Leitura da Drica: A Febre, Megan Abbott - @Intrinseca

A Febre

Megan Abbott

Ano: 2015

PĂ¡ginas: 272

Editora: IntrĂ­nseca

Sinopse:
Na Escola SecundĂ¡ria de Dryden, Deenie, Lise e Gabby formam um trio inseparĂ¡vel. Filha do professor de quĂ­mica e irmĂ£ de um popular jogador de hĂ³quei da escola, Deenie irradia a vulnerabilidade de uma tĂ­pica adolescente de 16 anos. Quando Lise sofre uma inexplicĂ¡vel e violenta convulsĂ£o no meio de uma aula, ninguĂ©m sabe como reagir.
Os boatos começam a se espalhar na mesma velocidade que outras meninas passam a ter desmaios, convulsões e tiques nervosos, deixando os médicos intrigados e os pais apavorados. Os ataques seriam efeito colateral de uma vacina contra HPV?
Envoltos em teorias e especulações, o pĂ¢nico rapidamente se alastra pela escola e pela cidade, ameaçando a frĂ¡gil sensaĂ§Ă£o de segurança daquelas pessoas, que nĂ£o conseguem compreender a causa da doença terrĂ­vel e misteriosa.

- A trama do livro foi inspirada num acontecimento real, ocorrido no estado de Nova York, em 2012.

- Eleito Livro do Ano pelo Strand Critics Award e apontado entre os finalistas do prestigioso Folio Prize e os melhores do ano da Amazon.

- A produtora da atriz Sarah Jessica Parker vai lançar uma sĂ©rie no canal MTV baseada no livro e produzida por Karen Rosenfelt, de A Menina Que Roubava Livros, O Diabo Veste Prada e CrepĂºsculo.


Oi, gente,

A febre Ă© um livro um tanto estranho de inĂ­cio, mas que vale Ă  pena pelo seu conjunto.




Temos uma histĂ³ria contada a partir do ponto de vista de trĂªs pessoas: Deenie, 16 anos; Eli, irmĂ£o mais velho de Deenie; e Tom, pai de Deenie.

Deenie e o irmĂ£o estudam na escola onde os surtos começam, e onde o pai deles Ă© professor. Essa narrativa tripla faz com que vocĂª passeie por todos os ambientes da escola e tenha uma visĂ£o privilegiada dos fatos.

Tudo começa quando algumas amigas de Deenie sĂ£o afetadas por convulsões e outros sintomas que confundem mĂ©dicos, pais, professores e amigos. Depois disso, a cidade de Dryden nĂ£o serĂ¡ a mesma.

A primeira suspeita vem de um lote de vacinas contra HPV que as alunas tomaram recentemente, passa para a Ă¡gua poluĂ­da de um lago misterioso que tem na cidade chegando atĂ© a dos seus Ăºltimos namoros.

A histĂ³ria segue um ritmo meio lento, mas a curiosidade vai fazer vocĂª nĂ£o querer largar. A sensaĂ§Ă£o que vocĂª tem Ă© que a autora vai criando situações ao longo da histĂ³ria para que vocĂª vĂ¡ mudando suas hipĂ³teses, e o que vocĂª suspeitava que fosse o motivo do surto na pĂ¡gina 200, na pĂ¡gina 250 vai provar que vocĂª estava totalmente errado e te dĂ¡ uma nova perspectiva.

A histĂ³ria vai oscilando e toques de suspense e atĂ© uma pincelada de terror vĂ£o tornar a leitura bem imprevisĂ­vel.


O final foi surpreendente. E nĂ£o foi nenhum dos que eu considerei como possĂ­veis. Achei que nada no universo adolescente poderia me surpreender, mas estava enganada. A maldade, a fragilidade, a vulnerabilidade e a credulidade dos alunos vĂ£o guiando os acontecimentos para um desfecho inusitado que nos mostra atĂ© onde adolescentes sĂ£o capazes de ir. 


2 comentĂ¡rios

  1. Wow, essa premissa Ă© fantĂ¡stica, porĂ©m tenho receio em ler esse livro. Essa nĂ£o Ă© a primeira resenha que leio dele que fala que Ă© uma histĂ³ria lenta, mas mesmo assim amo surpresas. Vou me esforçar para terminar quando for ler!
    Abraços!
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Gostei muito da historia que me deixou bem curiosa pois parece que a autora a cada pagina vai nos prendendo e gostei do final que pareceu realmente surpreendente, se tiver oportunidade quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!