Estante da Tata: Penelope, Marilyn Kaye - @Record

Penelope
Marilyn Kaye
Ano: 2008

PĂ¡ginas: 240
Editora: Record

Sinopse:
Em um conto de fadas moderno, nĂ³s conhecemos Penelope, uma jovem de 25 anos que passou a vida inteira presa em sua prĂ³pria casa, vĂ­tima de uma antiga maldiĂ§Ă£o. Para se livrar do focinho de porco que cresce no lugar do seu nariz, ela precisa encontrar alguĂ©m que a ame mesmo com esse "pequeno" problema.




Alguns livros me conquistam, mas o engraçado Ă© que Ă s vezes eu nĂ£o entendo o porquĂª.

Às vezes é culpa de um personagem, ou de uma fala, ou até de um simples movimento dele em uma cena e aí BUM, eu fico revendo e revendo a cena sem motivo nenhum aparente.

AtĂ© que me vem a contestaĂ§Ă£o de que o livro simplesmente me conquistou.

É divertido perceber isso. Chegar Ă  conclusĂ£o de que um livro te tocou e vocĂª nĂ£o sabe porquĂª. Para mim, isso faz parte da magia de ler um livro.

E é aí que me surge Penélope.

Para começo de conversa, PenĂ©lope Ă© um livro, um moderno conto de fadas, para ser mais exata, que eu queria ler jĂ¡ tinha um bom tempo. Quando o livro finalmente chegou para mim, eu me impressionei com as poucas pĂ¡ginas dele (sĂ£o 236, mas eu esperava pelo menos umas 400) e confesso que fiquei decepcionada.

Mas resolvi dar uma chance ao livro.

A histĂ³ria de PenĂ©lope começa mais ou menos 150 anos antes dela nascer com o seu tatarĂ¡ alguma coisa avĂ´. A famĂ­lia Wilhern era (e ainda Ă©, na histĂ³ria) conhecida pela sua imensa fortuna e sangue azul.

Quando um dos cinco filhos da famĂ­lia Wilhern, o do meio para ser mais exata, que desejava mais que tudo viver uma grande histĂ³ria de amor como a dos livros que enchiam sua biblioteca, conhece Clara, a criada da cozinha, ele se apaixona perdidamente.

Escondido de toda a família, os dois começaram um romance, mas com a inesperada gravidez de Clara, o jovem Wilhern resolve colocar fim ao segredo e se casar com ela.

NĂ£o recebendo a aprovaĂ§Ă£o da famĂ­lia e se conformando com isso (digamos que a perspectiva de ser deserdado mudou as prioridades dele), o Wilhern em questĂ£o, acaba se casando com a primeira nobre, aprovada por sua famĂ­lia, que disse sim para ele.

Tragicamente, ao saber disso, Clara, de coraĂ§Ă£o partido e grĂ¡vida, se joga em um poço e morre.

Mas o que a famĂ­lia Wilhern nĂ£o esperava era que a mĂ£e de Clara era uma famosa bruxa da cidade, e esta, devastada pela perda da filha, lançou uma maldiĂ§Ă£o sobre a famĂ­lia que havia causado toda aquela dor.

A primeira filha mulher que nascesse de um descendente da família Wilhern teria cara de porco até que alguém, de sua mesma classe, um rapaz de sangue azul, aceitasse a menina porca como ela era e se casasse com ela.

Depois de anos de sorte, vĂ¡rios descendentes homens e uma maldiĂ§Ă£o desacreditada, PenĂ©lope nasce em pleno sĂ©culo XXI e a maldiĂ§Ă£o se manifesta.

EntĂ£o, para protegĂª-la do mundo (ou para proteger a reputaĂ§Ă£o da famĂ­lia), sua mĂ£e simula sua morte e a proĂ­be de sair de casa e de ser vista atĂ© que a maldiĂ§Ă£o seja quebrada.

Enquanto PenĂ©lope crescia afastada do mundo e com a crença de que aquele rosto que via no espelho nĂ£o era o seu verdadeiro eu, mas sim o da maldiĂ§Ă£o, sua mĂ£e contratava uma casamenteira e criava lista de possĂ­veis candidatos com sangue azul para a filha.

Assim, quando Penélope fez 18 anos as entrevistas de candidatos começaram e com ela um contingente frequente de caras ricos correndo porta (em alguns casos janelas) a fora aos gritos.

Sete anos se passam e, para a surpresa de todos, um rapaz, Max, nĂ£o sai correndo como os seus antecessores.

Mas por conta de um mal-entendido, PenĂ©lope cansada de esperar que seu prĂ­ncipe encantado apareça e desejando ser finalmente livre, foge de casa e diz oi ao mundo para entĂ£o descobrir que o que ela achava que seria o fim, na verdade era sĂ³ o começo de uma grande aventura.

O que começou com um conto de fadas comum, acabou com uma revoluĂ§Ă£o dos mesmos onde nem todas as princesas precisam esperar que o seu prĂ­ncipe apareça e lhe conceda um final feliz ou onde seus prĂ­ncipes sĂ£o seres imaculados e perfeitos (eles nĂ£o sĂ£o).

