Lendo com a Dani: Sangue de Lobo, Rosana Rios e Helena Gomes - @Farolliterario

Em 'Sangue de Lobo', um antigo original de um livro que conta uma história de mistério e morte jaz esquecido num pequeno museu em um restaurante no sul de Minas Gerais. Duas jovens, Ana Cristina e Cristiana, em viagem com a família de Ana, encontram-no e leem a história. Elas ficam assustadas, pois o enredo do livro retrata exatamente o jogo de RPG que elas criaram com amigos em São Paulo. E o mais curioso - a história se passa na cidade onde vão passar as férias. Foi lá que ocorreram crimes em série no início do século XX. E, no mesmo local, 100 anos depois, volta a acontecer uma sequência sinistra de mortes - oito macabras bonecas de porcelana parecem corresponder às vítimas de um insano assassino serial. As histórias do presente e do passado se misturam a partir do lobisomem Hector, um jovem inglês do passado que luta contra a maldição da Lua Cheia. 
Sangue de Lobo
Autoras: Rosana Rios e Helena Gomes
Farol Literário (2010)
415 páginas


Sangue de Lobo um livro do qual nunca ouvira falar, mas acabou sendo marcante com seu enredo intricado, o mito do lobisomem bem elaborado e mil e uma reviravoltas.
Quando a Drica me ofereceu este livro, inicialmente disse não, mas depois pensei: Vai que acabo gostando, afinal ultimamente ando fixada na série Teen Wolf que trata de lobisomens.

Quando iniciei a leitura senti uma breve familiaridade... o livro e a narrativa me fizeram lembrar da escrita de André Vianco e seus vampiros centenários em Os sete.

Aquele breve prólogo me deixou arrepiada com a turma jogando RPG tendo uma trama tão macabra como ponto de partida.

O livro é dividido em duas partes.

A parte Um trata de Hector um jovem inglês que aporta no Brasil para encontrar seu grande amor, Beatrice, ele torce para ter coragem de se declarar e quem sabe ser aceito apesar de sua condição.

Hector Wolfstein é filho de um empresário exportador de carvão, seu pai administra a Wolfstein & Son. 

A vida do rapaz mudou um ano antes, em 1907, quando foi mordido por um lobisomem. E desde então a Lua Cheia toma o controle.

Matar?! Era o que mandava o instinto... Era a ordem imposta pela lua cheia. Ela mandava. Ela ordenava e ele obedecia.

Adorei a explicação das autoras, as peculiaridades, os estudos que o personagem faz sobre a origem do mito, os pontos de vista relacionados aos lobisomens, os rituais de possíveis quebras da maldição.

Elas inclusive citam dados que primeiramente vi em Teen Wolf, sobre a Besta de Gévaudan.  


Achei a mitologia bem trabalhada, as explicações foram plausíveis (para um livro com tema fantástico).

Fiquei apavorada com as bonecas de porcelana e todo o mito que envolvia as peças.



A parte dois é sobre Daniel e como a vida dele cruza com a da mimada Ana Cristina. E neste ponto eu gostei de ver que elas não focaram no romance.

Sangue de lobo é um livro de ação, com um mistério que surge na parte um e volta com tudo na parte dois e é capaz de lhe causar arrepios.

Fiquei suspeitando de N personagens, mas apesar de ter chutado a pessoa certa, no fim das contas elas me fizeram mudar de ideia e acabei frustrada por não enxergar a verdade.

Adorei os personagens do núcleo policial de Passa Quatro:

 Monteiro ou Montanha, o subdelegado nada amistoso, mas de um caráter exemplar; Natália e seu desejo de mostrar seu valor além da parte burocrática. O Matos que é de uma lealdade admirável.

Merência merece um destaque, pois com seus 103 anos e sua aparente fragilidade é uma personagem carismática que nos inspira a admirar e cuidar dela.

Aos poucos as autoras vão desvendando o que houve no passado e como ele se encaixa no presente.

