Estante da Tata: Corte de Espinhos e Rosas, Sarah J. Maas - @Galera




TĂ­tulo: Corte de Espinhos e Rosas

Livro 1

Autora: Sarah J. Maas

Ano: 2015

PĂ¡ginas: 434

Editora: Galera Record







Antes de tudo eu preciso dizer que vou pedir que vocĂª nĂ£o ceda Ă  tentaĂ§Ă£o e ignore a sinopse oficial dada ao livro pela editora porque ela simplesmente entrega de mĂ£o beijada diversas partes importantes da histĂ³ria. 

Esclarecido isto vamos a resenha.

Corte de Espinhos e Rosas se passa em um mundo que uma vez foi governado inteiramente pelo povo feĂ©rico. ApĂ³s a revolta humana, motivada pela escravidĂ£o, foi estabelecido um tratado de paz entre os povos no qual, entre outras coisas, os humanos receberiam um territĂ³rio para viver e governar onde nenhum feĂ©rico teria permissĂ£o de entrar e nenhum humano de sair.

Em uma cruel sociedade pĂ³s-guerra, vive Feyre, uma menina humana extremamente pobre que, em funĂ§Ă£o de sua famĂ­lia exploradora, se transforma em uma caçadora.

No meio de um inverno cruel e motivada pela fome extrema, Feyre mata, perto da fronteira feĂ©rica, um gigantesco lobo e vende sua pele no mercado da cidade. O que Feyre nĂ£o sabia era que o lobo na verdade era um feĂ©rico zoomĂ³rfico.

Em funĂ§Ă£o da vida que ela tirou, uma besta feĂ©rica atravessa a muralha e exige a ela o pagamento devido estabelecido pelo tratado de paz: uma vida por uma vida. A criatura entĂ£o dĂ¡ a Feyre uma escolha, morrer pelo seu ato ou viver eternamente na terra feĂ©rica.

O problema nisso tudo Ă© que por sĂ©culos a raça humana vem contando e disseminando diversas histĂ³rias sobre o povo feĂ©rico. Nem todas as histĂ³rias sĂ£o iguais, nem todas as lendas sĂ£o contadas da mesma forma, mas uma coisa todas elas tĂªm em comum: os feĂ©ricos sĂ£o os monstros que dĂ£o uma razĂ£o ao medo. 

Fica claro, durante a leitura que o livro sofre uma imensa influĂªncia de diversas lendas da mitologia celta (se apropriando inclusive de nomes famosos) e, atĂ©, de contos de fadas.

Sabe o que Ă© engraçado? Apesar da sinopse oficial entregar em que famoso conto este primeiro livro se baseia, foi apenas apĂ³s a “grande revelaĂ§Ă£o’’ que eu somei dois mais dois e encontrei o quatro. Fui feita de idiota que nem a mocinha do livro e achei o mĂ¡ximo isso haha

Quanto ao mundo feĂ©rico, achei muito interessante a forma como a autora dividiu esse reino em sete cortes, cada uma representando as estações do ano (corte primaveril, corte estival, corte outonal e corte invernal) e as ondulações de um dia (corte noturna, corte diurna e corte crepuscular), de forma que implicasse a influĂªncia dessas cortes nos eventos que lhes dĂ£o nome. Assim, a corte primaveril Ă© responsĂ¡vel, a tĂ­tulo de exemplo, pela forma que a primavera se apresentarĂ¡ naquele mundo em cada ano. 

O livro tem um ritmo inicialmente bem legal, evoluindo aos poucos no decorrer da histĂ³ria, no entanto, do meio para o final o ritmo frenĂ©tico assume e a coisa fica feia para 90% dos personagens desse livro. Quando eu digo que a coisa fica feia, ela realmente fica feia na pegada Jogos Vorazes se encontrando com Guerra dos Tronos.

Gente, aquela cena do labirinto foi incrĂ­vel! Saraj J Maas realmente sabe escrever cenas de aĂ§Ă£o.

Falar dos personagens desse livro Ă© uma tarefa um pouco complicada por conta da quantidade de personagens interessantes.

