À Convite: Lucas Alexandre - Maze Runner - Correr ou Morrer, James Dashner

Título: Maze Runner - Correr ou Morrer


Série: Maze Runner # 1


Autor: James Dashner

 Ano: 2010


Páginas: 426

Editora: Vergara & Riba

Sinopse:

Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.

Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.

Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.



Antes de ler o livro eu já havia assistido ao filme e virei um grande fã da saga.

Ganhei o livro e o li praticamente todo em um dia, ou seja, amei o enredo. O filme foi um pouco fiel ao livro, mas quando pensei que já sabia tudo que iria acontecer....tcharammmm!!! O livro me surpreendeu.

É a história de garotos que, por algum motivo, estão sem memória e são obrigados a conviver dentro de uma clareira que fica no meio de um labirinto cheio de malditos verdugos. É aí que surge Thomas nesse local, trazido pela gaiola, o coitado chega com muito medo e sem lembrar-se de nada da sua vida antes daquele lugar.

Um dia depois, chega a Teresa com uma carta que diz: “Ela é a última.”

Isso é o bastante para Thomas e ela serem acusados de coisas que eles nem mesmo sabem do que se trata.

Thomas e Teresa possuem o poder da t******a e isso os ajuda em muitos momentos da história.

O labirinto é investigado todos os dias pelos corredores e Thomas sente que, por algum motivo, quer ser um deles. Até que um dia Alby, líder da clareira e Minho, encarregado dos corredores, saem para ver um verdugo "morto".

Então quando os portões estão prestes a se fechar, Thomas toma uma decisão que fará com que todos mudem seus pensamentos sobre ele.

Eu achei bem parecida a ideia central do livro com Divergente e Jogos Vorazes, mas não posso falar mais nada para vocês não me odiarem.

É isso, corram até a livraria mais próxima e leiam essa linda e emocionante história.


27 comentários

  1. Oi, Lucas! Eu passei a conhecer Maze Runner através dos filmes e desde então virei uma grande fã, não só pelos atores que tenho uma enorme admiração mas também pelo enredo ser cheio de aventuras, suspense e ação, gêneros que amo.
    Ainda não consegui ler os livros da serie, mas saber que seu primeiro livro muito te surpreendeu com cenas que não estão presentes no filme, aguçou ainda mais minha curiosidade que antes já era enorme.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me deixou muito feliz também.
      Leia e depois me conte o que achou =D

      Excluir
  2. Oi Lucas! Tenho uma enorme curiosidade com essa série. Já assisti aos filmes e gostei muito, na verdade, achei surpreendente, já que nem sempre as adaptações conseguem essa proeza. Agora fiquei mais ainda com vontade de ler os livros... Um dos meus gêneros favoritos, sem dúvidas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A adaptação não fugiu tanto assim da ideia central do livro, só algumas partes que foram trocadas.
      Fora isso você vai amar os livros.

      Excluir
  3. Adoro distopias juvenis, ainda não tive de oportunidade de ler os livros/assistir os filmes, mas estou muito ansioso para a leitura. A premissa é muito bacana e o livro parece ser cheio de ação, mistério e muita, muita aventura! Ansioso p/ ler. Abs
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já começa com ação o que te prende a ele na hora.

      Excluir
  4. Os livros não me chamaram a atenção, mas gostei bastante das adaptações e foi até legal pois não fiquei comparando livro e filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Varia muito de gosto.
      Eu também assisti primeiro os dois filmes para depois ler o primeiro livro.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucas, eu conheci a serie pelos filmes eu sinceramente não tenho a intenção de ler os livros e ficar comparando com os filmes, mas só digo uma coisa os filmes são demais são os melhores filmes que eu já vi e aguardo ansiosamente a sequencia bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena.
      Eu super recomendo você a ler os livros, o final é muito melhor.

      Excluir
  7. Oi Lucas!
    Passei aqui pra poder. E tomara que eu tenha a mesma sorte que você e possa ler esse incrível livro e fazer a minha resenha também, que apesar de eu não ter lido sou muito fã do filme e claro do livro.

    ResponderExcluir
  8. Lucas!
    Muito boa análise.
    Assisti o filme mas ainda não li o livro e pelo jeito é bem fiel.
    “O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes.” (Albert Einstein)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!!
      Assim que tiver a oportunidade eu recomendo você a ler.

      Excluir
  9. Conheço os livros de Maze Runner mas até agora não li nenhum livro, assiti o filme e gostei muito e espero que o livro seja tão bom quanto foi a adaptação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu mais gostei foi do final no livro.
      Ficou mais emocionante.

      Excluir
  10. Comprei ano passado meu box de Maze Runner, e confesso que estou com a maior preguiça de ler. Minha irmã leu todos em menos de 10 dias, porque segundo ela "os livros são maravilhosos". Sim, já vi os dois primeiros filmes, estou empacada na página 100 de Maze Runner e até agora não vi muita diferença com o filme (existem diferenças sim, mas poucas). Quero muito continuar essa leitura, mas outros livros me puxaram e eu não resisti. Mas, esse ano com certeza eu vou terminar \o/

    ResponderExcluir
  11. Nunca li o livro, mas até que gostei do filme. Eles possuem o poder da..? Lembro muito bem do filme, até mesmo disso, mas por que você não disse a palavra? Parece ser fiel ao filme (no caso o contrário haha), não sei se leria porque estou um pouco cansada desse gênero. Mas fiquei bem curiosa pra saber o que acontece depois que tudo acaba, parece muito com divergente.

    ResponderExcluir
  12. Seria um grande spoiler para quem não conhecia ainda a história se eu falasse qual é o poder.
    Sim lembra um pouco de divergente, mas é diferente.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Faz um tempo que li Correr ou Morrer e realmente adorei mesmo os livro me deixando frustado pois é cheio de mistérios e não conseguimos saber, mais achei a historia muito criativa e gostei bastante dos personagens quero terminar de ler essa serie !!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lucas.
    Esse livro é muito legal, né?
    Eu já li Prova de fogo tb e to louca pela continuação.
    Os verdugos são uns nojentos, os criadores uns desocupados criativos...
    Quero muito saber qual é da teresa e do Thomas, mas acho que só vamos saber lá no último livro, hahahahaha.
    Eu li Jogos Vorazes e Divergente e não acho que tenha ligação não...
    Lendo só este livro vc já pensou isso?? Divergente nem tem um ser estranho, Jogos Vorazes até tem...
    De qualquer forma tenho que terminar a saga para saber...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li esse, mas quero ler todos os outros esse ano ainda.
      Apesar de não ter lido Jogos Vorazes e Divergente já assisti os filmes e AMO DIVERGENTE.
      Também não achei tão diferente.
      ODEIO OS VERDUGOS E SEUS CRIADORES.

      Excluir
  15. desde que este livro foi lançado eu desejo mto lê-lo e agora o ganhei, viva!!!!, estou bem ansiosa para ler, ainda não vi o filme então espero que sejam tão bons quanto imagino!

    ResponderExcluir
  16. Oi Lucas!
    Cheguei a começar a ler esse livro, mas parei logo no inicio porque não entendi muito dos termos usados, acabei vendo o filme e deu aquela preguiça de ler o livro, muito embora o livro seja pelo que me disseram e pelo que puder ler na sua renhas bem diferente mesmo fo filme. Mais ainda o lerei algum dia rsrs

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!