Leitura da Drica: A Garota Sem Passado, Michael Kardos - @Arqueiro

A Garota Sem Passado
Autor: Michael Kardos
Ano: 2016
PĂ¡ginas: 304
Editora: Arqueiro
Sinopse:Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a histĂ³ria.
SĂ³ que todos estĂ£o errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os Ăºltimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pĂ´de viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrĂ¡s dela a qualquer momento.

Mas, apesar das rĂ­gidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho nĂ£o terĂ¡ a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polĂ­cia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.


Oi, gente!

Vamos conhecer Melanie? Ou melhor, Meg. Afinal ela precisou mudar de nome. NĂ£o sĂ³ de nome, mas Meg teve a sua vida transformada quando, aos 3 anos, sem motivo forte o suficiente para isso, seu pai promoveu uma inusitada festa para os vizinhos, atĂ© entĂ£o praticamente desconhecidos e, ao acabar a festa, assassinou sua esposa e Meg foi salva pelos tios, Wayne e Kendra, com quem vive uma vida anĂ´nima, sem amigos, sem festas, sem internet. Isso tudo nĂ£o parece meio estranho pra vocĂª?

Pois Ă©, foi por isso que me interessei por esse livro. A histĂ³ria começa a ser contada pelo jornalista Arthur Goodale, principal responsĂ¡vel pela cobertura dos fatos na Ă©poca em que ocorreram e que estĂ¡ Ă  beira da morte em um hospital. Aficionado pelo caso, Arthur nĂ£o se conforma que Ramsey, pai de Meg, nunca tenha sido encontrado.

Apesar de cansada das proibições de seus tios e da vida monĂ³tona e reclusa que leva, o que faz com que Meg tome a iniciativa de ir atrĂ¡s do seu passado e tentar encontrar o pai, jĂ¡ que a polĂ­cia nĂ£o consegue, sĂ£o o fato de estar grĂ¡vida do seu namorado, que promete protegĂª-la quando descobre toda a verdade, mas parece estar mais aterrorizado com pequenas ameaças de que se poderia esperar. E o fato de descobrir atravĂ©s do site do Arthur que ele estĂ¡ em um hospital e pode morrer a qualquer momento, jĂ¡ que Meg acredita que ele Ă© a Ăºnica pessoa que sabe tudo sobre o que aconteceu no dia da festa e sobre as investigações da polĂ­cia.

Meg Ă© uma personagem fantĂ¡stica, menina forte, corajoso, que apesar da vida maluca que leva nunca se deixou abater, adora ler e os livros sĂ£o seus principais amigos, e mesmo debaixo de toda opressĂ£o nĂ£o deixou de dar espaço para que o seu coraĂ§Ă£o se apaixonasse e tomou as rĂ©deas de sua vida.

“Ela lia os livros que pegava emprestado Ă  noite, depois os escondia no armĂ¡rio ou debaixo da cama. Ir Ă quela biblioteca era como fugir de Notres Pass, e ler aqueles livros era fugir para mais longe ainda.”

O Philip Ă© um fofo, e apesar de ter umas atitudes que a Meg odeia, ele Ă© sĂ³ um ser humano com alguns medos injustificĂ¡veis, o que todo mundo tem de vez em quando, nĂ©? Mas vai se mostrar o cara ideal para estar ao lado dela.

E o Arthur Ă© quem norteia o caminho de Meg para as surpreendentes descobertas a respeito do seu passado. De maneira madura e experiente, ele vai ajudĂ¡-la a adentrar um mundo cheio de surpresas levando a um desfecho que o leitor jamais imaginaria.

“... Consumimos uma vida inteira procurando entender o coraĂ§Ă£o e as ações das pessoas Ă  nossa volta, mas o resultado Ă© um sĂ³: equĂ­voco, equĂ­voco, equĂ­voco.”

Narrado em primeira pessoa e intercalando capĂ­tulos com os acontecimentos do passado e do presente, o leitor fica a par de todos os detalhes dos fatos que levaram Ramsey a ser o Ăºnico suspeito do crime e das investigações da Meg, que apontam para um caminho totalmente diferente.

O livro Ă© bom, mas poderia ter sido muito melhor. Sinto que muitas pontas ficaram soltas e o final poderia ter sido tĂ£o bem trabalhado quanto o desenvolvimento da histĂ³ria, que flui muito bem, mas quando estĂ¡ perto do final, os fatos se atropelam e muita coisa fica sem ser dita.


Recomendo para quem gosta de um romance maduro, bastante suspense com uma dose de policial e para os que gostam de analisar mentes psicopatas. 


9 comentĂ¡rios

  1. Oi Drica, que pena que vocĂª nĂ£o gostou. Pontas soltas sempre acabam deixando o leitor insatisfeito. Eu nĂ£o li ainda, mas quero ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de livros de romance policial, e fico meio inseguro em ler esse ou nĂ£o por causa das crĂ­ticas contro-versas que leio sobre a obra... a maioria diz que o livro Ă© decepcionante, entĂ£o eu fico meio sem saber se devo arriscar ou nĂ£o a leitura. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele nĂ£o e decepcionante, mas poderia ser melhor trabalhado, e isso nĂ£o tira o mĂ©rito de ter uma boa historia.

      Excluir
  3. Olha vou ser bem sincera eu nĂ£o me atrai muito pelo enredo, tipo bateu uma curiosidade mas nĂ£o foi o suficiente pra me fazer ficar desesperada pra ler esse livro, entĂ£o eu dispenso essa leitura ^^

    ResponderExcluir
  4. Essa Ă© a segunda resenha que leio sobre esse livro.
    Parece ser bom, a capa Ă© bonita, os personagens parecem ser marcantes, o fato dela estĂ¡ grĂ¡vida coloca mais um pitada de drama ao livro.
    Esse livro com certeza vai ser uma das minhas prĂ³ximas leituras.
    Boa Tarde.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. SĂ³ o nome do livro jĂ¡ Ă© intrigante, imagina o conteĂºdo.. Que louca essa sinopse! AlĂ©m de muito bonita a capa (que eu ja tinha reparado por ai, mas nunca parei pra ler sobre) a histĂ³ria toda e a ideia de como tudo acontece Ă© muito intrigante. Coloquei na wishlist, fiquei muito curiosa pra ver no que vai dar, mas jĂ¡ prevejo que o pai dela vai machuca-la de alguma forma e no fim vai ficar tudo bem. Esses sĂ³ 3 cachorrinhos.. haha desanimam um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os trĂªs cachorrinhos foi pq esperava bem mais, mas a histĂ³ria Ă© bem legal! E posso garantir q vc se enganou em relaĂ§Ă£o ao final!

      Excluir
  6. HĂ¡ tempos que quero ler esse livro. Tenho muita curiosidade sobre o final da histĂ³ria, que acho que o enrredo Ă© triste, porĂ©m com um final feliz e com muitas surpresas. Puxa, como gostaria de ler esse livro!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!