Eu gostei bastante da Feyre como personagem principal, mas eu gostei mais da pessoa que ela se tornou do meio para o final do livro sabe. No inĂ­cio ela tinha aquele tom perdido, um tom de cachorrinho na chuva sabe? Mas no decorrer do livro ela amadureceu e evoluiu e mostrou a mulher poderosa e badass que ela tinha por dentro. 

“Eu preferiria nĂ£o usar aquele vestido.
- E porque nĂ£o? – Perguntou Lucien.
Foi Tamlin quem respondeu por mim. – Porque nos matar Ă© mais fĂ¡cil de calça.” (pag.67)

Temos tambĂ©m Tamlin, com sua pode de nobre e bom e extremamente grosseiro e esquentado. Achei realmente engraçado as tentativas iniciais de diĂ¡logo entre ele e a Feyre. 

- VocĂª parece... melhor que antes.
Era um elogio? Eu poderia jurar que Lucien deu a Tamlin um acesso de cabeça encorajador.
- E seu cabelo estĂ¡... limpo. (p.68)

A coisa com Tamlin foi que eu fiquei muito curiosa em descobrir o motivo por trĂ¡s de suas atitudes insistentes iniciais, porque eu sabia que tinha que ter um motivo, mas quando finalmente descobri me senti um pouco triste. 

NĂ£o me entenda mal, a razĂ£o Ă© vĂ¡lida, mas ao mesmo tempo que ela Ă© compreensĂ­vel, ela destrĂ³i um pouco do encanto do personagem para mim. Mas o que realmente, realmente, me decepcionou em relaĂ§Ă£o a ele foi a forma com a qual ele lidou com todas as situações do livro, principalmente as coisas na metade final do livro, fazendo um grande e espetacular nada! 

A sorte dele Ă© que personagem X (nĂ£o mencionarei nomes) existe e Ă© incrĂ­vel e resolve tudo, porque se fossemos esperar pelo Tamlin, Ă­amos esperar para sempre. Fica aqui um recado para Tamlin: Serio Tamlin? Serio de verdade?

EntĂ£o temos Lucien, de longe um dos meus personagens favoritos desse livro. Ele tem tudo que eu adoro em um personagem. Ele tem o sarcasmo ferino, a habilidade de falar a verdade na cara das pessoas, a falta de paciĂªncia com o bla bla bla alheio e Ă© o detentor dos diĂ¡logos mais rĂ¡pidos do livro. Mais do que isso, Lucien Ă© um personagem realmente interessante devido as suas atitudes no decorrer da histĂ³ria e do seu passado conturbado e triste. Fora que ele Ă© ruivo e sĂ³ isso dĂ¡ para ele muitos pontos haha
       

“- Se eu oferecer a vocĂª a lua em um barbante, vai me dar um beijo tambĂ©m?
- NĂ£o seja um babaca – Disse Tamlin para  ele, com um grunhido baixo, mas Lucien continuou rindo, e ainda ria quando saiu da sala.” (pag. 225)

Por fim temos Rhysand, o mais complicado e, de certa forma, o mais complexo/interessante personagem do livro. O problema com esse personagem Ă© que eu nĂ£o sei eu amo ou nĂ£o ele e eu realmente detesto esse sentimento de dĂºvida. 

O negĂ³cio com Rhys Ă© que ele faz tanta coisa ruim e ao mesmo tempo, de alguma forma, ele tem alguns tons de branco que aparecem em certos diĂ¡logos e em pequenas ações dele que te fazem questionar o seu julgamento, te fazem questionar o motivo real da ações dele (aquelas que vocĂª achou que era ruim). Ele aparece como aquele garoto mau que vocĂª sabe que Ă© errado, mas que sabe ser errado da forma certa as vezes. O garoto mau com coraĂ§Ă£o. 

Minha unica duvida sobre o Rhys Ă© que para ele os fins justificam os meios, mas atĂ© que ponto podemos concordar com isso? 

