Lendo com a Dani: A menina da neve, Eowyn Ivey - @Novo_Conceito
Marcadores:
Dani Souza,
Drama,
Editora Novo Conceito,
Eowyn Ivey,
Fantasia,
Lendo com a Dani,
Literatura estrangeira,
Resenhas
Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve.
Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.
A Menina da Neve ( The Snow Child)
Autora: Eowyn Ivey
Novo Conceito (2015)
352 páginas
Minha mania de ler contos de fada me instigou a ler este título, unido à capa e ao resumo, além do local em que é ambientado.
Alasca... onde o inverno é imperdoável, especialmente na década de vinte quando não era habitada, nem muito conhecida.
Perguntei-me o que levou Mabel e Jack a escolher um lugar tão ermo e tido como selvagem. A resposta não me convenceu muito, porém é uma questão de como cada um lida com as reviravoltas da vida.
Mabel e Jack são um casal que se ama, mas têm um histórico que os mantêm afastados. Acabam agindo como irmãos até que tudo muda.
Numa noite fria e repleta de neve eles brincam na neve e constroem uma menina de neve. Jack esculpe o rosto da menina e Mabel lhe enfeita com suas luvas e cachecol.
No dia seguinte a boneca está destruída e pegadas partem do boneco até a floresta.
Mabel tem uma vaga lembrança de um livro antigo que seu pai lia para ela quando criança, movida pela esperança ela pede a sua irmã Ada que envie o livro e suas suspeitas ganham um quê de veracidade.
O certo é que apenas os dois velhos vêem a tal criança que anda na neve sem deixar rastros.
Será que o conto de fadas é verdadeiro ou não passa de imaginação fértil de um casal idoso?
Pontos positivos: A autora consegue nos manter incertos se é realidade e fantasia até o final. Hora pensava que não passava de coincidência, mas depois achava que era possível... E foi nesse quesito que me apeguei e mantive o interesse para descobrir a verdade.
A arte da editora com uma floresta nevada a cada capítulo. A divisão da trama em partes com direito a trechos do conto A donzela de Neve.
Pontos negativos: começo monótono, a falta de indicação no topo do capítulo sobre o pulo no tempo. As descrições de como tirar a pele de animais.
Fui pesquisar a respeito do conto e encontrei várias versões. O que posso dizer é que, a meu ver, o livro foi apenas inspirado no conto, a autora tomou algumas liberdades e gostei bastante.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Eu gostei bastante desse livro, pois adoro releituras de contos de fadas!
ResponderExcluirFiquei dias imaginando se a garotinha era real.
Fico feliz que tenha gostado, apesar de tudo!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Sim, imaginar se é verdade fez toda a diferença. =)
ExcluirDani, desde que vi esse lançamento fiquei com vontade de lê-lo. Gosto muito quando autores criam uma nova versão para esses contos de fada, e esse parece ser bem intrigante e por se passar em uma década passada, em um lugar tão diferente do nosso, aumentou minha curiosidade.
ResponderExcluirAdorei a resenha e fiquei super animada para ler. Espero gostar!
Bjs!
Sim, Alaska em 1920.... muito diferente mesmo. E a fantasia é incrível.
ExcluirOiiii...
ResponderExcluirgente misterios no ar....mas a pessoa fica em duvida...sera que a boneca de neve ganhou realmente vida,ou,e so fruto da imaginaçao deles por quererem tanto um bebe????louca pra ler....obg pela dica....bjssss...
Essa questão perdura.... leia sim. =)
ExcluirEu to bem bem afim de ler essa historia essa capa me cativou muito e a sinopse me deixa curiosa
ResponderExcluirAdorei a resenha ^^
http://estilodenerd42.blogspot.com.br
A capa é bem fofa e gostei bastante da trama.
ExcluirOi Dani, uma amiga recomendou este livro, mas confesso não fiquei empolgada com ele, e continuo com a mesma opinião.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Olá!!
ResponderExcluirÉ impossível olhar pra essa capa e não querer levar pra casa sem nem mesmo ler a sinopse rsrs mas que bom que não é só a capa que é bonita, estou muito curiosa por ler esse livro e saber se a menina exite ou não de verdade, e saber que não é previsível que a autora consegue nos deixar cheios de duvida se é verdade ou náo isso com certeza é um ponto super positiva e me anima mais ainda em ler.
Eu não conhecia o conto original a qual ela se baseou e é bom que ela traga trechos do conto no livro.
Bjocas!!
Rose e como todo conto ele tem várias versões,a que achei é uma das muitas...
ExcluirA dúvida durante a leitura é o que mantêm a mágica do momento.kkk
Dani!
ResponderExcluirLi sse livro também e confesso que foi um pouco diferente do que imaginava.
Adoro as releituras dos contos de fadas.
Não foi dos melhores, mas deu para fazer uma boa leitura.
“Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos.” (Albert Einstein)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!
Que pena que não funcionou bem para vc, eu adorei.
Excluir