Resenha da Vic: Proibido,Tabitha Suzuma - Editora Valentina.

Titulo: Proibido

Autor(a):  Tabitha Suzuma

Editora: Valentina

PĂ¡ginas: 304

Sinopse:
Ela Ă© doce, sensĂ­vel e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a tĂªmpera de quem cria os irmĂ£os menores como filhos hĂ¡ anos, e sĂ³ uma pessoa conhece a mĂ¡goa e a abnegaĂ§Ă£o que se escondem por trĂ¡s de seus tristes olhos azuis.
Ele Ă© brilhante, generoso e altamente responsĂ¡vel: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de famĂ­lia, lutando contra tudo e contra todos para mantĂª-la unida, e sĂ³ uma pessoa conhece a grandeza e a força de carĂ¡ter que se escondem por trĂ¡s daqueles intensos olhos verdes.
Eles sĂ£o irmĂ£o e irmĂ£.
Com extrema sutileza psicolĂ³gica e sensibilidade poĂ©tica, cenas de inesquecĂ­vel beleza visual e diĂ¡logos de porte dramatĂºrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistĂ©rio e profundidade.


Antes de tudo, vocĂªs nĂ£o vĂ£o enxergar Lochan e Maya como irmĂ£os.

Apesar de terem pouca idade e viverem na mesma casa, desde cedo eles tem responsabilidades que lhe dĂ£o uma visĂ£o de um casal na luta para criar seus filhos de idades diferentes.

Maya Ă© o coraĂ§Ă£o. Uma menina meiga, de uma doçura incrĂ­vel e um coraĂ§Ă£o de mĂ£e. Sabe a hora certa de puxar a orelha e tambĂ©m o momento ideal de dar um carinho. Sempre sabe o que falar e como lidar com as dificuldades da vida. Ela Ă© uma mĂ£e.

Lochan Ă© a base. Ele Ă© um jovem forte e responsĂ¡vel. Carrega nas costas a responsabilidade de manter uma famĂ­lia. Com dezessete anos e um carĂ¡ter indiscutĂ­vel, sempre sabe o que fazer. Nunca, em hipĂ³tese alguma, pensou sĂ³ nele. Ele Ă© "E eu sei como ele se sente... Ă© tĂ£o bom que dĂ³i. Acho que vou morrer de felicidade. Acho que vou morrer de dor. O tempo parou, o tempo estĂ¡ correndo."

"O corpo humano precisa de um fluxo constante de alimentos, ar e amor para sobreviver. Sem Maya eu perco os trĂªs. Morro lentamente.".

Eles formam uma dupla. Lochan e Maya descobriram desde cedo que, se quisessem manter todos juntos, e nĂ£o ir cada um para um lar adotivo, eles teriam que se desdobrar para tudo dar certo. Ou , pelo menos, que as pessoas de foram vissem que tudo estava normal. Que eles sĂ³ sĂ£o bem responsĂ¡veis para a idade deles e que a mĂ£e trabalha viajando. Mas ela volta, e nunca os deixa na mĂ£o. Que nĂ£o vai para as reuniões de pais porque trabalha muito, para colocar comida na casa. E consegue!

Essa nĂ£o Ă© a verdade. Desde que o pais se separaram e a mĂ£e arranjou um namorado e um meio de viver sem ter responsabilidade com nada, eles tiveram que se unir. A mĂ£e nĂ£o para em casa, nĂ£o paga as contas, nĂ£o dĂ¡ comida... e, muito menos, carinho, atenĂ§Ă£o. O que Ă© isso??? Ela sabe que ,mesmo que ela nĂ£o esteja ali, Maya e Lochan estarĂ£o.  Acomodada, interesseira... sem coraĂ§Ă£o.

"NĂ£o Ă© sĂ³ frustraĂ§Ă£o fĂ­sica, Ă© a impossibilidade da nossa situaĂ§Ă£o, o horror por estarmos encurralados, o desespero de saber que nunca vou poder amar Maya como quero Lochan’’

Por isso que eu digo, eu nĂ£o vi, e nem eles se viam como irmĂ£os. Mas a sociedade sim... todos de fora viam.

AtĂ© que ponto vocĂª pode negar um amor?
Como uma coisa tĂ£o errada pode parecer  tĂ£o certa?

