Leitura da Drica: Dias Perfeitos, Raphael Montes - Companhia das Letras

Dias Perfeitos

Raphael Montes

Ano: 2014

PĂ¡ginas: 280

Editora: Companhia das Letras

GĂªnero: Thriller policial

Sinopse:

TĂ©o Ă© um solitĂ¡rio estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mĂ£e paraplĂ©gica e examinar cadĂ¡veres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espĂ­rito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela estĂ¡ escrevendo um road movie sobre trĂªs amigas que viajam em busca de novas experiĂªncias. Obcecado por Clarice, TĂ©o quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, entĂ£o, uma aproximaĂ§Ă£o doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenĂ¡rios onĂ­ricos, que incluem um chalĂ© em TeresĂ³polis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insĂ³lita, repleta de tortura psicolĂ³gica e sordidez. O efeito Ă© perturbador. TĂ©o fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lĂ³gica impecĂ¡vel. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia Ă© impressionante – e o mergulho psicolĂ³gico nĂ£o impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos Ă© uma histĂ³ria de amor, sequestro e obsessĂ£o. Capaz de manter os personagens em tensĂ£o permanente e prĂ³digo em diĂ¡logos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocaĂ§Ă£o para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional.

 

Gradativamente, o meu receio em ler os nacionais estĂ¡ se esvaindo. E Raphael Montes Ă© um dos responsĂ¡veis por isso.

TĂ©o Ă© o nosso intricado personagem principal. A minha primeira surpresa com ele e que me fez acreditar que a histĂ³ria renderia muito foi o fato de que a sua melhor amiga se chama Gertrudes, nome estranho? Sim, mas mais estranho Ă© saber que Gertrudes nĂ£o Ă© um ser humano comum: ela Ă© um cadĂ¡ver! Devo continuar lendo esse livro, sim ou com certeza???

TĂ­mido, introvertido, 20 anos, muito inteligente, sem amigos e sem sentimentos por ninguĂ©m, finge, convenientemente, para parecer comum. Levando uma vidinha monĂ³tona pautada pelas aulas de medicina e os cuidados com a mĂ£e paraplĂ©gica, tudo começa a sair do eixo quando TĂ©o conhece Clarice em uma festa onde vai acompanhar sua mĂ£e.

Clarice Ă© o extremo oposto de TĂ©o. Estudante de HistĂ³ria, desinibida, bem resolvida, boca suja, bebe, fuma, adora festas, nĂ£o segue padrões. O selinho que ela dĂ¡ nele na hora da despedida Ă© o estopim para que TĂ©o acredite que Clarice queria algo mais e desencadeia uma refinada perseguiĂ§Ă£o. Seu objetivo? Provar que eles formam o casal ideal e que ele pode melhorar o que nĂ£o Ă© tĂ£o bom nela.

“Ela o havia beijado naquele churrasco. Por que parar? Do beijo, furtado e furtivo, ele havia se tornado refĂ©m. NĂ£o era o invasor, mas o invadido; nĂ£o queria sĂ³ desvendar, mas ser desvendado. Ele amava Clarice, admitiu. Precisava ser amado”

Como um pretexto para ver Clarice novamente, TĂ©o compra um livro da Clarice Lispector para dar de presente a ela. Vai atĂ© a sua casa e acabam discutindo quando Clarice revela que sabe da perseguiĂ§Ă£o e que esse nĂ£o seria a melhor para os dois se aproximarem.

Como Clarice estava indo viajar para TeresĂ³polis com o objetivo de se isolar para terminar de escrever o seu roteiro, TĂ©o decide levĂ¡-la pra lĂ¡, acreditando que a convivĂªncia prĂ³xima farĂ¡ com que ela enxergue que ele Ă© a Ăºnica escolha possĂ­vel.

A partir daĂ­ Ă© que a verdadeira personalidade de TĂ©o se revela, a histĂ³ria esquenta e conhecemos o psicopata que mora em nosso personagem. TĂ©o passa a manter Clarice sedada, algemada e amordaçada para evitar que ela tente fugir ou pedir socorro. Sua mente doentia vai se revelando a cada pĂ¡gina nas soluções que ele encontra para se livrar de tudo e todos que possam tentar atrapalhar o seu intuito de ficar com Clarice. Torturar psicolĂ³gica e fisicamente Ă© sĂ³ o começo. Em nome da sua verdade, TĂ©o poderĂ¡ ser capaz de mutilar ou, atĂ© mesmo, matar.

Cruel, sĂ¡dico, mĂ³rbido, malvado, assustador... Sim, TĂ©o Ă© tudo isso. Mas o Raphael consegue mostrar que todos nĂ³s temos um pouco disso tudo quando as chaves certas sĂ£o acionadas.

A histĂ³ria Ă© eletrizante, parar de ler Ă© impossĂ­vel. Por mais que vocĂª pense que TĂ©o foi longe demais e queira largar a leitura, alguma coisa vai te inquietar para saber atĂ© onde ele Ă© capaz de ir.  E olha que Ă© muito longe mesmo!!! JĂ¡ li muitas histĂ³rias de psicopatas, reais e fictĂ­cias, e posso afirmar sem medo de errar que TĂ©o estĂ¡ entre os melhores!

É uma leitura rĂ¡pida, mas intensa. Os corações fracos sofrerĂ£o muito. Recomendado para todos que imaginam que o ser humano tem limites, aos que amam o gĂªnero e aos que querem começar a ler policiais, thrillers e nacionais.

