Lendo com a Dani: Português à brasileira, Marco Bianchi - Matrix

Português à brasileira é uma coleção de gafes reais, de autoria de celebridades e comunicadores. As frases incorretas do ponto de vista da norma culta expõem lapsos verbais colhidos em situações em que a linguagem formal é recomendável. Além de satirizar as pérolas e os respectivos responsáveis por elas, a obra ensina de um jeito divertido o modo mais indicado de se expressar em diversas circunstãncias. Assim, de forma leve, o leitor vai administrar melhor a própria linguagem, base da comunicação, da mesma maneira que geralmente adapta roupas e gestos às situações e locais onde está.

Português à brasileira
Autor: Marco Bianchi
Editora Matrix (2015)
125 páginas


Um livro com teor mordaz e astuto, sem perder a irreverência.

Marco Bianchi mantém seu bom humor e não perde a piada alertando sobre erros que personalidades cometem, inclusive ele próprio (ou para ser mais clara, um personagem de sua autoria).
Cleverson Mariano, Sobrinhos do Ataíde.

Vocês precisavam ver minha alegria ao constatar que o livro é de autoria do Bianchi! Sim, a tiete do Rock Gol, acontece. Embora deva confessar que assistia apenas pelos comentários do Bianchi e do Bonfá.

Vamos ao livro.

Como o próprio diz, ele não é um Pasquale Cipro Neto, porém como apreciador do português correto, ele entende bem e, observando personalidades e colhendo pérolas, ele fez um resumo muito interessante.

Sem revelar o verdadeiro nome do responsável pela barbaridade, porém dando umas dicas bem sutis ele dá a alfinetada e sua correção com exemplos do termo correto.

E me fez pensar que se escrevessem uma gramática seguindo o modelo do Bianchi, seria bem mais fácil prender a atenção dos alunos.

Com ilustrações relacionadas a cada pérola e com os erros sublinhados, ficou um livro muito fofo.

Desde a capa à arte (diagramação), a falta de erros (o que tem de ser óbvio devido ao teor do livro), fiquei fascinada.

Cada pérola me arrancou risos. Pérolas estas que são divididas em sete categorias. E não há como ficar perdido, pois cada nova categoria vem marcada numa página preta. 


São erros cometidos diariamente seja por personalidades ou por nossos conhecidos. 


O livro tem uma linguagem fácil, atual, com seriedade em sua irreverência. Você pode ler em uma tarde, ou por pitadas para apreciar o conteúdo com calma.

O certo é que se já tinha por costume policiar o que falo e escrevo (digito), agora  o cuidado é duplicado.

Venha se divertir e aprender um pouco sobre regras e os cuidados necessários para evitar deslizes, especialmente nas redes sociais.

Deixo para vocês mais esta imagem para que tenham um gostinho do que esperar durante a leitura.


Ah, não posso me despedir sem mostrar  a foto do Marco Bianchi na orelha do livro.



Português à Brasileira um livro que todo bom patriota e apreciador do bom uso da linguagem precisa ler, para rir, refrescar a mente sobre as inúmeras regras de concordância e regência, etc. E quem sabe emprestar para aquela amiga que insiste em dizer que está meia distante da realidade.


As imagens no post  são de minha autoria, peço desculpas por algumas estarem embaçadas e tortas, mas o capricho da editora com a arte do livro precisa ser mostrado.

Espero que vocês leiam! E que eu não tenha cometido nenhum erro no post.  =)



16 comentários

  1. Achei a edição e diagramação do livro linda porém não me chamou a atenção. Não sou muito de ler livros assim, prefiro um romance ou uma fantasia. Porém, para quem goste, é uma boa adquiri-lo, já vale a pena só pela edição e você ganha conhecimento com a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Bruna, o Marco tem um jeitinho bem agradável de mostrar os erros e como evitá-los.
      Obrigada.

      Excluir
  2. Olá Dani!!!
    Cada dia que vejo uma obra brasileira acabo por me sentir orgulhosa e feliz pelo autor.
    Nossa quantas pérolas o liro deve trazer e acho que de certa forma acabaria vendo algumas que cometo, pois tenho talento para pérolas.
    O livro está lindo e a editora está de parabéns pelo lançamento :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonia,
      Ah quem está isento de gafes e pérolas? Ninguém.
      Ficou linda mesmo a edição. =)
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  3. Eu que tenho que dizer que não irei ler esse livro, sempre foi fã de matemática e livros assim só me lembram dos tempos de escola, mas irei indicar o livro para minha amiga que é amante da língua portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Rissia, é uma pena, mas quem sabe sua amiga desfrute de uma leitura instrutiva e divertida.
      Obrigada.

      Excluir
  4. Eu como amante da nossa linda e rica língua, acho que é excelente um livro tão instrutivo, e esclarecedor. Se reparamos, os erros mais cometidos, são os erros mínimos. E uma forma divertida de mostrar estes erros, e como não cometê-los, é maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que mais gostei, ele explica sem a linguagem técnica, o que não deixa a leitura tediosa. Espero que leia e goste.
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  5. Eu amei! Amei! haha
    A língua portuguesa é bem complicada não é mesmo?
    Esse livro veio pra ajudar várias pessoas, de uma forma divertida!
    Vai entrar pra minha lista, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ver alguém empolgado com o livro. Sim, nosso português é complicado e exigente, eu espero que o livro ajude muita gente.
      Obrigada.

      Excluir
  6. Oi Dani!
    Adorei, rsrs. Não faz nem cinco minutos que eu mesma soltei uma pérola em um comentário, mas só reparei depois de não ter mais volta! Confesso que erro muito, na maioria das vezes por falta de atenção, mas vejo alguns casos que dá medo, é só passear um pouquinho pelo facebook que vejo erros gritantes!
    Se tiver oportunidade vou ler, achei muito interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória é assim mesmo, por mais que nos policiemos acabamos por falar alguma bobagem. No Facebook é impossível ficar longe de assassinatos ao português.
      Espero que leia.
      Obrigada.

      Excluir
  7. Que tudooo!!!! Adorei a ideia desse livro. Adoro a língua portuguesa. Sei que cometo erros a toda hora, mas gosto muito de aprender. E esse livro parece mostrar isso de forma bem humorada. Já quero!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su. Errar é humano, o bom é querer aprender e consertar. E os erros que ele aponta são muito usados e até tido como correto por quem fala, como o caso de "seje", cansei de alertar a pessoa e não resolveu nada.

      Livro útil e divertido.
      Obrigada.

      Excluir
  8. Oi Dani.
    Acho que seria muito mais fácil aprender a gramática se fosse mais descontraído e divertido e esse livro mostra que isso é possível.
    Gostei dos pequenos exemplos que você mostrou. São erros do "dia-a-dia", que ouvimos ou lemos com frequência na TV e redes sociais (infelizmente!). Acho que o falta na população em geral é querer aprender. Muitos não se importam se estão falando ou escrevendo errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela se as gramáticas tivessem um pouco dessa irreverência os alunos seriam mais interessados, tornaria menos tedioso.
      São erros que qualquer um pode cometer mesmo. Concordo que a falta de interesse em aprender é o que impera.

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!