Leitura da Drica: 365 Dias Extraordinários, R. J. Palacio

365 dias extraordinários: O livro de preceitos do Sr. Browne

Editora Intrínseca

432 páginas

Sinopse:
No romance Extraordinário, o leitor teve a chance de conhecer o memorável professor de August Pullman, o Sr. Browne, que no primeiro dia de aula, antes mesmo de se apresentar aos alunos, ofereceu uma profunda lição sobre a importância de cultivarmos preceitos positivos em nosso cotidiano regras capazes de nos inspirar a fazer escolhas cada vez mais acertadas ao longo da vida. O discurso do professor fez com que Auggie, pela primeira vez, pensasse que frequentar a escola poderia não ser tão má ideia.
É essa a inspiração que 365 dias extraordinários pretende levar ao leitor. A bela edição reúne uma coleção de preceitos que vão iluminar, confortar e desafiar cada um a se tornar uma pessoa melhor. São palavras de sabedoria pinçadas de fontes que vão desde músicas e grandes obras da literatura até inscrições em tumbas egípcias e frases de biscoitos da sorte, incluindo passagens de alguns dos mais importantes personagens de Extraordinário e de mais de cem dos milhares de leitores que enviaram seus preceitos à escritora R. J. Palacio.
365 dias extraordinários: o livro de preceitos do Sr.Browne é uma celebração da gentileza, da esperança, da força de vontade e do poder do coração.

Oi, gente,

Quem leu Extraordinário ficou meio órfão quando acabaram as aulas porque não teria mais os preceitos dos Sr. Browne. Mas aí, a R. J. Palacio, vem e lança 365 dias extraordinários, para virar praticamente um livro de cabeceira, já que nele você tem um preceito para cada dia!!!

O Sr. Browne é um daqueles professores fantásticos, que você não perderia a aula dele por nada na vida, e que é capaz de transformar crianças. Professor de pequenos (acredito fundamental I, para nós), talvez por isso, seu método apaixone tanto os alunos. Todos os meses o Sr. Browne inicia a aula colocando um preceito no quadro e discute com os alunos a respeito. Mas o livro foi fruto de um trabalho maior: durante as férias, ele pede que os alunos criem os seus próprios preceitos e enviem pra ele. O livro nada mais é do que a reunião desses preceitos e de relatos de como eles são importantes e podem transformar pessoas.  

O livro é lindo, tem um colorido fantástico e diagramação perfeita. Cada página se refere a um dia do ano e tem um preceito para cada dia, que pode ser de pessoas conhecidas até anônimas. Mas o mais legal são as histórias que o Sr. Browne conta de como os seus preceitos atuam na vida dos seus alunos, o que acontece a cada intervalo entre um mês e o outro. Muitas dessas histórias têm como personagens os colegas de Augie.


"Como falei, meu trabalho é plantar a semente na cabeça de vocês, crianças. Semear. Uma vez que a semente está lá, tudo o que tento fazer é continuar lançando alguma luz nela. E vê-la crescer. Com o tempo, vocês começarão a demonstrar luz própria, e então... o mundo que se cuide!"


Um livro leve, doce, divertido. Para se ler de vez ou em doses homeopáticas, não importa. Mas um livro ao qual se deve voltar de vez em quando. Ou pelos menos sempre que você precisar acreditar que esse mundo ainda tem jeito. 


Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!