“ - VocĂª nunca me disse que amava as asas, ou voar. – (...)
Rhys deu de ombros.
- Tudo o que eu amo sempre teve a tendĂªncia de ser tomado de mim. Falo para poucos a respeito das asas. Ou de voar.” (pag. 425)

A coisa Ă© que Rhys Ă© tambĂ©m o personagem mais misterioso do livro porque nada sobre o seu passado ou sobre suas ações Ă© explicado e eu sei, no fundo do meu coraĂ§Ă£o, que nada que Rhys faz Ă© sem sentido ou sem um objetivo. Para mim, Rhys Ă© o maior ator do livro, ele se passa de vilĂ£o mas na verdade Ă© o herĂ³i da historia. O que nos deixa com um grande mistĂ©rio a ser resolvido para o prĂ³ximo livro no qual, eu aposto e espero, ele terĂ¡ um papel realmente importante.

Corte de Espinhos de Rosas possui uma leitura fĂ¡cil, gostosa e viciante (fui dormir cinco horas da manhĂ£ lendo!) que te deixa com gostinho de quero mais. 

O que, por sinal, me levou loucamente a vĂ¡rios fĂ³runs de discussĂ£o e a fazer um monte de investigaĂ§Ă£o nas redes sociais da autora para ver se ela tinha dado alguma pista sobre a sĂ©rie. Isso se chama abstinĂªncia literĂ¡ria minha gente e sĂ³ vai ser curada quando eu tiver o segundo livro dessa serie em minhas mĂ£os em maio desse ano. 

Ps: Eu nĂ£o recomendo esse livro para menores de 16 anos em funĂ§Ă£o de algumas cenas de teor sexual semi-explĂ­citas (eu nĂ£o vi isso chegando!) e de violĂªncia (ossos saindo de braços, cenas de tortura, morte e afins).

Ps: A revisĂ£o da traduĂ§Ă£o desse livro parece nĂ£o ter sido feita com a devida atenĂ§Ă£o. Encontrei alguns erros de conexĂ£o de frases, ausĂªncia de sinalizaĂ§Ă£o de final/começo de diĂ¡logos e, o que eu acho mais grave, erros de continuidade. Em determinado momento, certa personagem tem cabelos ruivos e uma pĂ¡gina depois ela tem cabelos pretos (?). 

Ps: A sĂ©rie serĂ¡ composta por trĂªs livros, cada um influenciado por uma histĂ³ria ou lenda famosa (minha aposta para o segundo livro Ă© a histĂ³ria de Hades e PersĂ©fone e acho que se vocĂª leu o livro vai entender o porque). 

Ps do Ps: O que foi aquela penĂºltima cena do livro minha gente? Tenho tantas teorias!!!


33 comentĂ¡rios

  1. Oi Tata, desde que anunciaram o lançamento desse livro ele jĂ¡ estĂ¡ na minha lista de leitura Ă© o tipo de livro que eu gosto muito de ler e sua resenha estĂ¡ maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, esse livro vale muito a pena!! Leia, vc vai amar!! Fico mt feliz q vc tenha gostado da resenha =)

      Beijos

      Excluir
  2. Tata, desde que vi esse livro, desejei lĂª-lo antes mesmo de saber sua histĂ³ria por trĂ¡s dessa capa maravilhosa. E agora que pude ler uma resenha, estou mais encantada e empolgada para começar a leitura, apesar deste diversos ponto que nĂ£o te agradou. Neste livro, Sarah parece conseguir nos envolver em uma trama muito boa, mostrando seu lado positivo e original.
    Corte de Espinhos e Rosas irĂ¡ para minha lista de desejados com prioridade!
    PS: NĂ£o sabia que a histĂ³ria possuĂ­a cenas de tanta violĂªncia.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, eu fui surpreendida pelo livro!! Realmente amei ele (apesar de de uns probleminhas tĂ©cnicos que dĂ¡ para ignorar haha) tanto que fiquei doida para por as mĂ£os na outra serie dessa autora..

      Leia, serio, ponha como prioridade, acho que vc vai adorar!!

      Ahh, as cenas de violĂªncia sĂ£o na pegada das cenas de violĂªncia de Jogos Vorazes. Assim, eu pessoalmente nĂ£o achei tĂ£ooo violento, mas senti que tinha que deixar um aviso sobre o tema sĂ³ por precauĂ§Ă£o..