Devo ressaltar que fiquei bem decepcionada com a Ana Cristina que com dezessete anos ainda era uma criança de sete, mas que ao final (bem no fim mesmo) acaba por amadurecer.

Dona Ludmila é uma dondoca que adora socializar, mas uma mãe ursa. Doutor Irineu é um temido advogado que não imaginava que as férias em família sairiam bastante dos trilhos.

Cristiana, a amiga de Ana Cristina, é filha do governanta e apesar de criticar as pessoas a sua volta por serem preconceituosas, não enxerga que o preconceito começa com ela própria que rejeita suas raízes nordestinas.

O certo é que as vontades de uma e o preconceito de outra acaba por estragar amizades e as duas precisam amadurecer.

Sangue de Lobo traz personagens que não são livres de suspeita. Quando uma verdade é revelada surgem novos dados que nos deixam perdidos e parece que nunca iremos montar o quebra cabeça, mas ao final somos recompensados, o véu cai e sabemos quem é realmente mocinho ou vilão.

Nem tudo é o que parece ser e ninguém é realmente quem diz ser. 

A edição está muito fofa. As separações com setas.

Os inícios de capítulos com títulos relacionados ao que vai acontecer.


Desejo que todos os que adoram um bom mistério leiam este livro, pois ele trata disso acima de tudo e tem o bônus de acompanhar um lobisomem e suas agruras.

Se você gosta dos livros de André Vianco não pode deixar esse passar, pois Rosana Rios e Helena Gomes têm uma escrita fácil, ágil, envolvente e empolgante. Não queria largar a leitura e quando faltavam setenta páginas, mesmo com dor de cabeça eu grudei no livro e só larguei quando descobri quem era o verdadeiro culpado.


Um livro que fala de valores familiares, trata de preconceito, de aceitação e que vai deixar você alucinado para bancar o detetive.

Super recomendo a todos vocês.

Será que vocês descobrirão quem é o culpado?

Sangue de Lobo: 
  1. Sangue de Lobo
  2. Olhos de Lobo


41 comentários

  1. Olha eu já vi esse livro por ai e já vi varias vezes em blogs so que nunca me dei ao trabalho de ler a resenha porque não achava interessante, mas hoje lendo a sua jo que me enganei e que eu estava perdendo um ótimo livro por causa disso. Eu também estou na vibe de Teen Wolf, muito legal por sinal, e acho que esse livro série uma ótima distração mas irei ter o cuidado de le-lo de dia porque eu sou muito medrosa e gosto muito e dormir sem ter pesadelos kkk. Adorei a resenha e que bom que o livro se mostrou melhor dos que você esperava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rissia, ah menina esse livro me ganhou de jeito, já nas primeiras páginas e o mistério então?! Fiquei maluca para desvendar. É um livro incrível. E se gosta de Teen Wolf você irá gostar sim. =)
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  2. Eu amo livros que envolvem mistérios, mesmo não curtindo muito o tema lobisomem. Quando você falou das bonecas de porcelana, chega me deu gastura, morro de medo, kkkkkkkkkkkkkkkkk. Não sei se nunca li nada sobre lobisomens, pq não gosto, ou pq nunca me interessei. Mas este livro parece um bom ponto de partida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro apesar de falar de lobisomens ele não foca só nessa questão, digamos que é um bônus. Essas bonecas, confesso que se tivesse similares teria escondido. kkk
      Obrigada.

      Excluir
  3. Eu já tinha visto esse livro, mas não tinha ideia do que se tratava, nem de que era literatura nacional. Que tudo! Bem diferente e o enredo é mais do que interessante. Já anotei a dica!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su é nacional e bem elaborado, não deixa nada a desejar. Espero que você leia e goste bastante.
      Obrigada!

      Excluir
  4. Oi Dani, faz um tempão que li este livro, e lembro que na época foquei grudada nas páginas querendo descobrir os mistérios. Sem dúvida uma ótima opção de leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose, menina é impossível largar sem descobrir tudo... cada reviravolta.
      Obrigada.