19 comentĂ¡rios

  1. Bem, nunca li um thriller que tivesse como foco as obsessões de um psicopata. Esse me chamou atenĂ§Ă£o desde a capa, e com o decorrer da leitura da resenha jĂ¡ tinha a certeza de que deveria ler.
    Essa paixĂ£o louca do TĂ©o pela Clarice ao ponto de chegar a sequestrĂ¡-la e os tantos acontecimentos me deixou curiosa. Adicionei em minha lista de leitura e espero ler em breve.
    Bjs Drica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai se surpreender com atĂ© onde ele Ă© capaz de ir, AlĂª!

      Bjos!

      Excluir
  2. Oi Drica!
    Faz um bom tempo que estou com esse livro pra ler, mas estou me segurando.
    O Ăºnico thriller que li foi No Escuro e gostei bastante e desde entĂ£o me interessei pelo gĂªnero.
    Tenho visto muitos elogios a esse livro e a trama Ă© bastante interessante. Gostei muito da sua resenha e me instigou bastante com essa leitura.
    Espero gostar tanto quanto vocĂª.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NĂ£o li no escuro, mas tenho certeza q vc vai amar Dias Perfeitos.

      Abraço!

      Excluir
  3. Oi Drica, sinceramente a capa e a sinopse nĂ£o me chamaram a atenĂ§Ă£o mas mesmo assim sua resenha estĂ¡ incrĂ­vel bjs.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, eu nĂ£o vi amor como a sinopse ressalta. SĂ³ consegui enxergar a obsessĂ£o de TĂ©o por Clarice. Uma situaĂ§Ă£o doentia e agoniante. Eu tbm estou a cada dia mais feliz com os autores nacionais que surgiram e Raphael Ă© um deles.

    ResponderExcluir
  5. Adorei.
    NĂ£o imaginava do que se tratava esse livro.
    Théo é maluco, do mal total.
    Pobre Clarice.
    Fiquei com pena até da Gertrudes.
    E quis saber mais dessa amiga cadĂ¡ver.
    Ele cuida da mĂ£e tetraplĂ©gica e como ele faz isso sendo tĂ£o louco?
    Que Ă³tima dica de leitura nacional Drica.
    Quero ler.

    ResponderExcluir
  6. Amei esse clima elĂ©trico que o livro possui, com muito suspense e mistĂ©rio! A premissa Ă© simplesmente incrĂ­vel, com essa coisa de obsessĂ£o doentia e com um personagem tĂ£o doido e psicopata! A trama parece boa demais. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Gostei de conhecer o livro, se nĂ£o me engano jĂ¡ conheço o autora embora eu ainda nĂ£o tenha lido nenhum de seus livro. Achei Dias Perfeito o livro bem interessante, nĂ£o sou muito de ler o GĂªnero por isso acho que vou me supreender.

    ResponderExcluir
  8. Dei esse livro para uma amiga, quando vi a capa nĂ£o dei nada por ele, mas agora que li a resenha me interessei mto! Adoro esses livros que mexam com o psicolĂ³gico dos personagens e de nĂ³s leitores, gostei bestante e com certeza irei ler!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Gostei muito da sua resenha o livro parece ser bem interessante e muito bem escrito pois parece um livro envolvente Ă© eletrizante mas nĂ£o Ă© um gĂªnero literĂ¡rio que gosto de ler !!

    ResponderExcluir
  10. Li uma resenha desse livro a muito tempo atrĂ¡s (acho, nem me lembro). Gosto da capa e da proposta do livro, Ă© algo diferente do que estou acostumada a ler. Adoro livros assim.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha do livro *o*
    Acompanho o trabalho do Raphael pelo facebook e ele Ă© um amor com os fĂ£s. A capa americana de Dias Perfeitos ficou linda. Confesso que nunca li seus livros, mas sinto muita curiosidade. Toda vez que leio uma resenha, minha curiosidade sĂ³ aumenta. Dias Perfeitos me pareceu bastante eletrizante, cheio de suspense e fiquei impressionada em saber que TĂ©o nĂ£o Ă© quem parecia ser e se revelou um psicopata.

    ResponderExcluir
  12. Oi Drica!
    O livro nĂ£o faz meu estilo :/
    Mais super incentivo a leitura de autores nacionais, fico feliz que aos poucos vocĂª esteja se acostumando. Eu jĂ¡ tive alguns experiĂªncias ruins, mas no geral a maioria Ă© tĂ£o boa ou melhor que os internacionais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu qro mto ler esse livro, realmente me prendeu atenĂ§Ă£o esse enredo... Todo esse envolvimento de TĂ©o e Clarice...
    Espero conseguir ler em breve!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Todo thriller tem que ter um Ă³timo personagem, senĂ£o seria muito sem graça. Vejo que nosso escritor entrou de cabeça na histĂ³ria o que tornou o livro muiiiiito bom. ApĂ³s ler algumas resenhas, estou convencida que devo ler o livro, pois alĂ©m de gostar do tema, gosto de ler autores brasileiros. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  15. O livro parece ser bacana, mas me deu medo...NĂ£o curto muito livros que trazem sequestro como um dos temas principais..

    ResponderExcluir
  16. OlĂ¡...Nunca li nenhum livros nacional mesmo tendo um aqui na estante para ler, irei começa a ler ele em breve...agora esse livro e super legal, amei a sua resenha, sua forma de escreve e dizer sobre o livro...mas a historia de Teo com Clarice, Ă© perfeitamente incrivel..!!

    ResponderExcluir
  17. TĂ©o parece ser uma pessoa normal e tĂ­mida!! Mas Ă© puro engano!! Clarice infelizmente vai conhecer de perto a maldade que habita nele. Dias Perfeitos Ă© um daqueles livros que irĂ¡ fazer com que as pessoas queiram saber o desenrolar desta trama atĂ© o final!!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!