Leitura da Drica: Plutão, R. J. Palacio - Intrínseca

Livro: Plutão

Série: Extraordinário

Autor: R. J. Palacio (@rjpalacio)

Páginas: 90

Editora: Intrínseca

Tradução: Rachel Agavino

Sinopse:
Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário. Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.

Plutão é um conto exclusivo em ebook que faz parte da série de Extraordinário. Toda a história se num período de 24 horas mostradas pela marcação de horário de cada evento. É narrado em primeira pessoa por Christopher Angus Blake, ou simplesmente Chris, melhor e primeiro amigo de August Matthew Pullman, ou simplesmente Auggie. Nessas 24 horas, vamos alternar entre o presente e o passado desses dois amigos praticamente inseparáveis.

As mães de Chris e Auggie já eram amigas antes do nascimento deles, o que facilitou a amizade dos dois, que se conhecem desde o segundo dia de vida. Por ter conhecido Auggie desde sempre, Chris não tem a percepção que todos têm de que o seu melhor amigo é diferente da maioria das pessoas. Com o passar do tempo, vendo as expressões de nojo e medo das outras crianças, ele consegue compreender, mesmo não sendo preconceituoso, que ser amigo do Auggie não seria nada fácil. Afinal, raramente ele conseguiria fazer com que os seus amigos fossem amigos do Auggie também. O que não impede que ele mantenha a sua amizade mesmo quando passam a morar em cidades diferentes.

Por muito tempo, Chris pareceu não se importar, e curtiu divertidos momentos ao lado do melhor amigo, até ser obrigado a se mudar. A distância e a falta de tempo fizeram com que ambos se distanciassem gradualmente, até praticamente perderem o contato. 

Sou apaixonado por Extraordinário, e adorei a ideia da autora de mostrar a história de Auggie sobre outro olhar. É lindo ver como o Chris é um amigo de verdade, mesmo em meio a todas as adversidades e limitações que a saúde de Auggie podiam impor.

"(...) quando amigos precisam de nós, fazemos o que podemos para ajudar, certo? Não podemos ser amigos só quando é conveniente para a gente. Boas amizades valem um esforcinho a mais!"

Presença certa na casa de Auggie, foi ele quem ajudou a escolher o nome da cadelinha da casa: Darth Daisy, personagem das aventuras espaciais inventadas pelos dois nas viagens a Plutão.

Mas crescer não é tão fácil assim, e Chris mudou-se, fez novos amigos, passou a ser um garoto relapso. E é o acidente de carro que sua mãe sofre ao deixa-lo na escola que faz com que ele repense um monte de coisas que ele tinha deixado de valorizar, entre elas a amizade de Auggie.


Mais uma história linda, doce, inocente, que os faz refletir sobre nós mesmos.  A R. J. Palacio é mestra nisso!!!





7 comentários

  1. Drica, posso até sentir o quanto foi bom ler este livro. Eu tive o prazer de ler Extraórdinário e foi para mim uma das melhores leituras do ano. A história de vida de Auggie é linda e impossível de não emocionar e desejar estar ao seu lado. A ideia da autora de fazer este livro, mostrando o ponto de vista de seu melhor amigo é genial, pois assim podemos ver o outro lado da história e entendê-lo melhor.
    Adoraria ler Plutão, por isso já o adicionei em minha lista de leitura.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Drica...nossa resenha linda...uma historia de amizade e cumplicidade tambem...viver um dia com o melhor amigo de auggie....e linda essa amizade...de ele saber que o amigo tem vamos dizer "doença" e ele nao se emporta....infelizmenrçte nao tive a oportunidade de ler extraordinario...mas vou ler...obg pela dica e beijoocasss......

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Que legal esse conto, e eu nem sabia da existência dele, e nesse primeiro contato atravez de sua resenha gostei muito, e quero lê tanto quanto extraordinário que esta em minha lista de desejos desde a primeira resenha que li e me apaixonei.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Sou super fã de Extraordinário.
    Livro comovente.. Um dos melhores que li.
    Adorei saber que a autora continua contando a estória dos personagens.
    Eu não lembro do Chris... Acho que porque ele tá longe e só é lembrado mesmo.
    Amei a amizade deles e ficar sabendo como Chris vê Auggie. A amizade verdadeira é algo que vale a pena ser retratada em livros, filmes...
    Gostei de falar de como eles estão depois de mais velhos.
    Pena que é e-book, queria livro físico.
    De qualquer forma adorei e pretendo ler.
    Beijks.

    ResponderExcluir
  5. Ai Adri!
    Deve ser uma leitura leve e descontraída.
    Estou com Extraordinário aqui para leitura, mas não sei quando poderei ler.
    ”Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.”(Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Já baixei o conto, só falta eu ler. Dei o meu Extraodinário para meu filho ler, e iniquei a leitura na escola dele. É um livro que todos deveriam ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Li Extraordinário há algum tempo e simplesmente me apaixonei pela sutileza, pureza e ao mesmo tempo tanta força que a história emana. Os personagens são só amor, e esse conto em especial me conquistou de forma intensa, por conta da linda lição de amizade e valorização que ele nos traz. Não há como não se emocionar!

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!