Leitura da Drica: A Rainha Vermelha, Victoria Aveyard - @Seguinte


TĂ­tulo: A Rainha Vermelha

SĂ©rie: A Rainha Vermelha #1

Autora: Victoria Aveyard

Editora: Seguinte

PĂ¡ginas: 424

Ano: 2015

Sinopse:

O mundo de Mare Barrow Ă© dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua famĂ­lia sĂ£o vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.

Mare rouba o que pode para ajudar sua famĂ­lia a sobreviver e nĂ£o tem esperanças de escapar do vilarejo miserĂ¡vel onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palĂ¡cio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possĂ­vel, se seu sangue Ă© vermelho?

Em meio Ă s intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vĂ£o desencadear uma dança violenta e fatal, que colocarĂ¡ prĂ­ncipe contra prĂ­ncipe - e Mare contra seu prĂ³prio coraĂ§Ă£o.



“O mundo Ă© prateado, mas tambĂ©m cinza. NĂ£o existem o preto e o branco.”


Mais uma distopia deliciosa!!! E uma protagonista apaixonante! Agora nĂ£o sei mais quem Ă© a minha preferida!

Mare Barrow Ă© a nossa anfitriĂ£ nesse universo distĂ³pico e fantĂ¡stico criado pela Victoria Aveyard. Menina pobre, humilde, vermelha como Ă© classificada. Vive com sua famĂ­lia em uma vila decadente, onde sobreviver a mais um dia Ă© uma honra. Apenas o pai e a irmĂ£ mais nova, que tem um talento extraordinĂ¡rio para o bordado, trabalham. Como Mare nĂ£o tem talento nenhum mas estĂ¡ consciente que o esforço que eles fazem nĂ£o Ă© suficiente para alimentar tantas bocas, ela se vira como pode. E passa a cometer pequenos furtos: pĂ£es para os irmĂ£os, um presente para a irmĂ£...

O que resta a Mare Ă© completar a idade em que serĂ¡ recrutada pelo exĂ©rcito para ir Ă  guerra, como os seus irmĂ£os foram. Enquanto isso nĂ£o acontece, lhe resta cuidar dos irmĂ£os menores e do melhor amigo Kilorn, garoto Ă³rfĂ£o que nutre sentimentos especiais por ela.

Mas um dos roubos de Mare nĂ£o sai como ela esperava... Mesmo nĂ£o conseguindo o que foi buscar, toda a sua vida sofrerĂ¡ uma reviravolta. Acreditando que serĂ¡ punida pelo furto mal sucedido, Mare Ă© recrutada para trabalhar no palĂ¡cio real, servindo aos prateados a quem ela tanto odeia.


“Ele tem razĂ£o. É cruel dar esperanças quando nĂ£o hĂ¡ nenhuma. Geraria apenas frustaĂ§Ă£o, ressentimento e raiva: tudo o que torna a vida ainda mais difĂ­cil do que jĂ¡ Ă©. “

Antes mesmo de se acostumar com a nova situaĂ§Ă£o, Mare serĂ¡ surpreendida mais uma vez e descobrirĂ¡ que, apesar de ser uma vermelha, tem poderes especiais como apenas os prateados deveriam ter. O que a famĂ­lia real farĂ¡ com essa informaĂ§Ă£o tĂ£o preciosa que seria capaz de criar ou debelar uma revoluĂ§Ă£o popular?

“NĂ£o somos iguais, embora talvez nĂ£o dĂª para perceber sĂ³ de olhar. A Ăºnica coisa que nos diferencia – ao menos por fora – Ă© que os prateados andam eretos. JĂ¡ nossas costas sĂ£o curvadas pelo trabalho, pela esperança frustrada e pela inevitĂ¡vel desilusĂ£o com nosso fardo na  vida. “

Um mundo dividido pela cor do sangue da sua populaĂ§Ă£o, onde a mesma Ă© determinante para vocĂª ser quem Ă© por toda a vida. Sem possibilidades de ascensĂ£o ou qualquer alteraĂ§Ă£o na sua condiĂ§Ă£o. Tudo mantido apenas pelos poderes extraordinĂ¡rios que o sangue prata confere a quem o possui, e esses poderes tambĂ©m definem uma espĂ©cie de hierarquia entre os nobres. Em contrapartida temos os vermelhos, que formam a grande multidĂ£o de pessoas comuns, que precisam trabalhar exaustivamente para sobreviver ou morrem lutando em uma guerra que nĂ£o defende os seus ideais. E atĂ© entre os vermelhos Ă© valorizada a questĂ£o do talento ou aptidĂ£o para um determinado trabalho, se vocĂª nĂ£o tem nenhum, serve apenas para lutar no exĂ©rcito.

