Leitura da Drica: Cara de um, focinho do outro, Marcos Fernandes

TĂ­tulo: Cara de um, focinho do outro

Autor: Marcos Fernandes

Editora: Butterfly

NĂºmero de pĂ¡ginas: 192

Sinopse:
Quem nunca teve um animal de estimaĂ§Ă£o e compartilhou com ele os momentos mais incrĂ­veis de sua vida? Um segredo, uma alegria... E atĂ© uma dor? Pois Ă© sobre essa relaĂ§Ă£o amorosa entre os tutores e seus animais de estimaĂ§Ă£o que trata este livro. Uma relaĂ§Ă£o antiga, mas que em momento algum da histĂ³ria da humanidade foi tĂ£o intensa. Muitos dizem que o animal Ă© o espelho de seu tutor. Mas o que faz com que essa relaĂ§Ă£o seja tĂ£o forte? Existe alguma energia que os une? O que a ciĂªncia fala sobre essa uniĂ£o? “A fidelidade que os animais dispensam a seus tutores humanos Ă© indescritĂ­vel, pois resgatam a pessoa das regiões mais sombrias de seus problemas e angĂºstias, motivando a vida a seguir seu curso novamente”, explica o autor, que tambĂ©m Ă© veterinĂ¡rio e psicanalista. Descubra mais sobre essa relaĂ§Ă£o de amor e fidelidade que ultrapassa o tempo e a razĂ£o. VocĂª vai se surpreender.



Oi, gente, acho que todo mundo vai pensar, com a Ilmara pensou, que esse livro é a minha cara, né? Eu também pensei...



Cara de um, focinho do outro nĂ£o era bem o que eu esperava. Culpa sĂ³ minha que desejei o livro apenas pela capa, sem ler a sinopse. Acreditei que o livro contaria alguma linda histĂ³ria da relaĂ§Ă£o de um humano com o seu cĂ£o, mas nĂ£o Ă© bem isso. O livro Ă© bem tĂ©cnico e vai falar sim, dessa relaĂ§Ă£o, mas sem contar nenhuma histĂ³ria especĂ­fica.

O autor vai nos falar, atravĂ©s da sua vivĂªncia como veterinĂ¡rio e psicanalista, com um toque de espiritismo, sobre esses relacionamentos e seus benefĂ­cios, tanto para humanos quanto para cĂ£es e gatos, que sĂ£o os animais abordados no livro.

"Os animais nos aceitam exatamente como somos e nĂ£o nos pedem mudanças de comportamento ou de atitudes."

Mostra como os animais vem se tornando parte da famĂ­lia, praticamente um filho (como o meu!!!), como o comĂ©rcio tem aproveitando esse novo filĂ£o e o quanto isso poderia ser prejudicial para o animal, possivelmente produzindo doenças que os animais nĂ£o tinha no passado e criando uma expectativa que nĂ£o seria natural para eles.

"Seja qual for o tipo de relaĂ§Ă£o, o fato Ă© que um dos grandes motivos dessa proximidade Ă© que o ser humano tem se tornado cada vez mais intolerante com os membros da mesma espĂ©cie..."

Acredito que quando nĂ£o se tem a medida certa de qualquer sentimento, ele possa ser prejudicial para ambos os lados. Usar um animal para substituir uma criança nĂ£o Ă© uma atitude muito acertada, sĂ£o seres completamente diferentes. Se vocĂª nĂ£o entende isso, nĂ£o deve ter um animal. Na minha opiniĂ£o, o problema nĂ£o Ă© trata-lo como um filho, mas nĂ£o entender que animais e crianças tem ciclos de vida, necessidades e expectativas muito distintos e peculiares a sua espĂ©cie.

" A fidelidade que os animais dispensam a seus tutores humanos Ă© indescritĂ­vel, pois resgatam a pessoa das regiões, mais sombrias de seus problemas e angĂºstias, motivando a vida a seguir seu curso novamente."

Adorei o capĂ­tulo sobre zooterapia, que nos mostra o quanto a convivĂªncia com um animal pode ser benĂ©fica para o ser humano. E quando ele fala do preconceito que existe contra os gatos, taxando-os de traiçoeiro e interesseiros. As pessoas precisam entender que, assim como elas, os animais tem as suas peculiaridades.

O autor constata que hĂ¡ sim, semelhanças fĂ­sicas e psĂ­quicas entre os animais e seus tutores, o que pode se refletir atĂ© em alguns casos de doenças e sintomas semelhantes. Concordo plenamente! É difĂ­cil vocĂª nĂ£o perceber alguma semelhança fĂ­sica ou caracterĂ­sticas da personalidade do seu tutor em seu animal, pelo menos dos que tem uma verdadeira relaĂ§Ă£o com os seus animais.  

Discordei de muita coisa do que foi dito no livro, mesmo sendo apenas uma pessoa que sempre conviveu com cĂ£es, mas sem nenhum conhecimento tĂ©cnico.

A capa Ă© linda, as fotos sĂ£o fantĂ¡sticas! O projeto grĂ¡fico estĂ¡ impecĂ¡vel, nĂ£o tem como nĂ£o se apaixonar. Lamento apenas o tamanho enorme da letra que me deixou um pouco desconfortĂ¡vel.






Recomendo principalmente para quem nĂ£o tem animais, para ter ideia do que esses seres fantĂ¡sticos sĂ£o capazes.


6 comentĂ¡rios

  1. Gostei da ideia de tratar da relaĂ§Ă£o de um cachorro com seu dono, parece ter vĂ¡rios trechos Ă³timos e reflexivos, mas, infelizmente, nĂ£o me interessei pelo livro. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Drica, nĂ£o sou muito fĂ£ de livros deste gĂªnero, onde os animais sĂ£o os personagens principais. Mas que bom que gostou.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi Drica
    Gostei muito das reflexões que o livro trĂ¡s, interessante a ideia do autor, de espor a vivĂªncia do animal com seu dono atravĂ©s de uma obra literĂ¡ria.
    PorĂ©m eu nĂ£o sou fĂ£, nem de animais e nem de livro desse gĂªnero, mas jĂ¡ tenho a amiga certa para presentear, ela Ă© literalmente apaixona por cachorros.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso que jĂ¡ estava animada com a possĂ­vel leitura nas ao ver que a leitura Ă© meio tĂ©cnica entĂ£o vou dispensar essa leitura. Quem sabe na prĂ³xima nĂ£o?

    ResponderExcluir
  5. NĂ£o gosto de livros assim :( Ă© bem fofinho e todo mundo gosta, mas nĂ£o Ă© pra mim..

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!