Leitura da Drica: Alma?, Gail Carriger - @Valentina

Alma?

Um Romance Sobre Vampiros, Lobisomens e Sombrinhas

O Protetorado da Sombrinha # 1

Gail Carriger
Ano: 2013
PĂ¡ginas: 308
Editora: Valentina
Sinopse:
Alexia Tarabotti enfrenta uma sĂ©rie de atribulações sociais, quiproquĂ³s e saias justas (embora compridĂ­ssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela nĂ£o tem alma. Em segundo, Ă© solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educaĂ§Ă£o por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasiĂ£o em que a Rainha VitĂ³ria envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti Ă© a responsĂ¡vel. SerĂ¡ que ela conseguirĂ¡ descobrir o que realmente estĂ¡ acontecendo na alta sociedade londrina? SerĂ¡ que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabarĂ¡ se revelando Ăºtil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem Ă© o verdadeiro inimigo, e... serĂ¡ que vai ter torta de melado? Uma das sĂ©ries de Steampunk mais cultuada do mundo.



Que livro fascinante!

Pense em uma heroĂ­na que foge TOTOALMENTE aos padrões e vocĂª vai encontrar Alexia Tarabotti.

Alma? Ă© o primeiro volume da sĂ©rie Protetorado da Sombrinha e se passa em uma Inglaterra steam punk. Alexia Tarabotti Ă© a protagonista. Moça solteirona, com traços italianos herdados de seu pai (uma verdadeira lĂ¡stima para a Ă©poca e o local), excĂªntrica e intelectual (mais uma caracterĂ­stica impensĂ¡vel para uma moça que quisesse arranjar um bom casamento). NĂ£o bastassem todas essas caracterĂ­sticas, Srta. Tarabotti ainda Ă© uma preternatural, um ser sobrenatural sem alma e cujos poderes consistem em neutralizar os poderes de outros seres sobrenaturais, como vampiros, lobisomens e fantasmas. 

“... Os puritanos trocaram a Inglaterra elisabetana pelo novo Mundo porque a rainha autorizara a presença dos sobrenaturais nas Ilhas BritĂ¢nicas. As ColĂ´nias continuavam retrĂ³gradas desde entĂ£o, com a interferĂªncia da religiĂ£o sempre que lidavam com vampiros, lobisomens e fantasmas.” 

Nessa Inglaterra steam punk vampiros, lobisomens e fantasmas sĂ£o uma realidade, e convivem harmoniosamente com os pobres mortais (rsrsrs), e nĂ£o em situaĂ§Ă£o de submissĂ£o, mas revelados e em uma ‘quase’ situaĂ§Ă£o de igualdade. Mas os cientistas nĂ£o sĂ£o vistos com bons olhos pela sociedade, sua presença poderia atĂ© desvalorizar um bairro. 

“Os sobrenaturais, fossem eles vampiros, lobisomens ou fantasmas, sĂ³ existiam em virtude da superabundĂ¢ncia de almas, um excedente que se recusava a morrer.”


A histĂ³ria começa com Alexia se metendo em uma grande confusĂ£o quando ela Ă© atacada em um baile por um vampiro fora de controle e o mata. Cena impagĂ¡vel quando, mesmo sendo atacada por um vampiro, as preocupações da Srta. Tarabotti sĂ£o as roupas deselegantes que o vampiro usa e a falta de etiqueta que ele tem ao abordĂ¡-la. Sim! Porque Alexia Ă© dessas! Intelectual sim! Mas nunca mal vestida, deselegante ou quebrando as regras de etiqueta ou os padrões da moda!

“... O frĂªmito estranho e prazeroso que, ao que tudo indicava, sentia sempre que chegava perto de Lorde Maccon percorria seu corpo com intensidade alarmante.”

Em decorrĂªncia desse fato, Alexia acaba se aproximando de Lorde Maccon, que comanda o DAS, espