Leitura da Drica: Entre chamas e cinzas, Sabaa Tahir - @Verus

TĂ­tulo: Uma Chama Entre as Cinzas
TĂ­tulo Original: An Ember In The Ashes
SĂ©rie: Uma Chama Entre as Cinzas
Autor: Sabaa Tahir
Editora: Verus
PĂ¡ginas: 432
Ano: 2015
Sinopse:
Laia Ă© uma escrava. Elias Ă© um soldado. Nenhum dos dois Ă© livre. No ImpĂ©rio Marcial, a resposta para o desacato Ă© a morte. Aqueles que nĂ£o dĂ£o o prĂ³prio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes Ă© mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avĂ³s e o irmĂ£o mais velho. Eles nĂ£o desafiam o ImpĂ©rio, pois jĂ¡ viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmĂ£o de Laia Ă© preso acusado de traiĂ§Ă£o, ela Ă© forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmĂ£o, ela vai arriscar a prĂ³pria vida para agir como espiĂ£ dentro da academia militar do ImpĂ©rio. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer Ă© se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos estĂ¡ interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do prĂ³prio ImpĂ©rio.


Uma chama entre as cinzas foi um dos muitos livros que me apaixonei pela capa e resolvi ler. Ah, e mais uma vez, nĂ£o me arrependi!!!


A histĂ³ria jĂ¡ começa cheia de aĂ§Ă£o, os avĂ³s de Laia, nossa protagonista, sĂ£o mortos por um MĂ¡scara, e seu irmĂ£o Ă© levado ao ImpĂ©rio, todos acusados de traiĂ§Ă£o. Mas ela consegue fugir. Sua Ăºnica esperança para salvar o seu irmĂ£o Ă© encontrar a ResistĂªncia. Como ela sabe que eles existem? Os seus pais, que tambĂ©m estĂ£o mortos, foram seus primeiros lĂ­deres. Laia Ă© uma Erudita.

Do outro lado da histĂ³ria temos Elias, que estĂ¡ treinando para se tornar um MĂ¡scara. Mas esse nĂ£o Ă© o seu desejo. Tudo o que ele quer Ă© ser livre. Fugir de Blackcliff. Mas ele sabe que o preço da deserĂ§Ă£o Ă© a morte. Filho descartado ao nascer. CoraĂ§Ă£o dilacerado pela mĂ¡goa.

“Prefiro morrer a viver sem compaixĂ£o, sem honra, sem alma.”

Nossos protagonistas vivem sob o jugo de um governo tirĂ¢nico, a populaĂ§Ă£o Ă© pobre e analfabeta, pois os Eruditos, uma espĂ©cie de casta responsĂ¡vel pela instruĂ§Ă£o, foram condenados a viver como escravos.

“A vida Ă© feita de tantos momentos que nĂ£o significam nada. EntĂ£o, um dia, ocorre um Ăºnico momento que define todos os segundos depois dele.”

Duas vidas tĂ£o diferentes terĂ£o os seus destinos cruzados. E isso jĂ¡ seria suficiente para termos uma mega histĂ³ria. Mas Uma chama entre as cinzas nĂ£o Ă© sĂ³ isso!

O que impulsiona Laia Ă© a ideia de salvar o seu irmĂ£o. Para isso ela vai aceitar a missĂ£o que a ResistĂªncia lhe oferece: se tornar uma espiĂ£ da Comandante da Academia Militar de Blackcliff, uma mulher cruel e sem escrĂºpulos. É lĂ¡ que Laia vai conhecer Elias, filho da Comandante e melhor soldado. Suas vidas serĂ£o interligadas graças a compaixĂ£o que Elias tem por toda vida humana. Mas essa histĂ³ria ainda vai muito alĂ©m...

“- Existem dois tipos de culpa - digo em voz baixa. - Aquele que Ă© um fardo e aquele que lhe dĂ¡ um propĂ³sito. Deixe que a culpa seja o seu combustĂ­vel. Deixe que ela te lembre de quem vocĂª quer ser. Trace uma linha em sua mente e nunca mais a ultrapasse. VocĂª tem uma alma. Ela foi ferida, mas estĂ¡ aĂ­. NĂ£o deixe que tirem isso de vocĂª, Elias.”

A histĂ³ria Ă© intensa, profunda. Vai muito alĂ©m de apenas uma histĂ³ria de aĂ§Ă£o. É verdadeiramente uma anĂ¡lise da alma humana. Fala de sentimentos, de carĂ¡ter, de princĂ­pios e de tudo o que se torna a verdade de cada um. Narrado alternadamente por Laia e Elias, podemos conhecer a realidade de cada e o seu Ă­ntimo.

