• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Lendo com a Dani: A garota inglesa, Daniel Silva

    Madeline Hart é uma estrela em ascensão no governo britânico: linda, inteligente, com uma trajetória de enorme sucesso após uma infância pobre. Mas ela também guarda um segredo obscuro – é a amante do primeiro-ministro Jonathan Lancaster. E isso é tudo que os sequestradores dela precisam saber para chantagear o premier e fazê-lo pagar caro por seus pecados, ameaçando Madeline de morte.

    Temeroso de um escândalo, Lancaster decide lidar com o caso sem envolver a polícia inglesa. É uma manobra perigosa, especialmente para o agente que conduzirá a busca pela garota. Porém, operações mortais com alto risco político não são novidade para o espião israelense Gabriel Allon.

    À medida que se aproxima o dia da execução de Madeline, Gabriel mergulha em uma angustiante empreitada para resgatá-la. Mesmo sob pressão, ele está certo de que será bem-sucedido, até que os acontecimentos se desenrolam de forma chocante, e nem mesmo o leitor estará preparado para o que Daniel Silva lhe reserva.

    A Garota Inglesa (The English Girl)
    Autor: Daniel Silva
    Série: Gabriel Allon #13
    Editora Arqueiro (2015)
    336 páginas






    Ah Gabriel Allon... O espião da inteligência israelense mais bambambam* de todos os tempos.

    *Ia usar um termo inadequado para as redes sociais, kkk.

    Sempre quis ler algo do Daniel Silva, mas este foi o primeiro e nem tinha prestado atenção que era o décimo terceiro livro da série do Gabriel Allon.

    Daí você se pergunta, atrapalha ler fora de ordem? 

    Não me senti perdida, porém tenho que ser sincera: alguns fatos e personagens ressurgem. No entanto o autor sabe esclarecer para os novatos que ligação houve sem entrar em detalhes que estraguem a leitura do livro anterior.

    A Garota Inglesa pode ser considerado independente sim, o caso é novo e, afora o detalhe acima, corre tudo bem.

    O livro começa mostrando a rotina de Madeline Hart, agora de férias na Córsega.

    Madeline é uma aspirante a política, que teve uma carreira ascendente no partido do atual primeiro ministro britânico, Johnathan Lancaster.

    Eis que as férias acabam num sequestro?! 

    E este é o ingrediente para o surgimento de Gabriel Allon.

    Pense num espião camaleão? É o Gabriel. Consegue enganar até seus parceiros quando está disfarçado. Gabriel é meticuloso, muito detalhista, bom no que faz, só tem um defeito: ele possui sentimentos e isto pode ser um problema.

    Eis aqui uns bons motivos para você embarcar na leitura: 

    Cenários - as descrições de Daniel Silva me transportaram para cada uma das cidades descritas, senti o vento nos cabelos acompanhando Madeline em seu passeio de lambreta na Córsega, senti o calor em Israel acompanhando Gabriel e Ari Shamron, o cheiro da mistura que Allon uso aos restaurar pinturas, o aroma da macchia ao chegar na Córsega.

    Humor - é um livro com caráter formal por se tratar de espionagem, mas os personagens mantêm o humor mesmo nas piores situações. O Gabriel, por exemplo, quando menos esperava ele soltava uma gracinha sarcástica que me fazia rir.

    Fatos - seja na Inglaterra, Rússia, França o autor nos presenteia com fatos históricos referente a cada região e enriquece a leitura sem deixar o leitor confuso.

    Os personagens são todos bem característicos, com suas falhas, seus temores e traumas, porém uma coisa é certa: são leais e pode ser mortal, mas não largam a pessoa.

    Fiquei muito encantada por um personagem que ressurgiu, e isso me deixou louca para ler o livro no qual ele faz sua primeira aparição, quem leu vai concordar ou não, mas ele é bem a personificação que sendo bom ou mal, sempre pode haver princípios a ser respeitados. Ou como diria o Gabriel Allon:


    "Bastante competente, completamente impiedoso e sem nenhum resquício de consciência." 

    Tanto os mocinhos como os vilões têm sua simpatia ou repugnância bem nítida. Você vai gostar muito de uns e odiar outros com facilidade.

    Adorei a Chiara, esposa do Gabriel, ela tem um trauma enorme, mas por conta do marido busca forças e a relação deles é linda.

    Embora o enfoque seja a espionagem, disfarces, ação, o romance tem sua vez e faz diferença. É bom quando em meio a desastres temos momentos felizes, é bem como a vida real, uma montanha russa.

    A trama é intrincada e dividida em três partes.

    A parte um me deixou de queixo caído e com o coração na mão.

    A parte dois me deixou ansiosa, frenética e num estado de dúvida que li avidamente e um tanto desesperadamente para acompanhar o raciocínio e plano de Allon, acabei tendo que reler partes por ter ido com muita sede ao pote. kkkk

    E a parte três... ah ela é envolta em promessas e aqueceu meu coração. Além é claro de toda a resolução do caso.




    Daniel Silva conquistou mais uma fã com este livro repleto de reviravoltas no qual até de pessoas com trabalhos duvidoso eu acabei gostando.

    E que venham mais livros com o espião israelense Gabriel Allon para acrescentar na minha estante.

    Super recomendado.

    Ps: Para abrir as imagens em tamanho maior, basta clicar sobre elas. 



