Resenha da Vic: Zack e Mia, A.J. Betts - @novo_conceito

Titulo: Zack e Mia

Autor(a): A J. Betts

Editora: Novo Conceito

PĂ¡ginas: 288

Sinopse
A Ăºltima pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso.
No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela.
Mas no hospital as regras sĂ£o diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente.
SerĂ¡ que Mia precisa de Zac? SerĂ¡ que Zac precisa de Mia? SerĂ¡ que eles precisam tanto um do outro?
Contada sob a perspectiva de ambos, Zac e Mia Ă© a histĂ³ria tocante de dois adolescentes comuns em circunstĂ¢ncias extraordinĂ¡rias.



Zack Ă© um adolescente de dezessete anos, que sofre de leucemia hĂ¡ um bom tempo. Apesar de jĂ¡ ter feito o transplante, ter uma nova medula chamada Helga (sim, ele deu nome a medula), pela segunda vez ele estĂ¡ de volta ao hospital.

”Confie em mim, penso. Confie em mim. EntĂ£o ela se apoia em mim como se eu fosse o Ăºnico amigo que restasse no mundo.”

NinguĂ©m sabe que Mia teve cĂ¢ncer. Para todos os efeitos, a garota teve uma inflamaĂ§Ă£o na panturrilha e estava descansando em casa por um tempo. Hoje, estĂ¡ curada, porĂ©m, sem uma perna. Esconder esse fato da sua vida antiga, badalada, cheia de amigos e super envolvente, Ă© muito complicado. E Mia vai se perdendo aos poucos, tentando fingir que tudo estĂ¡ bem, tornando aos poucos as coisas um pouco difĂ­ceis de lidar.

O que faz com que esses dois se encontrem? Mia Ă© internada no mesmo hospital que Zac, mais precisamente no quarto ao lado... e Ă© claro que ele tem que dar boas vindas a garota, dizendo os pĂ³s e contra de  estar internado naquele hospital.

“É engraçado como o cĂ©rebro faz coisas assim. Seu mundo todo estĂ¡ sendo chacoalhado e jogado, e o melhor que vocĂª consegue fazer Ă© focar-se em alguma coisa pequena e inesperada.”

PorĂ©m, Mia tem alta, como Zack cansa de dizer, ela tem muita sorte. Ela foi embora porque estĂ¡ curada e ele nĂ£o entende o porquĂª dela nĂ£o estar soltando fogos de artificio por isso. Uma inciativa de mandar um convite de amizade no Facebook, faz com que Zack tenha um pouco de noĂ§Ă£o de como era a vida de Mia antes do cĂ¢ncer e como ela estĂ¡ tentando fingir que tudo ainda Ă© a mesma coisa.

Com uma jogada de mestre, Mia aparece na porta de Zack e ele Ă© introduzido na vida dessa garota cheia de mistĂ©rios que nĂ£o quer ser ajudada, criando um laço de amizade Ăºnico, que vai muito alĂ©m das paredes do hospital.

Zack e Mia Ă© um livro envolvente, que fala sobre famĂ­lia, esperança, força e recomeços. Zack foi destinado a entrar na vida de Mia para ensinĂ¡-la que a vida continua, apesar de tudo, e que ela tem que ser aproveitada ao mĂ¡ximo. Mia entrou na vida de Zack para mostrĂ¡-lo que a vida vai muito alĂ©m do que estatĂ­sticas e probabilidades (quem ler vai entender rsrs), e que apesar de tudo conspirar contra, a vida ainda pode nos surpreender com coisas boas.

"Eu queria poder dizer isso a ela. Eu queria poder dizer a ela quanta sorte tem."

O livro Ă© narrado na terceira pessoa, com o ponto de vista de ambos, sendo que o de Mia Ă© sempre mais interessante pelo fato dela ser uma incĂ³gnita na  maior parte do livro.

