Estante da Tata: Aprendiz, Raymond E. Feist - @Arqueiro

Aprendiz
Saga do Mago # 1
Autor: Raymond E. Feist
Ano: 2013
PĂ¡ginas: 432
Editora: Arqueiro
Sinopse:
Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lĂ¡ que vive Pug, um Ă³rfĂ£o franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei.
Mas a vida dĂ¡ voltas e Pug acaba se tornando aprendiz do misterioso mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre.Com sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coraĂ§Ă£o de uma princesa, mas subitamente a paz do reino Ă© desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade apĂ³s cidade. Ele, entĂ£o, Ă© arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terĂ¡ de dominar os poderes inimaginĂ¡veis de uma nova e estranha forma de magia ou morrer.Mago Ă© uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exĂ³ticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo serĂ¡ decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos.


Antes de começar a falar sobre esse livro, eu preciso explicar para os nĂ£o acostumados ao estilo literĂ¡rio de fantasia, o que Ă© uma alta fantasia (apesar da estranheza, sim, existe na verdade vĂ¡rios subgĂªneros de fantasia, mas nĂ£o vou cansar vocĂªs com isso).

Na alta fantasia, a fantasia Ă© levada ao extremo dentro das histĂ³rias, Ă© cheio de criaturas diversas (elfos, anões, centauros..), magia e mundos mĂ¡gicos, onde as leis reais nĂ£o regem ou, nem sequer, existem. O melhor exemplo de alta fantasia sĂ£o os livros da sĂ©rie O Senhor dos AnĂ©is, O Hobbit e As CrĂ´nicas de Narnia.

Mago: Aprendiz Ă© uma serie de alta fantasia Ă©pica inspirada no estilo de Tolkien, sĂ³ que com uma simplicidade mais moderna, sem aquela enrolaĂ§Ă£o chata (desculpa ai, Tolkien) de descrever por 3 pĂ¡ginas a aparĂªncia de uma mesa de jantar (amo fantasia mas tem uns livros que eu vou te contar..).


A serie Mago conta a histĂ³ria de Pug, um menino abandonado quando bebĂª e acolhido por um casal de servos do palĂ¡cio. Na terra de Pug, ao atingir uma determinada idade, todos os jovens sĂ£o escolhidos por mestres de oficio para aprenderem uma profissĂ£o. Apesar de ser um jovem muito magro e sem talentos para espadas (ainda que nĂ£o lhe falte coragem) Pug espera, mais que tudo, ser escolhido pelo mestre das armas e se tornar, junto com seu melhor amigo/irmĂ£o, um soldado do castelo.

No dia da escolha, Pug e todos os demais sĂ£o surpreendidos quando o misterioso mago Kulgan o escolhe como seu aprendiz. Com o tempo, Pug demonstra uma incrĂ­vel e surpreendente percepĂ§Ă£o para a magia teĂ³rica, mas nenhuma capacidade aparente de exercer concretamente magia. Sempre que Pug tenta lançar um feitiço, algo ocorre dentro dele, como se existisse uma trava que o impedisse de alcançar o seu objetivo. Quando um ataque inesperado ocorre, Pug, de alguma forma, destrava um tipo de magia que nĂ£o se pensava ser possĂ­vel.

Em funĂ§Ă£o de uma guerra eminente contra um povo estranho e poderoso, Pug entra em uma jornada que o levarĂ¡ atravĂ©s de florestas sombrias, minas de anões, navios em tempestades e ilhas misteriosas.

Quando eu comecei a ler esse livro eu estava em uma ressaca literĂ¡ria estranha e demorei a me conectar com a histĂ³ria, mas sei que isso nĂ£o foi culpa do livro, mas do meu estado de espirito.