Começei a ler Proibido em outubro. Parei e voltei.  Peguei novamente ele em janeiro. Respirei fundo e disse: Agora vai! E foi... atĂ© demais.

"VocĂª pode fechar os olhos para as coisas que nĂ£o quer ver,
mas nĂ£o pode fechar o coraĂ§Ă£o para as coisas que nĂ£o quer sentir."

Um aviso, esteja emocionalmente preparada para ler este livro. Eu nĂ£o estava, e parei. Voltei quando percebi que estava pronta, e retomei. A histĂ³ria de Maya e Lochan  vai te pegar na alma, e nĂ£o vai te largar. E mesmo depois de terminada, vocĂª nĂ£o vai conseguir esquecer.

Confiem em mim, leiam! Mas faça a digestĂ£o com calma.

NĂ£o lerei novamente, mas recomendarei, e quero que todos conheçam a obra da Tabitha. Mulher maravilhosa, escrita excelente.

Editora Valentina, ediĂ§Ă£o linda... capa, apaixonante!

Tocante, intenso, avassalador!

Esse Ă© Proibido... leiam! E depois me contem. Vamos chorar juntinhos no cantinho.


"Juntos, nĂ£o fazemos mal a ninguĂ©m; separados, nĂ³s definhamos."


23 comentĂ¡rios

  1. Eu nĂ£o criei coragem para ler este livro ainda.
    Que bom que VC nĂ£o os viu como irmĂ£os, mas eu jĂ¡ os vejo.
    NĂ£o consigo pensar que justifique o abandono e as privações esse amor entre eles.
    NĂ£o sei se de fato chega a se concretizar e isso me dĂ¡ medo.
    NĂ£o sei se quero saber TB.
    No momento, nĂ£o estou preparada.
    Mas adorei sua resenha e que bom que ao voltar a ele valeu a pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡,Edna.
      Entendo, espero que um dia consiga ler.
      Beijos, Vic.

      Excluir
  2. Vic, vocĂª Ă© a segunda pessoa que leu Proibido e diz que nĂ£o lerĂ¡ novamente.
    Ouço falar muito sobre este livro, mas ao mesmo tempo que tenho uma enorme curiosidade para ler tambĂ©m, o medo acompanha. Uma histĂ³ria de amor entre irmĂ£os vai alĂ©m da minha zona de conforto, alĂ©m do imaginĂ¡vel.
    Lerei, com toda certeza. Quero descobrir o que hĂ¡ nesta histĂ³ria que aflita tantos leitores.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡, Alessandra.
      Proibido estava na minha lista hĂ¡ tempos. E mesmo de te-lo aqui na estante, ainda demorei um tempinho para ler tambĂ©m. TambĂ©m tinha uma curiosidade imensa, e realmente, ele faz jus a ''fama'' que leva. O livro Ă© muito, nĂ£o tenho dĂºvidas disso. Leia sim!

      Beijos, Vic.

      Excluir
  3. Oi Vic!
    JĂ¡ li o livro, mas nĂ£o gostei.... Todo mundo tece elogios sobre ele, pq nunca vĂª o casal como irmĂ£os... Acho que quando vocĂª tem um irmĂ£o Ă© meio difĂ­cil ser imparcial...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vvian!
      TambĂ©m tenho irmĂ£o, na verdade dois, entĂ£o isso Ă© muito relativo. O livro realmente divide opiniões, e acho que a autora conseguiu passar a mensagem que queria e deixar sua ''marquinha''.

      Beijos, Vic.

      Excluir
  4. Oi Vic!
    Faz tanto tempo que quero ler esse livro... Mas confesso que ainda nĂ£o tive coragem.
    SĂ£o inĂºmeras resenhas positivas e a premissa Ă© bem diferente por se tratar de amor entre irmĂ£os e, embora todos os elogios e tals, nĂ£o me sinto preparada pra essa leitura. Ao menos nĂ£o agora.
    Mas em todo caso, ele continua lĂ¡, nos meus desejados. SĂ³ aguardando o momento certo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡, Vania!
      Entendo perfeitamente esse cuidado, tive o mesmo, parei e voltei, e mesmo assim, ele ficou um tempo de molho na estante, até eu pegar para ler.
      Leia na hora certa, atĂ© mesmo para o livro nĂ£o se tornar uma das suas piores leituras.