O Zack Ă© o menino fofo, leal e engraçado, que todos nĂ³s querĂ­amos como amigo. A Mia, nem tanto... rs, mas, existe algo de muito bonito naquela garota que faz com que as pessoas nĂ£o desistam dela.

A escrita da Betts Ă© envolvente e extremamente emocionante. E a forma que ela desenvolveu os personagens, com seu crescimento gradativo, tanto intelectual, quanto emocional, Ă© muito emocionante.

Apesar de eu amar esses sick lit, que chegaram com tudo no mercado editorial, Zack e Mia nĂ£o Ă© muito diferente dos Ăºltimos lançamentos deste mesmo gĂªnero.

A diagramaĂ§Ă£o estĂ¡ linda. A capa Ă© fofa Ă© fofa ao extremo, esse amarelinho, a fonte da letra... gente, que amor. RevisĂ£o e diagramaĂ§Ă£o impecĂ¡vel.

Leitura recomendada para todos que gostam de livros emocionantes, e amam um bom e velho clichĂª.


‘’Talvez os nĂºmeros o atormentem da mesma forma que minha perna me atormenta. Talvez nĂ³s dois estejamos vivendo como frações. ”





7 comentĂ¡rios

  1. Estava meio em dĂºvida se lia ou nĂ£o este livro, mas pelo que vi, vale a pena dar uma chance.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  2. OlĂ¡!!
    Realmente ele nĂ£o Ă© diferente dos outros livros do gĂªnero, mais como os outros Ă© uma Estoria boa e que vale a pena ler, pois as mensagens que esses livros nos traz sĂ£o sempre muito positivas.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  3. JĂ¡ li vĂ¡rias resenhas deste livro e quero muito le-lo em breve
    Este livro me parece ser leve e divertido e abordar o cĂ¢ncer da mesma forma, tal como ACEDE.
    Acho que se estĂ¡ doente estes livros nĂ£o seriam legais... mas como eu passei por isso (eu nĂ£o tive cĂ¢ncer, mas minha mĂ¢e e foi dureza) acho que vale depois que passa.

    Os personagens sĂ£o interessantes em Zac e Mia (eles sĂ£o interessantes) demais e acho que encarar a doença como tipo: nĂ£o faça de conta que vc tĂ¡ bem, a vida Ă© uma droga Ă s vezes Ă© legal.
    Vc tem que abraçar a pessoa e chorar e dizer eu nĂ£o quero que vc morra.
    CĂ¢ncer Ă© uma merda gente, nada legal!
    Adorei a resenha e quero ler este livro sim!

    ResponderExcluir
  4. VitĂ³ria, jĂ¡ vi alguns comentĂ¡rios muito positivos sobre esse livro e devo dizer que ele tem estado em minha lista de leituras a algum tempo, mas atĂ© hoje ainda nĂ£o o li, infelizmente. Amei a resenha, vocĂª nos mostrou o quanto a histĂ³ria parece ser emocionante e como faz com que o leitor reflita sobre vĂ¡rios aspectos da vida.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. parece muito tocante a historia...mas muito culpa da estrelas...autores existem outas doencas sem ser cancer kkk.parece umaromance adolecente emocionante..curiosa pra ler...bjs

    ResponderExcluir
  6. VIC!
    Um sicklit e ando fugindo de livros que me entristeçam com suas doenças.
    ”Uma vida sem desafios nĂ£o vale a pena ser vivida.”(SĂ³crates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serĂ£o 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  7. Como vocĂª, eu tambĂ©m adoro o gĂªnero sick-lit. Sempre acabo me emocionando e aprendendo um pouquinho com cada personagem que conheço. Este livro em particular me interessa principalmente pela incĂ³gnita que Ă© a Mia, acho que seria interessante acompanhar a evoluĂ§Ă£o dela por conta da amizade com o Zack. A capa Ă© linda mesmo, todos os detalhes combinam perfeitamente entre si e a escolha de cores foi muito bem feita!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!