Na verdade, talvez por estar meio de mau humor, Ă  medida que o livro foi crescendo eu ia cada vez me surpreendendo mais com a qualidade da histĂ³ria, a simplicidade com a qual ela Ă© contada (nĂ£o existe muitos livros de fantasia que sejam assim, a maioria Ă© extremamente densa e peca por excessos) e meu envolvimento com os personagens. No meio do livro, eu estava realmente torcendo e pedindo a Deus que certos personagens nĂ£o morressem.

Na verdade, fiquei um pouco surpresa com a quantidade de pessoas mortas nesse livro. NĂ£o foi pegada Game of Thrones da vida, mas teve uma quantidade respeitĂ¡vel de casualidades.

Outra coisa que me surpreendeu foram as pequenas histĂ³rias/aventuras no meio da aventura principal (se pudermos dizer assim). Como a cena do dragĂ£o que, na verdade, me tocou bastante, a aldeia dos anões, a cidade da ilha abandonada ou as pequenas lendas contadas aqui e ali pelos personagens dos livros.

Achei o livro muito bem construĂ­do e desenvolvido, que apresentou um mundo magico cheio de possibilidades a serem exploradas, mas sem a malicia que series como Game Of Thrones trazem e onde traiĂ§Ă£o e morte reinam.

Apesar de ter gostado bastante, achei o livro muito introdutĂ³rio, a histĂ³ria que motivou o inĂ­cio da aventura de Pug sĂ³ começa a se desenrolar no final do livro que, por sinal, termina de forma um tanto abrupta. O problema aqui Ă© que na verdade o livro um da sĂ©rie foi dividido em dois quando foi lançado no Brasil. Sendo assim, o livro um da sĂ©rie Ă© apenas a metade do livro original. Em sua publicaĂ§Ă£o de origem, Mago Ă© uma trilogia e nĂ£o uma sĂ©rie de quatro livros como foi lançada no Brasil.

Teria sido mais legal publicar o livro um todo em vez de que em dois volumes? Sim. Isso prejudica a leitura? NĂ£o, mas te faz querer correr para a livraria mais prĂ³xima e comprar o prĂ³ximo livro.

Outro problema do livro foi a questĂ£o da magia. Eu realmente esperei vĂ¡rias pĂ¡ginas para o Pug realizar grandes atos de magia e surpreender Deus e o mundo e acabar por se tornar o cara que alguma lenda antiga disse que ia ser o salvador da pĂ¡tria ou coisa assim, mas isso nĂ£o aconteceu.

Nossa, o aprendizado de Pug Ă© bem lento e ele parece mais ser o narrador da histĂ³ria que acontece ao redor dele do que o personagem principal. Mas, em contrapartida, Pug Ă© tambĂ©m a voz de sabedoria no meio do caos e a forma como ele assiste o mundo, como ele observa as coisas ao seu redor e como se posiciona Ă© bastante interessante.

Eu gostei bastante do Pug (sua bondade e inocĂªncia sĂ£o cativantes), do Tomas (adoro personagens com personalidade vibrante e amavel), do Chefe dos anões (que comedia), do prĂ­ncipe elfo (nĂ£o foi mostrado muito dele, mas eu gostei muito mesmo da cena da conversa dele na torre do mago), do caçador do castelo (por cauda da sua habilidade de falar com os animais e sua bondade com as crianças), mas, acima de tudo e todos, eu me vi torcendo sempre pelo prĂ­ncipe Arutha. Eu nĂ£o sei o que me fez torcer tanto por esse personagem, talvez tenha sido a sua personalidade e o seu humor seco e perspicaz, talvez tenha sido pelo fato dele nunca mostrar mais do que precisa e ser sempre a pessoa mais inteligente presente. Independentemente de qualquer coisa, para mim, Arutha Ă© um dos personagens mais intrigantes do livro e eu espero ver muito dele ainda nos prĂ³ximos livros da sĂ©rie.

Eu super recomendo esse livro para novos leitores (e antigos) do gĂªnero de fantasia, Ă© um livro gostoso e fĂ¡cil de ler, que nĂ£o possui a densidade da maioria das series do gĂªnero.