“Muitos vibram em acordo. Precisei de toda a minha força para nĂ£o pular em cima desses covardes que jamais estarĂ£o na frente de batalha ou enviarĂ£o seus filhos para o combate. A guerra prateada deles Ă© paga com sangue vermelho.”

E Mare se vĂª no meio desse confronto, enxergando a possibilidade de ajudar os seus, mesmo que para isso tenha que virar uma marionete nas mĂ£os do rei e da rainha. Como se tudo isso nĂ£o fosse suficiente, ela ainda tem que lidar com o ciĂºme das mulheres da corte que disputam o amor dos prĂ­ncipes irmĂ£os e com a disputas dos prĂ­ncipes pelo seu coraĂ§Ă£o. Pobre Mare... rsrsrsrs

“Viraram-me do avesso, trocaram Mare por Marrena, a ladra pela coroa, trapos pela seda, vermelho por prateado. Esta manhĂ£ eu era uma criada; Ă  noite, sou princesa.”

Mare Ă© a nossa narradora, e vamos desvendando os mistĂ©rios junto com ela. O que faz com que o leitor conheça muito a Mare, que Ă© uma personagem muito forte, mas com momentos de total infantilidade. Em vĂ¡rios momentos vocĂª se divide entre a vontade de apertar a sua mĂ£o para parabenizar por algum feito, lhe abraçar para consolar por uma dor, ou dar uns bons tapas na cara para deixar de ser lerda! Mas amei a Mare!

“Prateada e vermelha, e mais forte que ambos.”

Lamento apenas a falta de explicaĂ§Ă£o para essa separaĂ§Ă£o entre vermelhos e prateados. Algo que justificasse o porquĂª de uns terem poderes e outros nĂ£o. Ah, e nĂ£o posso deixar de falar do ar meio X-men do livro! É absolutamente necessĂ¡rio que esse livro vire filme para que todas as demonstrações de poder dos prateados sejam vistas!!!

A rainha vermelha Ă© uma livro denso, pesado mesmo. Mostra uma realidade sofrida, de um povo totalmente sem esperança ou perspectivas, que estĂ¡ contente simplesmente pelo fato de poder existir. Alguma semelhança??? Intrigas polĂ­ticas, conchavos, a luta pelo poder sĂ£o os temas principais. Mas amizade, famĂ­lia, valores e uma pequena dose de amor tambĂ©m fazem parte dessa histĂ³ria Ăºnica.

E quando eu achei que jĂ¡ tinha deduzido o final... a Victoria vai lĂ¡ e puxa o meu tapete! E me surpreende mais uma vez! Show de bola!!!
RecomendadĂ­ssimo!

SÉRIE "A RAINHA VERMELHA"

    1.   A Rainha Vermelha 

    2.  Glass Sword (previsto para fevereiro de 2016)

    3.  NĂ£o Divulgado Ainda

21 comentĂ¡rios

  1. Oi, eu estou doida pra ler esse livro, ele jĂ¡ estĂ¡ na minha lista de leitura a um bom tempo, eu nĂ£o conhecia essa autora e o livro parece prender a gente do começo ao fim bjs.

    ResponderExcluir
  2. Vi tantos elogios para A Rainha Vermelha que nĂ£o posso deixar de ler o mais breve possĂ­vel. É uma histĂ³ria que vai muito alĂ©m de um romance com suas disputas pelo poder, as traições e ao que parece, a tensĂ£o que hĂ¡ nas pĂ¡ginas quando nem sempre sabemos em quem confiar. Mare parece ser uma protagonista muito forte e com um belo sendo de justiça, apesar desses momentos de infantilidade, mas jĂ¡ simpatizei com ela pelas resenhas que tambĂ©m li, e acho que gostarei muito dela ao longo do livro.
    Tenho grandes expectativas com a histĂ³ria de Victoria Aveyard e espero nĂ£o me decepcionar, pois o livro tem muito potencial.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. A cada resenha que leio, minha curiosidade com esse livro sĂ³ aumenta.
    Adorei a premissa do livro. NĂ£o vejo a hora de ler e embarcar nessa histĂ³ria fantĂ¡stica.
    Ă“tima resenha, como sempre.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. LI A Rainha vermelha começo desse mĂªs e gostei muito, Ă© uma distopia bem diferente embora os pontos caracteristicos do gĂªnero sejam os mesmos.
    Aguardando ansiosa Espada de Vidro!