      Excluir
  5. Olá Dani!!!
    Li esse livro na minha época de escola e posso dizer que ficou tão marcado que preciso comprar ele urgentemente.
    Amo esse livro e virou meu xodó sobre lobisomens :3
    Também achei a Ana Cristina muito criança, mas no final ela me surpreendeu com o amadurecimento dela :O
    Sangue de lobo é um livro incrível que traz a mitologia do lobisomem para os nossos tempos =)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade a Ana Cristina merecia mesmo umas palmadas... mas no final também me surpreendi.
      Você definiu bem o livro.
      Obrigada.

      Excluir
  6. Olá. Não conhecia esse livro, ou pelo menos nunca me chamou atenção. Mas sua resenha me deixou empolgada para ler, pois adoro um bom mistério e gosto livros com enredos de vampiros, lobisomens...Enfim, já adicionei a minha lista, com certeza será uma leitura muito interessante e divertida. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia tenha certeza que não faltará mistério nesse livro, vai até a página final praticamente.
      Leia sim.
      Obrigada

      Excluir
  7. Eu amo livros de misterios, tanto que qdo passa um filme sobre misterio nao levanto ate o final, este livro com certeza ira me porender e eu acarrarei ele ate acabar. bjs
    tatianats.eh@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha visto esse livro aqui no meio literário. Única vez que li livros com lobisomens foi na saga crepúsculo kkk tenho muita vontade de começar a assistir Teen Wolf!
    Esse livro parece ser bem macabro mesmo, sou um pouco medrosa para essas coisas kkk mas o livro me deixou intrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, assim como você não conhecia o livro e é de 2010! Como assim?!
      E vale muitooo a leitura.
      Teen Wolf é um espetáculo, em breve faço um post sobre ela.
      Não precisa ficar aflita, sou medrosa e sobrevivi. kkk
      Obrigada.

      Excluir
  9. Parece ser um livro muito bom. Adoro livros de mistério e esse parece ter um pouco de terror também. Gostei muito, mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, eu amo esse livro, é meu favorito!!!! *------* porém, não o tenho :(

    ResponderExcluir
  11. Estou doida pra ler esse livro, curto muito um nacional, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  12. Esse pra mim e um livro muito bem construído, com uma lenda cheia de detalhes, e que para os leitores acaba sendo tão real, de tão envolvente que a estória é. Pelo livro tem duas partes da para conhecer melhor o que aconteceu no passado para se entender o presente, isso ao meu ver foi um grande ponto positivo, esse livro vai com certeza para minha lista de desejados, e espero amar essa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana, ele tem uma trama bem desenvolvida, o folclore, as explicações, o mistério... tudo tão detalhado e explicado que foi impossível não me apaixonar.
      Obrigada.

      Excluir
  13. Esse livro parece ser muito bem desenvolvido, histórias sobre lobisomens, para mim, são bem intrigantes. Achei interessante o enredo também tratar de assuntos como valores familiares, preconceito e aceitação, estou realmente curiosa para conhecer mais os personagens e a narrativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela o livro tem tudo isso e bem trabalhado, um prato cheio, espero que goste.
      Grata pela visita.

      Excluir
  14. Oi Dani.
    Não sou muito fã de livros sobre lobisomens. Até hoje não li nenhum bom. Quem sabe não é esse? Achei bem interessante o livro falar um pouco sobre a origem dos lobisomens e as tentativas de quebrar a maldição! Não vejo Teen Wolf, mas todos falam muito bem da série.
    Porém, fiquei com pé atrás quando vc mencionou as bonecas de porcelana. Morro de medo delas! Elas são lindas, mas são assustadoras também.
    Vou tentar ler o livro quando me sentir mais corajosa rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela não sou mega fã de lobisomens, sou mais vampiros, maaas esse aqui com certeza merece uma chance, adorei e mal vejo a hora de rever o Daniel.
      Olha, a questão das bonecas, dá medo sim, mas nada que você precise se descabelar dá para superar. =)
      Leia e me conte o que achou.
      Obrigada.