      Beijoos

      Excluir
  3. Este comentĂ¡rio foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Da Sarah J. Maas sĂ³ li O trono de Vidro e fiquei encantada pela personagem, uma assassina. Esse nĂ£o Ă© o plot que predomina a literatura hj em dia, pelo contrĂ¡rio, as mocinhas sĂ£o sonsas e se graça, por isso esse livro me chamou tanto a atenĂ§Ă£o. Quero poder dar continuidade a sĂ©rie muito em breve. E, Graças ao seu aviso, to aqui firme e forte sem ler a sinopse fornecida pela editora hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou doida pra ler trono de vidro desde que acabei esse livro.. Estou tentando comprar mas as livrarias nĂ£o estĂ£o colaborando com a minha pessoa ahahah Enfim, concordo com vc, em um mar de livros onde a mocinha espera para ser salva, uma mocinha com atitude e sem medo de lutar chama a atenĂ§Ă£o.. E sinceramente? Ă© um dos motivos pelos quais eu amei esse livro!!

      Aguente firme sem ler!! hauhau A sinopse nĂ£o sĂ³ fala em que conto de fadas o livro se baseia (o que jĂ¡ da a ideia de como ele vai acabar) como tb entrega certas informações sobre certos personagens que o livro sĂ³ diz la para a pagina 200.. Eu realmente gostaria de ter uma conversa com a pessoa que escreveu essa sinopse hauhaua

      Excluir
  5. Oi Tata, tudo bem?
    Sua resenha estĂ¡ destruidora... no bom sentido, claro. VocĂª conseguiu despertar meu interesse como nenhuma outra resenha conseguiu. SĂ©rio. Esta Ă© a terceira ou quarta resenha que leio sobre ele, e nenhuma delas me fez desejar ler o livro... atĂ© agora.
    JĂ¡ na lista de prĂ³ximas leituras.
    Beijokas.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, tudo otimo!! E vc?? haha

      Obrigada pelo destruidora, amei de verdade =))) É mt bom ouvir que gostaram do que escrevemos e principalmente que por causa dela querem ler o livro!!

      Depois que vc tiver lido venha contar o que achou!! E suas teorias, preciso de pessoas com quem conversar sobre esse livro hauhaua

      Beijos

      Excluir
  6. Nossa amei a sua resenha, e que capa linda Ă© essa *-*.
    Esse livro com certeza vai pra minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda xD

      Eu tb achei a capa maravilhosa mas tenho que dizer, a capa americana (original) ainda ganha dela.. To louca pra ver o que vĂ£o fazer com a capa do segundo livro..

      Excluir
  7. Tata!
    Gostei muito da sua anĂ¡lise porque atĂ© agora sĂ³ tinha lido resenhas superficiais sobre o livro.
    Dito isso, fiquei muito interessada na leitura, porque gosto de fantasias distĂ³picas e aqui, mesmo com a protagonista no inĂ­cio nĂ£o ser lĂ¡ essas coisas, gostaria de acompanhar toda trama entre humanos e feĂ©ricos.
    “O segredo da criatividade Ă© saber como esconder as fontes.” (Albert Einstein)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, sĂ£o 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ru, nossa, obrigada mesmo!! Como eu disse em um outro comentĂ¡rio, Ă© mt bom ouvir isso, principalmente quando a pessoa se interessa pelo livro.. Bons livros tem que ser compartilhados e lidos xD

      O mundo feérico desse livro foi pra mim a melhor parte (junto com dois personagens, lucien e Rhys).. Adorei a mitologia que a Sarah criou para esse universo..

      E nĂ£o se preocupe com a protagonista, mesmo que vc acabe nĂ£o simpatizando como ela, vc vai amar os outros personagens, tenho certeza!! Lucien Ă© mt amorzinho na vida e Rhys Ă© um caso a parte de bad boy haha

      Excluir
  8. To muito curiosa para ler esse livr, adoro fantasia e essa mistura de vĂ¡rios livros em um sĂ³ me deixou interessada, adorei a tua resenha sĂ³ consegui me deixar com um gostinho de quero muito mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou xD

      Eu tava de olho nesse livro desde o ano passado quando soube que ele ia misturar varias historias famosas.. Eu tenho tantas teorias sobre os prĂ³ximos livros huaha Leia e venha conversar cmg sobre eles!!

