Leitura da Drica: Se alguma vez..., Meg Rosoff - @Galera


 

Se Alguma Vez...

Autora: Meg Rosoff

Ano: 2014

PĂ¡ginas: 256

Editora: Galera Record


Sinopse:

Um encontro com a morte transforma a vida de David Case. Convencido de que o destino nĂ£o lhe reserva nada de bom, David decide se reinventar e tornar-se, assim, irreconhecĂ­vel para o destino e salvar-se de seu sofrimento certo. Ele passa a ser Justin Case, com uma aparĂªncia totalmente nova e uma paixĂ£o crescente pela sedutora Agnes Bee. Com seu galgo cinzento imaginĂ¡rio a reboque, Justin luta para manter sua nova imagem e, acima de tudo, sobreviver em um mundo onde as reviravoltas do destino o aguardam em cada esquina.

 


Se alguma vez conta a histĂ³ria de David Case, garoto comum de 15 anos, que mora com os pais e o irmĂ£ozinho menor. David tem tudo para ser um adolescente comum mas a vida dele começa a mudar no dia em que ele salva o irmĂ£ozinho de um acidente que poderia ter sido fatal. A partir daĂ­, ele se convence de que o destino estĂ¡ atrĂ¡s dele para mata-lo, e encontra uma soluĂ§Ă£o radical e infalĂ­vel para contornar o problema.


David começa mudando o nome para Justin Case (o que é um trocadilho para just in case: em caso de), muda radicalmente o seu jeito de se vestir, chegando a fazer com que o pai pergunte se ele é homossexual, e muda de amigos também, chega a criar um cachorro invisível como melhor amigo, um galgo chamado Garoto.

O que me intrigou bastante foi como os pais de David/Justin nĂ£o notaram nada de diferente em seu comportamento. Sendo que a Ăºnica coisa que incomoda o pai Ă© se o filho se tornou homossexual, parecendo que todo o resto fosse extremamente normal. E fiquei me perguntando se o verdadeiro motivo de tanta mudança nĂ£o inclui tambĂ©m um grito para que fosse visto pelos pais que pareciam nĂ£o notar a sua existĂªncia.


O mais legal de todo o livro sĂ£o as falas do ‘Destino”.

“NĂ£o seja desdenhoso comigo. NĂ£o sinto nenhum prazer especial com a tragĂ©dia. Certos dias, nada alĂ©m de boas ações sĂ£o feitas.

Quem vocĂª acha que junta os amantes, reĂºne irmĂ£os hĂ¡ muito perdidos, realiza curas milagrosas? Quem faz aleijados dançarem, retardados pensarem?

Sobreviventes sobreviverem.”


NĂ£o consegui entrar na vibe da Meg, e nĂ£o curti muito o livro. Achei muito alucinĂ³geno em uma dose sĂ³. A escrita Ă© muito boa, mas o enredo nĂ£o me satisfez e acredito nĂ£o ter chegado a lugar algum.

It’s up to you...


14 comentĂ¡rios

  1. Oi Drica, a capa do livro e a sinopse nĂ£o me chamou a atenĂ§Ă£o nĂ£o Ă© o tipo de livros que eu costumo ler bjs.

    ResponderExcluir
  2. Raramente vejo uma nota tĂ£o baixa para um livro. O tema tinha tudo para dar certo, mas infelizmente nĂ£o teve nenhum impacto positivo sobre vocĂª, e sabendo disto, nĂ£o tenho nenhum interesse em ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente q leu, gostou. Talvez vc tenha uma opiniĂ£o diferente da minha ao ler.

      Excluir
  3. O livro me pareceu meio louco, as atitudes de David/Justin parecem ser mais para chamar atenĂ§Ă£o dos pais mesmo. O enredo do livro nĂ£o me chamou atenĂ§Ă£o, nem fiquei curiosa para saber sobre ele. Uma leitura que nĂ£o me interessou!

    ResponderExcluir
  4. A premissa Ă© curiosa, mas pena que o livro nĂ£o tem um desenvolvimento/enredo bons. Isso Ă© bem triste, um livro tem que passar ao menos alguma liĂ§Ă£o ou experiĂªncia, e esse nĂ£o parece ser o caso. Enfim, desejo melhores leituras.
    Abraços
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Dois cachorrinhos sĂ³? Poxa. Que loucura! Apesar de tudo parece ser um livro bem engraçado, vendo pelo trocadilho o personagem deve ser assim tambĂ©m. NĂ£o sei se eu compraria, mas se eu ganhasse leria com muito bom grado. Gostei disso das falas do destino tambĂ©m.

    ResponderExcluir
  6. Oi Drica!
    Uma pena vocĂª nĂ£o ter curtido o livro... Sinceramente, nĂ£o Ă© o tipo de livro que costumo ler. Sendo assim nĂ£o Ă© um livro que compraria.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. gostei da tua resenha e da sinceridade, infelizmente nĂ£o tenho interesse em ler o livro mas espero que quem leia goste

    ResponderExcluir
  8. gostei da tua resenha e da sinceridade, infelizmente nĂ£o tenho interesse em ler o livro mas espero que quem leia goste

    ResponderExcluir
  9. Na boa? Achei bobo. Gostei bastante das suas ressalvas, mas achei tudo uma viagem.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    O livro pareceu legal mais nĂ£o foi uma historia me deixou envolvida ou interessada !!

    ResponderExcluir
  11. Me dĂ¡ uma raiva dessas estĂ³rias cujos pais nĂ£o percebem o que acontece com os filhos... JĂ¡ leu Por lugares incrĂ­veis?? que Ă³dio daquela mĂ£e.
    Pena que o livro nĂ£o rendeu... sabe que quando li algo sobre ele pensei: este livro eu passo.
    ler sua resenha sĂ³ me deixou mais segura, hahahaha
    Mas é uma pena, né?

    ResponderExcluir
  12. Tbm nĂ£o curti esse livro! NĂ£o achei a histĂ³ria mto envolvente Ă© como vc falou meio alucinĂ³geno, com certeza nĂ£o lerei!

    ResponderExcluir
  13. Oi Drica!
    JĂ¡ tinha visto o livro por ai e achei a capa linda... Pena que vocĂª nĂ£o gostou tanto dele, eu acho que eu nĂ£o lereia pq nĂ£o faz muito meu estilo e tbm vi algumas resenhas que nĂ£o o favoreceram tanto.
    Bjs

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!