Os personagens sĂ£o muito bem construĂ­dos e cativantes. É impossĂ­vel nĂ£o torcer por eles. E a autora foi fantĂ¡stica na descriĂ§Ă£o do amadurecimento de cada um, mostrando como as experiĂªncias, boas ou ruins, sĂ£o capazes de transformar o ser humano.

Os personagens secundĂ¡rios sĂ£o um show Ă  parte. Helene Ă© a personificaĂ§Ă£o da lealdade sem contestaĂ§Ă£o. A Comandante vai despertar os piores sentimentos em vocĂª. E Izzi Ă© a verdadeira expressĂ£o da coragem.

Livro de estreia da Tahir, imagine o que vem por ai! A leitura flui num ritmo alucinante. E, ao mesmo tempo que vocĂª quer chegar ao final, quando ele se aproxima, vocĂª começa a querer que o livro tenha mais pĂ¡ginas para nĂ£o se despedir dessa histĂ³ria.


O livro Ă© brutal, sim. Mostra uma realidade cruel e opressora. Os personagens sĂ£o totalmente crĂ­veis. VocĂª vai sofrer com cada maldade, vai torcer pelos oprimidos e vai vibrar com as suas conquistas. O que mais desejar de um livro? 


Capa do prĂ³ximo livro



9 comentĂ¡rios

  1. Drica, que maravilha saber que este livro Ă© um favoritado. Quando vi no Skoob que a nota dele era 4,7, fiquei louca para ler mais. Li duas resenhas, as duas falando super bem, e agora mais uma. :D Percebi que fiz uma excelente escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a historia e fantĂ¡stica!!!

      Tem romance, aventura e aĂ§Ă£o na medida certa!

      Excluir
  2. Estou louquinha para ler esse livro! Adoro histĂ³rias assim. Sempre os leio muito rĂ¡pido. É essa capa chama muito a atenĂ§Ă£o realmente. TambĂ©m o leria apenas por ela kkkk e por ser uma histĂ³ria profunda deve envolver o leitor! Certeza de que lerei esse livro em breve!

    ResponderExcluir
  3. OlĂ¡ Drica!!!
    Esse livro pelo que vi dele parece um pouco de distopia, mas juro que pela capa eu achava que o livro nĂ£o iria me agradar.
    Por isso que dizem: NĂ£o julgue um livro pela capa rsrsrs
    A sinopse acaba chamando atenĂ§Ă£o, mas acaba deixando uma dĂºvida se deve ser lido ou nĂ£o.
    Porém admito que sua resenha me fez perguntar como realmente é esse livro e me bateu a curiosidade de pegar ele agora e ler :3
    Acho que preciso de uma biblioteca com urgĂªncia rsrsrs
    Fiquei cativada e curiosa pela histĂ³ria pela sua resenha e pelo que autora traz por aĂ­ :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OlĂ¡!
    NĂ£o gosto desse gĂªnero, mas se por acaso virasse filme, eu veria!
    Vou indicar para o meu irmĂ£o, ele sim gosta desse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  5. Oi Drica! :D
    fiquei empolgada com a sua resenha... Realmente parece um livro brutal, mas vemos tantas coias por ai "opressoras" que nĂ£o chega a me espantar tanto. Estou curiosa para conhecer o Elias, ele parece ser um personagem marcante. SĂ³ discordo com vocĂª em relaĂ§Ă£o a capa, combina com a histĂ³ria, mas eu nĂ£o goste muito!
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  6. Oi Drica.
    O livro parece ser Ă³timo! Parece que tem muita aĂ§Ă£o, aventura e tambĂ©m promove reflexĂ£o sobre as atitudes humanas. VocĂª o favoritou e na sua resenha consta vĂ¡rios pontos positivos. Mas, mesmo assim, nĂ£o me despertou interesse =/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dri,

    Esse livro estĂ¡ a muito tempo na minha whislist simplesmente fui conquistada pela capa e a cada resenha dele fico com mais vontade de ler.
    Terminei The Kiss Of Deception e amei acho que esse tem uma pegada parecida, mas pela sua resenha acredito que esse Ă© mais intenso entĂ£o nĂ£o vejo a hora de ler.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thi,

      li ele por causa da capa tb! Mas super valeu a pena! A histĂ³ria Ă© linda e the kiss tĂ¡ na minha lista!
      Gostos parecidos!!!

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!