      Beijos

      Excluir
  9. Amei a capa desse livro e ultimamente tenho lido muitas resenhas sobre ela. Todos que leram, gostaram. TĂ´ louca pra ler tambĂ©m, sĂ©rio mesmo, estou muito curiosa pra ler esse livro. Amo esses livros que nos deixam intrigados para sabermos a continuaĂ§Ă£o, ficamos imaginando o destino dos personagens, isso Ă© muito bom. O fato de a autora nĂ£o deixar brecha na histĂ³ria sĂ³ fez ganhar um ponto positivo a mais. Definitivamente esse Ă© um livro que estĂ¡ na minha meta de leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, tb vi que a maioria das pessoas tem gostado bastante desse livro!! NĂ£o Ă© pra menos nĂ©, ele Ă© realmente mt legal.

      Intrigada Ă© pouco viu? to matando e morrendo por essa continuaĂ§Ă£o haha Literalmente contando os dias!!

      Excluir
  10. A capa Ă© uma das mais bonitas que jĂ¡ vi, isso jĂ¡ me atraiu muito. A sinopse foi o segundo passo, e a sua resenha agora estĂ¡ sendo o terceiro passo para que eu comece a ler imediatamente! Esse clima de fantasia com romance voraz me prende muito. Adorei a resenha.
    Abraços
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan Igor, muito obrigada!! xD Leia mesmo, vale mt a pena esse livro!!

      Excluir
  11. Acho essa capa linda demais e sempre tive vontade de ler esse livro. Gosto muito desse tipo de livro, mas nĂ£o Ă© uma das minhas prioridades no momento. Algo sempre me prende quando vou compra-lo e acabo comprando outro. Gostei muito dos dois ultimos quotes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, achei a capa muito bonita tb, mas a original, americana, é ainda melhor!! Fiquei triste com a mudança de capas =/

      Na prĂ³xima vez, compre ele, serio, Ă© mt legal!!

      Excluir
  12. Oi!
    Desde que li O Trono de Vidro da Sarah J. Maas me propus a ler qualquer coisa que ela lançar e gostei muito da historia desse livro e do mundo que ela criou tambĂ©m gostei dos personagens e nĂ£o sabia que seria uma trilogia esse livro jĂ¡ estĂ¡ na minha lista de leitura !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto espero a continuaĂ§Ă£o desse livro eu preciso ler Trono de Livro!! Precisoooo!! Mas nĂ£o to encontrando para comprar =/

      Excluir
  13. Uau. Apenas Uau. SARAH J fez isso de novo! Uma mistura fascinante de elementos de contos de fadas em um mundo original... Esse livro tem tudo que amo nesse tipo de livro, romance, perigo, criaturas mĂ­sticas do paĂ­s das fadas e uma heroĂ­na que mostra um acordo significativo de coragem por toda parte. Simplesmente maravilhoso.
    Adoro esses personagens fortes que a autora cria.
    Ă“tima resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania, o mundo que ela criou para esse livro Ă© fantĂ¡stico. No primeiro livro ele nĂ£o Ă© tĂ£o explorado mas acho q no segundo ele vai ser (PRECISO DO SEGUNDO LIVRO)!!

      To doida pra ler Trono de Vidro mas nĂ£o consigo achar para comprar pq depois de ler esse livro eu preciso de todos os livros da Sarah..

      Que bom que gostou da resenha!!

      Beijos

      Excluir
  14. Ainda bem que nĂ£o li a sinopse do livro... valeu a dica.
    Eu quero muito ler este livro, adorei a premissa do povo féerico e da brutalidade da trama.
    Me incomodei muito com a questĂ£o da revisĂ£o.
    Acho que algo deveria ser feita a respeito... entrar em contato com a editora e tals. E por isso ainda nĂ£o comprei esse livro.
    Espero uma nova ediĂ§Ă£o.
    Mas quero muito ler e espero que a tiragem se esgote logo, hahahaha.
    Achei a trama bem complexa e adorei a relaĂ§Ă£o com mitologia e contos de fadas.
    A autora fez a liĂ§Ă£o de casa *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, me incomodou tb a questĂ£o da revisĂ£o, mas nĂ£o atrapalhou a leitura graças a deus.. Vou mandar um email para a editora!!