      Beijos, Vic.

      Excluir
  5. Por mais que a pessoa fique como pĂ© atras antes de ler o livro por se tratar de irmĂ£os, a autora escreve tĂ£o bem e Ă© tĂ£o persuasiva que no decorrer da leitura eu jĂ¡ nĂ£o imaginava eles como irmĂ£os e sim como namorados, mas mesmo assim a autora fez questĂ£o de enfatizar por meio de Lochan e Maya que aquilo nĂ£o era certo, mas nĂ£o podiam evitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡, Emanoelle!
      É esta a mensagem que a autora queria passar, e quando o leitor pega essa ideia, torna as coisas, digamos, mais fĂ¡ceis de ser digeridas. Que bom que gostou da leitura!

      Beijos, Vic.

      Excluir
  6. Oi Vic, ainda nĂ£o tive o prazer de ler este livro, mas sei que devo estar emocionalmente bem para poder ler esta obra tĂ£o densa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose!
      É isso ai, mas pelo o que acompanho dos seus comentĂ¡rios aqui no bloguinho, acho que irĂ¡ gostar.

      Beijos, Vic.

      Excluir
  7. O livro trata mesmo de um tema bem polĂªmico, acho que tem de estar com a alma e mente limpa, alĂ©m de ter muita coragem, para apreciar a obra como ela deve ser apreciada! A histĂ³ria parece avassaladora mesmo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡, Dan.
      O livro Ă© tudo isso e mais um pouco rs.
      Obrigada pelo comentĂ¡rio.

      Beijos, Vic.

      Excluir
  8. Tento nĂ£o romantizar tudo e tentei nĂ£o fazer isso com o relacionamento dos irmĂ£os, mas o que amo na ficĂ§Ă£o Ă© isso, poder abordar vĂ¡rios assuntos e refletir sobre os mesmos e Ă© isso que o livro faz. NĂ£o julguei a situaĂ§Ă£o como errada. NĂ£o sei, nĂ£o consigo explicar. Vi tantas outras situações erradas que o amor proibido foi a menos erradas de todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡, Jois.
      Obrigada pela observaĂ§Ă£o, e fico feliz que tenha gostado do livro.A essĂªncia do livro Ă© essa, e concordo com vocĂª.

      Beijos, Vic.

      Excluir
  9. O livro parece ser bom, um drama bem legal. Achei bem interessante essa histĂ³ria de romance entre irmĂ£o e acredito que seja um tema bem impactante. Realmente, temos que estar preparados para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡, Amanda.
      O livro Ă© muito bom! Um drama jamais escrito, pelo menos eu nunca li... muito preparada, espero que um dia dĂª uma chance a ele.

      Beijos, Vic.

      Excluir
  10. Oi Vic, eu nĂ£o conhecia esse livro nem a escritora, a historia pare ser emocionante com certeza vou le-lo obrigada pela dica e sua resenha estĂ¡ incrĂ­vel bjs.

    ResponderExcluir
  11. Tenho mto receio em ler esse livro! Ganhei ele a mais ou menos 1 ano e ainda nĂ£o o li, acho que para lĂª-lo tenho que estĂ¡ bem preparada psicologicamente, e com a mente bem aberta, para lidar com o tema, afinal Ă© algo que segundo minhas convicções sou contra, mas um dia eu lerei!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Esse Ă© um livro que sempre fico na duvida se leio o nĂ£o, jĂ¡ vi muitos comentĂ¡rios positivos sobre a escrita da Tabitha o que me deixa curiosa para ler mas ao mesmo tempo nĂ£o sinto que estou preparada para ler essa historia por isso sempre adio sua leitura !!

    ResponderExcluir
  13. Achei a sinopse do livro muito interessante, mas ainda nĂ£o tive a oportunidade de lĂª-lo. A capa chama a atenĂ§Ă£o e quero muito saber o que acontece com a Maya e o irmĂ£o dela de nome estranho/diferente. Da pra imaginar que o livro seja tudo isso que vocĂª descreveu mesmo.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!