• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Leitura da Drica: Enquanto Bela dormia, Elizabeth Blackwell - @Arqueiro

    Livro: Enquanto Bela Dormia

    Autora: Elizabeth Blackwell

    Ano: 2016

    Páginas: 368

    Editora: Editora Arqueiro

    Sinopse:

    Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.

    Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.

    Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.

    Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.

    "A verdade está longe de ser história de criança."

     É assim que Elise começa a contar a história clássica da Bela Adormecida.

    Adorei a introdução do livro, onde a autora usa a memória de Elise, antiga criada da princesa Lenore, dama de companhia de sua filha Rosa, amiga e confidente de pessoas do mais alto escalão da corte, ao contar a história para a sua neta.

    Apesar de você ter noção de que tem nas mãos uma releitura, a sensação que o leitor tem é de que ele está lendo a mesma história, mas contada por olhos mais íntimos que vivenciaram de perto.

    De uma maneira nostálgica e muito doce, Elise nos conta sobre a vida miserável que ela levava, como perdeu quase toda a família para a varíola e foi uma das sobreviventes, como ela chegou ao castelo e a ser dama de companhia e de confiança da rainha Lenore, seus amores e amizades da adolescência, sua relação com Milicent e o seu papel na ida de Rosa. E é isso que dá o toque de contos de fadas a história.

    "Como eu era ignorante, achando que a distância reduziria sua capacidade de nos fazer mal! Eu viria a aprender que todo desejo concedido tem um preço, um preço que não temos como prever até ser tarde demais."

    Que esperar dessa releitura? Garanto que você não vai encontrar mais um doce romance de uma pobre princesa injustiçada que espera que um príncipe encantado venha salvá-la. Muito pelo contrário. Enquanto Bela dormia é uma história de mulheres fortes que tomam as rédeas do seu destino nas mãos e fazem acontecer.

    Não bastasse tudo isso, Elizabeth ainda foi capaz de dar uma guinada e trazer um final totalmente inesperado!!! De deixar qualquer um de boca aberta!!

    "Mas as lembranças sabem resistir a todas as tentativas de domá-las, e escapolem no momento em que pensamos tê-las  sob controle."

    Acredito que Enquanto Bela dormia estará entre os melhores livros de 2016!

    Recomendadíssimo para os que gostam de contos de fadas e para os que não gostam porque esperavam um final diferente.

    0 comentários :

    Postar um comentário

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!