      Excluir
  15. A história parece ser bem elaborada e empolgante. Gostei de seus comentários sobre a trama. Não vejo a hora ler também. Muito bom.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. fui numa palestra da Rosana Rios sobre literatura fantástica, ela sorteou um kit com vários livros, havia daquelas pequenas amostras e dentre elas tinha um capítulo de Sangue de Lobo. Gostei, é diferente desta besteirada sem graça e juvenil que estavam escrevendo naquele momento. Gostei da amostra, mas acabei deixando passar batido. Nunca é tarde pra volta atrás ;) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cello corra atrás do tempo perdido, o segundo já estará disponível mês que vem!
      A trama vale a leitura.
      Obrigada.

      Excluir
  17. Antes que minha sogra me apresentasse a Agatha Cristie esse gênero não era do meu gosto literário, mas então gostei muito, é algo surpreendente, você no meio de um misterio tentando solucionar o caso, mas então nunca tinha encontrado um nacional tão bom, que conseguisse prender o leitor de tal forma, mas ai conheci esse livro, ainda não o li completo, somente trechos em resenhas e já gostei muito, isso sem contar as várias criticas positivas que faz aumentar cada vez mais a vontade de ler essa história. Parabéns pela resenha, foi bem explicada e abriu ainda mais o interesse, até porque, gosto muito de livros em que a personagem começa de uma forma e amadurece até o final, porque isso remete muito como funciona nossas vidas, até passar por algo somos completamente imaturos e então depois que passamos por elas nos tornamos mais maduros, afinal, somos eternos aprendizes. ;)
    Bjoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhennifer a Agatha Christie é maravilhosa e posso dizer que o mistério neste nacional é bem digno, as autoras conseguem nos manter na dúvida sobre o culpado até o fim. kkk, e bancar o Poirot é muito divertido.
      Obrigada.

      Excluir
  18. Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse gênero, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  19. Adorei essa resenha, amo esse gênero de histórias. Coisas macabras rs

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li o livro mas já li algumas resenhas sobre ele. Pelo que li até agora, o livro parece ser muito bom e eu gostaria muito de ler. Aliás estou muito curiosa sobre a história toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curiosidade já é um passo para ter o livro em mãos, espero que consiga em breve.
      Obrigada.

      Excluir
  21. Sou fã da literatura nacional, nossos autores não deixam nada a desejar para os de fora. Ainda não tive a oportunidade de ler a serie sangue de lobo, mas lendo resenha fiquei muito curioso. Trata-se de um livro cheio de mistérios, reviravoltas, e um pouco assustador rsrs amo livros assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson, realmente não tenho do que reclamar com a escrita da Rosana, e a continuação consegue ser ainda melhor.
      Leia sim.
      Obrigada

      Excluir
  22. Assim como você, eu não fazia ideia da existência desse livro, ao menos até ler a sua resenha. Já passei da minha época de viciada em teen Wolf, mas eu ainda adoro lobisomens (não mais que vampiros). essa história seria perfeita para mim, e como já li a resenha do segundo volume, estou ainda mais animada. Seus comentários são sempre muito bons e até dou algumas risadas com alguns. E o melhor de tudo: é nacional.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Teen Wolf, estou roendo as unhas de ansiedade.
      Esse livro é maravilhoso. Não deixa nada a desejar, e tem cada reviravolta de acabar com os nervos. Kkk
      Fico feliz por diverti-la com meus comentários. Obrigada por comentar.

      Excluir
  23. Apesar de não ler esse tipo de livro eu gostei , a resenha ta muito boa. #lernovostiposdelivros✌

    ResponderExcluir
  24. Lembro que o peguei na biblioteca e eu não dava muito pra esse livro, mas li em pouco tempo e me surpreendi muito!!! É um livro ótimo, me prendeu de uma forma <333
    tô louca pelo segundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, ocorreu o mesmo comigo, expectativa baixa e surpresa nível máximo! Um xodó!

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!