PenĂ©lope Ă© uma princesa moderna, uma que tem a capacidade de salvar a si mesma, que possui a capacidade de se aceitar como ela Ă© mesmo que o mundo nĂ£o o faça e isso gente Ă© incrĂ­vel. É muito bom ver a vontade dela de viver, de ver o mundo que foi negado para ela por toda a sua vida.

Eu esperava muito desse livro e fiquei muito feliz quando terminei ele. Mas se vocĂª estĂ¡ lendo isso aqui e acha que eu contei a histĂ³ria toda do livro, acredite, essa Ă© apenas o começo dela.

Para quem se interessou, o livro foi adaptado para as telonas e teve como elenco nomes famosos como Christina Ricci, James McAvoy (eu adoro esse cara, por sinal) e Reese Witherspoon.


Eu terminei de ler o livro e baixei o filme logo em seguida porque eu nĂ£o aguentei esperar!!! E eu realmente amei o filme e fiquei surpresa com o quĂ£o fiel foi ao livro (raridade total)!!

Sem falar que o James McAvoy esta um charme total com um visual boĂªmio e tocando piano e tudo o mais. Hahaha!


11 comentĂ¡rios

  1. NĂ£o resisti e sinto que vou ter que ler esse livro porque aparenta ser uma histĂ³ria muito boa mesmo, eu geralmente nĂ£o lei releituras de contos de fadas mas acho que no caso desse livro eu nĂ£o vou resistir e irei cair de boca nessa histĂ³ria que promete ser maravilhosa e que de bĂ´nus ainda conta com um filme que Ă© fiel a obra. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rissia, Ă© tĂ£o legal esse livro!! Vale tĂ£o a pena!! Nem pense em resistir haha

      Excluir
  2. Achei a premissa do livro incrĂ­vel. NĂ£o conhecia esse livro nem p filme, mas achei bem diferente de tudo que vemos por aĂ­. Como uma amante de contos de fadas, tenho certeza de que iria gostar muito desse livro. Deve ser ao mesmo tempo engraçado e comovente. Vou procurar para lĂª-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna Ă© muito legal e a Penelope faz altas loucuras pq ela Ă© muita ingenua e nunca viu o mundo entĂ£o Ă© tudo novo para ela.. Ă© mt engraçado hahah

      Excluir
  3. OlĂ¡ Tata!!!
    Primeiro deixa eu comemorar por saber que o livro tinha ganhado uma adaptaĂ§Ă£o \o/
    Eu sabia! Eu sabia! Eu sabiiiiia \o/
    Deu a doida em mim, porque assim que eu li a sinopse fiquei me lembrando que jĂ¡ tinha ouvido falar de um filme com esse mesmo enredo :)
    O livro parece ser bem divertido e com uma histĂ³ria contagiante, com certeza Ă© um livro que eu gostaria de ler. Na verdade, acho que jĂ¡ vai para minha lista de leitura :3
    Adorei a resenha e principalmente adorei saber que no filme tem o meu lindo James McAvoy rsrsrs

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonia!! adorei seu comentĂ¡rio hauahuah Nossa, o livro Ă© Ă³timo, serio mesmo, nĂ£o Ă© atoa que dei nota mĂ¡xima para ele..

      Mas nem comece pq eu vi o James McAvoy primeiro!! haua

      Excluir
  4. Oi Tata.
    JĂ¡ vi o trailer desse filme, entĂ£o enquanto estava lendo a sua resenha fiquei com aquela sensaĂ§Ă£o de deja vĂº.
    Ainda bem que nĂ£o vi o filme, pois agora vou ler o livro primeiro e depois ver o filme =) (Ainda bem que mantiveram o filme fiel ao livro - coisa rara!)
    A histĂ³ria parece mesmo um conto de fada moderno e acho que vou dar muitas risadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela!! Pois Ă©, Ă© tĂ£o raro vermos uma adaptaĂ§Ă£o fiel que ate nos surpreendemos!!

      Eu dei muita risada com Penelope, espero que vc goste tb!!

      Excluir
  5. Me interessei muito por este conto de fadas moderno, e nĂ£o conhecia nem o livro, nem o filme. Parece ser uma excelente histĂ³ria e com um enredo maravilhoso. Vou procurar este livro, e conhecer de perto a PenĂ©lope.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou ser honesta, eu nĂ£o sou uma fĂ£ de contos de fada mas eu amei Penelope.. Acho que sĂ³ isso diz muito sobre livro..

      Se eu amei, vc vai enlouquecer haha

      Excluir
  6. Eu jĂ¡ tinha ouvido falar do livro, mas nĂ£o fazia ideia de sua histĂ³ria! Fiquei muito impressionado depois da sua resenha. A Penelope parece ser uma personagem para servir de exemplo de muita gente, com uma personalidade incrĂ­vel. Fiquei muito interessado nesse conto de fadas moderno! Abraços

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!