. IrmĂ£os que nĂ£o se falam... Disputa entre eles. Pais que nĂ£o sabem amar ambos da mesma forma...
    Fiquei com raiva desses pais. Eles tem um papel importante na vida dos filhos.
    Tenho dois irmĂ£os e minha relaĂ§Ă£o Ă© muito diferente com cada um... mas nunca competimos pela atenĂ§Ă£o de ninguĂ©m... este livro parece ser um drama complexo e que sempre deixa muitas lições!
    Quero ler!
    Quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, que os pais sĂ£o crucias nesse caso. Eles poderiam ter mudado o rumo dessa histĂ³ria.

      Excluir
  7. parece que o livro nao foi tao bom quanto vc esperava mas vamos a minha opiniao....essa historia de irmaos competindo o amor dos pais nunca acaba bem ou um vai sair machucado ou pela pior das ipoteses o dois irao se machucar...entao nao gostei muito do tema...isso e o que eu achei..mas vamos dar uma chance...bjs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro Ă© muito bom, muito bem escrito, sĂ³ nĂ£o curto esse tipo de drama pq jĂ¡ tenho os meus dramas familiares reais, e ai tudo fica pequeno perto da realidade, nĂ©?

      Excluir
  8. Desde que o livro foi lançado eu senti vontade de ler ele. Primeiro porque eu gosto muito desse gĂªnero literĂ¡rio, e segundo porque sempre aprendo algo com esse tipo de livro. Acho interessante porque os personagens deles sĂ£o sempre muito reais, com qualidades mas tambĂ©m defeitos, o que acaba fazendo com que o leitor se identifique. A capa Ă© linda, adorei a arte de diagramaĂ§Ă£o!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!