    23 comentários :

    1. Oi, Dani! Gostei bastante da resenha de hoje. Sou fascinada por estórias que possuem um bom mistério, investigações e aquele toque de romance, fazendo ficar ainda mais ligado á trama. É interessante quando um autor desenvolve tão bem a história que parece que ele a vivenciou, né?
      Amei a capa do livro e espero ter a oportunidade de lê-lo, já que é um dos meus gênero preferidos.
      Bjs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Alessandra, o livro ganha outro nível quando a narrativa nos faz vivenciar cada página. Simplesmente adorei a escrita do autor e como ele desenvolveu a trama.
        Espero que leia e goste

        Excluir
    2. Tenho essa mania r-i-d-í-c-u-l-a de não me interessar tanto pelos livros que a capa não me chama atenção.. Mas amei os "motivos" que você deu. Gosto quando descrevem bem as coisas, mas sem enrolação também. Gosto de livros leves e com personagens engraçados e bem construídos assim como os cenários.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Amanda,acredito que vais gostar da trama,é bem intrincada e a narrativa é maravilhosa.

        Excluir
    3. Oi eu não conhecia esse livro e nem esse autor, gostei muito da sinopse e da sua resenha fiquei curiosa em relação ao livro, com certeza vou le-lo obrigada pela dica bjs.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ah eu sempre quis ler algo dele...quer dizer desde 2012. =)
        Leia sim.

        Excluir
    4. Oi Dani! Não conhecia o autor nem o livro. Mas sua resenha me instigou bastante. Nada como um bom mistério e várias reviravoltas pra nos deixar ligada na história... Vou procurar saber mais sobre a série.
      Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Vania,fico contente de despertar seu interesse no livro e torço para que goste tanto quanto eu.

        Excluir
    5. Pelo nome do autor eu pensei que o livro fosse nacional.
      gostei bastante da resenha, não estou acostumada a ler livros de espionagem e por isso acho que vai ser uma grande mudança de leitura.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O nome dele causa essa confusão mesmo. Leia sim,quem sabe não descobre um novo gênero para amar.

        Excluir
    6. Sempre achei que Daniel Silva fosse um autor nacional... que mancada a minha hahahahaha
      Li muitas resenhas positivas e por isso quis ler algo do autor, mas sempre aparecia um outro livro que se tornava prioridade. Saber que apesar de pertencer a uma série o livro pode ser lido fora de ordem já fez a leitura ganhar vários pontinhos comigo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Jois,
        Então.... tb imaginei que era nacional,uma pena que não seja.Mas o importante é que ele sabe escrever bem e manter você grudado e desesperado pelo fim.kkk. Foi um grande alívio não me atrapalhar por ler fora de ordem.

        Excluir
    7. Oi!
      Ainda não conheço os livros do Daniel Silva mais gostei muito desse ainda mais podendo ser lido independentemente já que estou correndo de series longas e a historia me deixou curiosa e quero conhecer Gabriel Allon !!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Agarre a chance de conhecer o Allon ele é marcante.=)

        Excluir
    8. Só pelo título do livro já senti curiosidade em saber mais sobre ele :)
      Adorei a resenha e descobrir que o autor acrescentou umas piadas sarcásticas em meio a ação e ao suspense que o livro envolve. Ah, também gostei de saber que o livro pode ser lido independente. Adorei os três motivos para embarcar nessa história. A Garota Inglesa já entrou para minha lista de leituras :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Hey Amanda,espero que leia em breve e volte para contar suas impressões. O livro é tudo de bom.

        Excluir
    9. Amo livros de espiões e investigação, e esse parece ter tudo isso, além de muitas reviravoltas e surpresas. Ação e romance em conjunto = coisa boa! rsrs, estou ansioso p/ ler, sua resenha me deixou curioso. Abraços

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fico feliz de ter deixado você curioso,espero que ao ler goste tanto quanto eu.

        Excluir
    10. Adorei a ambientação da trama.
      Gosto quando leio não só me distrair, mas aprender algo.
      Adoro quando há humor, dá uma leveza na tensão da investigação e do suspense, da espionagem.
      Adoro este tipo de livro e me lembrou muito Harlan Coben que eu adoro.
      Ainda bem que dá para ler este livro sem ler os outros, porque senão teria que ler 12, ufaaa... assim como os livros do Harlan mesmo.
      E geralmente este é o livro que leio comentários, fiquei curiosa para saber dos outros.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O Daniel Silva tem uma mão boa para manter o mistério,os segredos,as reviravoltas... muito bom quando nos sentimos dentro do livro,né?

        Excluir
    11. Nossa eu ganhei esse livro em um promoção essa semana msm e nunca tinha lido uma resenha sobre ele, sempre achei que fosse de drama, mas saber que é um romance policial me deixou mto mais feliz! Adoro!!!! super ansiosa para ler e acho que vou comprar todos os outros rsrsrs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Samantha,que sorte ganhar esse livro,ele é maravilhoso. Só ressaltar que o romance não é o ponto central. =)

        Excluir
    12. Oi Dani!
      Apesar da sua empolgação com livro, acho que não o leria pq não faz muito meu gênero. Não conhecia os livros do Daniel, vou até dar uma pesquisa pq com uma série com 13 livros o autor deve ser bom mesmo.
      Bjs

      ResponderExcluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!