    ResponderExcluir
  5. Li muitas resenhas positivas, mas fico muito tensa lendo distopias. Apesar de ainda nĂ£o ter lido nenhum dos livros da autora, gosto das personagens fortes que ela cria, mulheres sem mimimi.

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler esse livro. NĂ£o da pra acreditar que jĂ¡ tem quase trĂªs e eu nĂ£o li nem o primeiro :( me encantei pela sinopse e por todas resenhas que leio, alĂ©m da capa maraaaavilhosa metalizada (que deve ser meio ruim por arranhar). Mas uĂ©, jĂ¡ tem o Coroa Cruel (que eu achava ser o segundo). Teve atĂ© post aqui no blog esses dias.. NĂ£o entendi aquilo no finzinho ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom Ă© que vc nĂ£o vai ficar sofrendo esperando a continuaĂ§Ă£o.
      O Coroa Cruel Ă© um conto, uma histĂ³ria separada. A sequencia Ă© Espada de vidro.

      Excluir
  7. Voltei no outro post pra ler direitinho e vi que era sĂ³ um livro de contos o outro :\

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, parece ser Ă³timo, jĂ¡ ouvi muita gente falando bem dele ^^
    BeijĂ£o!

    Sorriso EspontĂ¢neo

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Assim que li a sinopse de A Rainha Vermelha sabia que iria me apaixonar por essa historia por isso demorei um tempo para começar a leitura pois queria esperar lançar mais livro mais li e estou na expectativa do prĂ³ximo adorei essa serie e principalmente as reviravoltas que nem imaginava !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q eu deveria ter esperando, Su, pq estou morrendo de ansiedade!

      Excluir
  10. Gostei muito de ter lido A Rainha Vermelha, em vĂ¡rios aspectos o livro me surpreendeu. O mundo distĂ³pico foi bem desenvolvido, a histĂ³ria dos poderes e da cor do sangue foi algo bem diferente do habitual. E sobre Mare... Me surpreendi com a protagonista. O livro tem muitas reviravoltas e ficamos sempre ansiosos para saber o que vai acontecer a ela. Estou bastante ansiosa para ler Espada de Vidro e saber o que aconteceu com ela e os rebeldes \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que continue tĂ£o bom como o começo da histĂ³ria, nĂ£o Ă©?

      Excluir
  11. Adoro livros que envolvem distopia e esse clima mais medieval, me interessei de cara por a Rainha Vermelha por causa disso. A histĂ³ria tambĂ©m parece ter drama e personagens que nos conquistam, estou ansioso para ler, a premissa Ă© diferente de tudo que jĂ¡ li ^^ Abraços

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho este livro na minha estante e esta na minha meta de leitura.
    JĂ¡ li tanta coisa sobre ele que jĂ¡ to com medo de saber mais do que deveria da trama.
    Adoro distopia e esta questĂ£o das castas sociais envolvendo poder e magia sĂ£o super atraentes num livro.
    Quando o final surpreende nos causa agonia esperando a continuaĂ§Ă£o, nĂ©?
    Confesso que ainda nĂ£o peguei pra ler por isso tb, quero saber que posso pegar a continuaĂ§Ă£o, hahaha.
    Adorei sua resenha... agora com essa indicaĂ§Ă£o terei que resistir para nĂ£o pegar o livro agora :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q vc deveria ler logo, antes que pegue um super spoiler rsrsrs. Mas ainda assim vai valer Ă  pena!

      Excluir
  13. Essa livro começou a chamar minha atenĂ§Ă£o pela capa, que capa linda Ă© essa nĂ©!? A histĂ³ria tbm me chamou mto atenĂ§Ă£o, me lembrou x-men, a seleĂ§Ă£o e vĂ¡rios outro tĂ­tulos assim que li a primeira vez a sinopse, mas ainda nĂ£o tive a chance de lĂª-lo, mas espero fazer em breve, e achei uma pena ela nĂ£o explicar o pq da diferença entre os vermelhos e os prateados!

    ResponderExcluir
  14. Oi! Ainda nĂ£o li o livro, apesar de ter ele. Estou esperando a sĂ©rie fechar par poder ela inteira. Acho que vocĂª foi a primeira pessoa que vi que resenhou o livro de uma forma bem positiva, na maioria das resenhas que vi, eles comentam que o livro parece uma mistura de outras distopias.
    Mesmo assim ainda aposto do livro e assim como vocĂª espero um filme rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!