Leitura da Drica: Os bons segredos, Sarah Dessen - @Seguinte

Os Bons Segredos
Sarah Dessen
Ano: 2015

PĂ¡ginas: 408
Editora: Seguinte
Sinopse:HĂ¡ segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu Ă  sombra do irmĂ£o mais velho, o queridinho da famĂ­lia. AtĂ© que ele causa um acidente por dirigir bĂªbado, deixando um garoto paraplĂ©gico, e vai parar na prisĂ£o. Sem a referĂªncia do irmĂ£o, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da famĂ­lia e no mundo. EntĂ£o ela conhece os Chatham. Inserida no cĂ­rculo caĂ³tico e acolhedor dessa famĂ­lia, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergĂ¡-la de verdade. Com uma sĂ©rie de personagens inesquecĂ­veis e descrições gastronĂ´micas de dar Ă¡gua na boca, Os bons segredos conta a histĂ³ria de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova famĂ­lia no caminho.



  
“(...) SerĂ¡ que tĂ­nhamos mesmo nos beijado? Parecia tĂ£o surreal, como se eu tivesse sonhado. Ou, se nĂ£o, era o melhor segredo de todos.”

Preciso contar: fui ler Os bons segredos sem sequer olhar a sinopse. Deduzi entĂ£o que o livro se tratava de um romance policial por causa da referĂªncia a ‘segredos’. Que grata surpresa eu tive!

O livro nĂ£o Ă© nada disso. E talvez por isso seja muitĂ­ssimo melhor!


Nossa personagem principal Ă© Sydney, garota exemplar que sempre passou despercebida pela sua famĂ­lia, quase invisĂ­vel na verdade. Sempre foi a sombra do irmĂ£o mais velho, Peyton, tanto pelos pais quanto pelos amigos. Mas Peyton Ă© uma bomba relĂ³gio, se envolve com drogas, pequenos furtos e atos de vandalismo. Talvez por receber sempre uma puniĂ§Ă£o branda dos pais e seu amor incondicional, ele comete o seu maior crime: ao dirigir bĂªbado, atropela e deixa paraplĂ©gico David Ibarra, um garoto de 15 anos. Tudo vai mudar com a sua ida para a prisĂ£o.

“A tristeza faz as pessoas agirem como idiotas.”

A famĂ­lia Ă© abalada financeiramente, por causa dos gastos com advogados, e emocionalmente apĂ³s a prisĂ£o. Os pais que nunca prestaram muita atenĂ§Ă£o em Syd, passam a agir como se ela praticamente nĂ£o existisse, jĂ¡ que o Ăºnico objetivo de vida, principalmente de sua mĂ£e, passa a ser tirar o irmĂ£o da prisĂ£o. Apesar de sentir muito a falta do irmĂ£o, Syd acredita que ele deve pagar pelo que fez, e esse Ă© mais um ponto de conflito com a sua mĂ£e, que acredita que Peyton Ă© uma vĂ­tima.

“- O fato de uma pessoa nĂ£o falar sobre algo nĂ£o significa que nĂ£o pense nisso. Na verdade, em geral e justamente esse o motivo para a pessoa nĂ£o falar. Porque falar torna a coisa real.”

Se sentindo cada vez mais sozinha, Syd resolve trocar de escola para evitar os olhares acusadores dos que a conhecem e, talvez, fazer novos amigos que nĂ£o saibam do passado de sua famĂ­lia. Assim ela conhece Layla Chatham e a pizzaria da sua famĂ­lia, que passa a ser o ponto de encontro das duas. A amizade entre elas cresce Ă  media em que ela Ă© praticamente inserida na famĂ­lia. Uma famĂ­lia de verdade, onde uns se preocupam com os outros e demonstram o seu amor. Os Chatham vĂ£o ensinar o Syd o que Ă© amizade, companheirismo e o primeiro amor.

“Na verdade, sĂ³ desabamos na frente de quem sabemos que podem nos reconstruir.”

Nunca tinha lido nada da Sarah Dessen, apesar das boas referĂªncias que jĂ¡ tinha ouvido. Mas ela Ă© melhor do que me disseram! A escrita da Sarah Ă© visceral! Seus personagens vivem dramas reais que poderiam estar acontecendo com qualquer um, descrito com uma profusĂ£o de detalhes que o leitor consegue mensurar a dor de cada um deles. Sem panos quentes, sem passar a mĂ£o pela cabeça, ela mostra que a vida nĂ£o Ă© tĂ£o fĂ¡cil assim. Existem momentos incrĂ­veis que poderĂ£o valer por toda uma vida, como encontrar um carrossel no meio da floresta (sĂ³ quem ler vai entender), mas ela pode ser cruel na mesma medida.