      Agora, esse livro vale muito a pena, de verdade, to doida para por minhas mĂ£os na continuaĂ§Ă£o!!

      Excluir
  15. Quando comecei a ler a resenha achei que vc tinha odiado o livro! Bom eu adoro livros baseados em lendas pq adoro lendas, achei esse bem interessante fiquei bem curiosa para saber como sĂ£o os feĂ©ricos, acho que vou esperar a continuaĂ§Ă£o lançar para ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Samantha!! Quando eu escrevi essa resenha eu estava em uma relaĂ§Ă£o de amor e Ă³dio pelo livro e acho q isso refletiu mt nela.. haha O Ă³dio por causa de algumas atitudes de certos personagens (nĂ£o vou citar nomes haha)e por ter que esperar loucamente o lançamento do segundo livro (estou contando os dias).. Quanto a parte do amor do amor e Ă³dio, bem, sĂ³ te digo que a ultima cena do livro me cativou e me deixou doida pela continuaĂ§Ă£o como poucos livros me deixaram nos Ăºltimos tempos (sĂ³ perde para os livros da serie garotos corvos, livro que por sinal eu resenhei aqui no blog, olha la)..

      Excluir
  16. Oi Tata!
    O que dizer desse livro? Ou melhor dessa autora? Amo a Sarah acho que ela cria personagens e mundo com uma mastria que fico boba! Amei amei amei o livro, tbm nĂ£o esperava o teor meio sexual, mais amei o livro e estou doida pela continuaĂ§Ă£o pelo menos sĂ³ vou ter que esperar mais dois livros, nĂ£o Ă© igual a trono de vidro que vai me deixar morrendo aqui para saber o final atĂ© provavelmente o ano que vem.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu deus, finalmente alguém que leu o livro e entende pelo que estou passando hauhauah vamos criar um grupo de apoio!!

      Nossa, nem me diga, dou graças a deus por ser uma trilogia.. Ate hoje nĂ£o comecei trono de vidro pq estou esperando a Sarah terminar a serie.. NĂ£o quero essa sofrĂªncia na minha vida mais nĂ£o.. hahaha

      Excluir
  17. Sabe uma autora que nem li e jĂ¡ estou fĂ£? É essa Sara. rsrsrs Quando esse livro saiu fiquei muito animada, pois peguei aquele spoiler do conto de fadas e Ă© o que eu mais amo e ainda Game Of Throns, uma mistura no minimo curiosa. Mas mal me lembro dela entĂ£o nĂ£o voltarei a ler ate ter lido o livro.
    Adore a sua resenha e me surpreendeu pos destacou pontos muito alĂ©m do que eu esperava para esse livro. Achava que ia ser algo mais no estilo conto de fadas do que todo esse enredo ai. Agora ele estĂ¡ mais do que desejado.

    Bjs

    PS. Recentemente saiu que a sĂ©rie agora terĂ¡ oito livro. OITO MEU DEUS, quem precisa economiza mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiana eu amooo a Sarah J Maas, principalmente depois de ter lido o segundo livro de Corte de Espinhos e Rosas (Genial nem começa a descrever o segundo livro, um livro que foi um dos melhores que eu jĂ¡ li em muitooo tempo)!

      Fico realmente feliz que vc tenha gostado da minha resenha!! E nĂ£o se engane, esse livro nĂ£o Ă© um conto de fadas, ele Ă© uma critica aos contos de fadas (eu percebi isso depois de terminar o segundo livro)..

      SĂ³ digo uma coisa, vai ler!! Vc nĂ£o vai se arrepender!!

      Eu vi o anuncio dela mas eu acho que o que ela vai fazer Ă© publicar livros no mesmo universo da serie mas nĂ£o necessariamente com os mesmos personagens..

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!