No Brasil, a sĂ©rie Ă© composta por 4 livros, todos jĂ¡ lançados pela editora SaĂ­da de EmergĂªncia e relançados pela Editora Arqueiro. 

Ps: Eu sempre concedo meu favoritismo para os personagens mais misteriosos ou dĂºbios, Deus sabe porque, mas eu sempre acerto nas minhas apostas haha.

Ps: Eu fiz uma pesquisa e vi que o autor dessa serie possui diversos livros lançados (tipo uns 20 ou mais, divididos em trilogias) e que todos eles se passam no mesmo mundo da sĂ©rie Mago, mas que possuem historias independentes entre si, ainda que sigam uma certa ordem cronolĂ³gica (que se inicia com Mago: Aprendiz) e que possuam alguns personagens recorrentes. Mas nĂ£o se preocupem com isso, vejam o caso do O Hobbit e O Senhor dos AnĂ©is por exemplo, ambas as histĂ³rias se passam na terra media, tem personagens que aparecem nas duas (Bilbo, Gandalf e etc) e vocĂª assistiu (nĂ£o me engane porque eu sei que vocĂª nĂ£o leu os livros) A Sociedade do anel e entendeu tudo sem ter precisado ter lido (ou visto o filme) O Hobbit porque as histĂ³rias sĂ£o independentes entre si, assim como todos os outros livros de Tolkien (sim, existem uma pancada deles tambĂ©m e todos se passam na terra media).


Ps: A segunda sĂ©rie (segunda se vocĂª pensar na ordem cronolĂ³gica dos livros) do autor Raymond E. Feist tambĂ©m jĂ¡ foi lançada no Brasil e atualmente se encontra na minha lista de desejados. 


6 comentĂ¡rios

  1. Livros assim nĂ£o me chamam atenĂ§Ă£o, infelizmente. Se eu estivesse na sua situaĂ§Ă£o iria culpar a ressaca l. e o livro, pois nĂ£o Ă© meu gĂªnero favorito mesmo! As mil mortes de got sĂ£o muito tristes, algumas necessĂ¡rias e outras que o personagem foi tarde atĂ©! SĂ³ posso dizer: que bom que vocĂª gostou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Livros de fantasia sĂ£o tĂ£o bons, tente dar uma oportunidade para eles!! Algo mais leve como Mago deve te dar o estimulo que vc precisa haha

      Excluir
  2. Oi...

    Eu amei a resenha e a sua sinceridade.
    TambĂ©m sou assim quando estou de ressaca, demora para que eu me conecte com a estĂ³ria, e passe a gostar.
    A estĂ³ria em si parece ser boa, sou muito fĂ£ de livros de fantasia.
    E irei colocĂ¡ esse na minha lista com toda certeza.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene!! Fico muito feliz que vc tenha gostado da resenha!

      Quanto ao livro, nĂ£o tenho como te explicar como me surpreendeu!! A coisa foi tĂ£o seria que me tirou de uma ressaca pesada!!

      Excluir
  3. Eu tirei o print desse livro porque eu quero dar uma variada no meu meio literĂ¡rio, e acho que vale dar uma olhada nessa trilogia do Mago que atĂ© onde eu sei tem sido bem comentado. Coloquei o livro na minha lista de desejados, quando o money der o seu ar das graças vou pensar em comentar esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rissia eu super recomendo esse livro para leitores que nĂ£o estĂ£o acostumados a fantasia pq alem de ser maravilhoso Mago Ă© um livro leve e interessante e super bem escrito! Alguns livros de fantasia sĂ£o muito pesados e densos e dĂ£o arrepios aos leitores de outros gĂªneros, mas Mago nĂ£o Ă© assim e isso me surpreendeu muito quando eu estava lendo..

      Espero que vc goste da serie tanto quanto eu gostei =)

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!