“NinguĂ©m era capaz de saber o que viria adiante; o futuro era a Ăºnica coisa que jamais poderia ser destruĂ­da, porque ainda nĂ£o tivera a chance de existir. Num minuto, vocĂª estĂ¡ andando sozinha pelo bosque escuro; noutro, a paisagem muda, e vocĂª enxerga. Enxerga algo maravilhoso e inesperado, quase magico, que jamais teria encontrado se nĂ£o tivesse seguido em frente. Como uma nova amizade que parece antiga, uma lembrança que nunca vai esquecer. Talvez atĂ© um carrossel.”

O mais gostoso Ă© ver como Sydney vai amadurecendo e deixando de lado os medos, as cobranças de todos os lados para viver a sua vida da maneira que ela acredita que deva ser. NĂ£o pense que esse serĂ¡ um processo fĂ¡cil, nĂ£o mesmo. O coraĂ§Ă£o de Syd vai sangrar vĂ¡rias vezes ao longo da histĂ³ria, mas isso Ă© que vai fazer dela uma mulher forte e decidida.

“Em todo caso, era irreal esperar viver numa felicidade constante. Na vida real, jĂ¡ e muita sorte chegar mais ou menos perto disso.”


Uma histĂ³ria sobre amizade, amor paterno, relaĂ§Ă£o entre irmĂ£os, primeiro amor, tragĂ©dias familiares e justiça! NĂ£o Ă© qualquer autor que consegue mesclar tantos temas polĂªmicos em uma Ăºnica histĂ³ria, mas a Sarah o faz com maestria. Leitura obrigatĂ³ria!


8 comentĂ¡rios

  1. Eu ainda nĂ£o tinha lido nada dessa autora, na verdade eu jĂ¡ estava pensando em emprestar esse livro do meu colega por lembrar de boas resenhas que vi sobre a trama e agora vem mais um resenha me dizendo que estou perdendo um bom livro >.< Quando eu terminar de ler esse livro venho dizer a minha opiniĂ£o ^^

    ResponderExcluir
  2. Primeiro de tudo, o que falar dessa capa? :O
    É muito linda!!! Ganhei o pĂ´ster desse livro na bienal e desde entĂ£o sou louca para lĂª-lo.
    Vejo muita gente falando bem sobre essa autora, porĂ©m ainda nĂ£o li nada que ela tenha escrito. Outro ponto a favor desse livro sĂ£o os temas polĂªmicos, confesso que adoro livros assim, ainda mais esse que mistura vĂ¡rias polĂªmicas em um livro sĂ³.
    Pretendo lĂª-lo em breve :)

    ResponderExcluir
  3. OlĂ¡ Drica!!!
    Nossa a histĂ³ria Ă© repleta de temas que sĂ£o polĂªmicos e muito complicados Ă¡s vezes de abordar, porĂ©m parece que a autora parece fazer isso com maestria.
    Eu vi a capa nĂ£o me interessei, vi a sinopse e mesmo assim nĂ£o senti nenhum clique. PorĂ©m sua resenha me despertou uma certa curiosidade.
    Caramba, uma mĂ£e que sĂ³ se importa com um filho e a filha deixa a ver navios isso Ă© triste e revoltante ¬¬'
    ParabĂ©ns pela resenha e atĂ© uma prĂ³xima o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Antonia. A atitude da mĂ£e da Sydney Ă© de matar. A filha certinha Ă© a que Ă© mais punida pelos erros do irmĂ£o. Fico me perguntando como uma mĂ£e pode negligenciar um filho para cuidar de outro.

      Excluir
  4. Oi Drica.
    JĂ¡ li alguns livros da autora e a escrita dela Ă© realmente incrĂ­vel. NĂ£o tinha ouvido falar nesse livro, mas depois de ler a sua resenha fiquei com muita vontade de ler. NĂ£o sou muito fĂ£ de romance policial, entĂ£o fiquei super contente em saber que nĂ£o se trata disso rs
    Gostei bastante de saber o enredo. Adoro ler histĂ³rias onde dĂ¡ para ver o crescimento pessoal das personagens. Parece que Syd passou por vĂ¡rias coisas e ainda bem que ela encontrou uma outra famĂ­lia para apoia-la.
    Parabéns pela resenha! Espero ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  5. Drica, li esse livro hĂ¡ alguns meses, e amei loucamente. Me apaixonei pela forma queba Sarah trouxe a Sidney, e de como toda a histĂ³ria foi muito bem construĂ­da e amarrada. Foi uma leitura muito boa, e por conta disso, catei mais alguns livros da autora para ler. Ah, e peguei raiva da mĂ£e da Sidney, e nĂ£o foi pouca.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!