À Convite: Ilmara Fonseca - O rouxinol, Kristin Hannah - @Arqueiro

Título: O Rouxinol

Autora: Kristin Hannah

Ano: 2015 

Páginas: 432
Idioma: português
Editora: Arqueiro

Sinopse:
“Neste épico passado na França da Segunda Guerra, duas irmãs se afastam por discordarem sobre a ameaça de ocupação nazista. Com temperamentos e princípios divergentes, cada uma delas precisa encontrar o próprio caminho e enfrentar questões morais e escolhas de vida ou morte.” - Christina Baker Kline, autora de O trem dos órfãos França, 1939: No pequeno vilarejo de Carriveau, Vianne Mauriac se despede do marido, que ruma para o fronte. Ela não acredita que os nazistas invadirão o país, mas logo chegam hordas de soldados em marcha, caravanas de caminhões e tanques, aviões que escurecem os céus e despejam bombas sobre inocentes. Quando o país é tomado, um oficial das tropas de Hitler requisita a casa de Vianne, e ela e a filha são forçadas a conviver com o inimigo ou perder tudo. De repente, todos os seus movimentos passam a ser vigiados e Vianne é obrigada a fazer escolhas impossíveis, uma após a outra, e colaborar com os invasores para manter sua família viva. Isabelle, irmã de Vianne, é uma garota contestadora que leva a vida com o furor e a paixão típicos da juventude. Enquanto milhares de parisienses fogem dos terrores da guerra, ela se apaixona por um guerrilheiro e decide se juntar à Resistência, arriscando a vida para salvar os outros e libertar seu país.




Olá, amigos leitores, tudo bem com vocês? Espero que sim. Eu sou a Ilmara, do blog Conversa de Livro, e estou aqui para trazer a resenha de um livro que adorei ler e que, apesar de já conhecer a escrita da autora, me surpreendeu de forma positiva. Estou falando de O Rouxinol, de Kristin Hannah. Esta é uma autora que gosto muito e em suas obras o que mais me atrai é a intensidade e o vigor com que as emoções e sentires se delineiam. Mas, vamos à história?

O Rouxinol nos conta a história das irmãs Vianne e Isabelle. Apesar de irmãs, elas têm personalidades bem diferentes: Vianne, a mais velha, é bem rígida e certinha e Isabelle, a mais jovem, ousada e rebelde. As duas não tiveram uma infância fácil, pois além de perderem a mãe e serem abandonadas pelo pai, tiveram que ser criadas e viver sobre os maus tratos de uma estranha -, e se tornaram ainda mais distantes quando Vianne enviou a irmã mais nova para um internato. Contudo, com a guerra que se aproximava a cada instante, ela resolve voltar para perto da irmã e é uma jovem engajada com o futuro político do local, tentando acabar com a guerrra. Porém, o que pode uma menina de 18 anos diante de uma guerra? Ou melhor, existe uma forma de lutar em uma guerra sem armas? 

A Segunda Guerra foi um marco dentro da história do mundo e palco de grandes e assustadoras atrocidades cometidas pelo próprio homem contra os seus semelhantes. O horror, a fome e o medo foram os personagens nesse cenário em toda a Europa entre os anos de 1939 a 1945. Ninguém estava a salvo. Quando Hitler toma Paris e o domínio nazista se espalha é o momento onde a narrativa da autora toma os seus contornos próprios. 

Isabelle, com sua natureza questionadora e rebelde, não se conforma com o rumo da situação e se junta à resistência com amigos e seu amado Gaëton. Para isso ela precisa viver escondida, correndo riscos, atrás de nomes falsos, sendo quase uma sombra. Vianne, por outro lado, prefere ficar quieta, obedecer e proteger a sua filha e esperar pelo retorno do marido. É aqui que percebemos claramente a forma de cada uma das irmãs de lutar. Uma, em combate, defendendo a sua liberdade e a outra lutando pela preservação e manutenção de sua família.

O Rouxinol foi um livro ímpar para mim, pois trouxe um olhar feminino sobre a guerra, onde sempre os personagens centrais são masculinos, e pode também mostrar o amor florescendo em meio a este cenário. A evolução e o crescimento dos personagens nos faz encarnar em suas vidas e nos sentirmos arrebatados com os diferentes sentires que aparecem ao longo da trama. 

A grande tirada de O Rouxinol é o mistério que envolve o narrador desta história. Logo no começo fica claro que estas são lembranças do passado que se alternam com breves momentos no presente, mas a gente só descobre mesmo – ou confirma as suspeitas – no final do livro. Os personagens são bem definidos, bem estruturados e nos cativam com seus questionamentos e sensações diversas que povoam toda a história. 

O Rouxinol é um livro sobre a Guerra, mas acima de tudo um livro que fala sobre amor, superação e amizade, como quase todos os livros de Kristin Hannah. Os direitos de O Rouxinol já foram vendidos e em breve poderemos conferir esta história no cinema. E espero que esta adaptação não me decepcione. Por fim, posso dizer que O Rouxinol é uma leitura mais que recomendada e indicada para os mais variados leitores. Um livro nota dez!




4 comentários

  1. Tento muito ler livros assim, mas não consigo :( apesar disso ele parece ser bem bonitinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, acho que você devia dar uma chance para este. Com certeza ele não vai te decepcionar!

      Excluir
  2. Oi Ilmara, foi o melhor livro que li no ano passado, chorei muito, principalmente na reta final do enredo. Um livro muito bonito, a começar pela sua capa.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, Flor! A reta final é realmente para mexer com o nosso coração! Beijos! ;)

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!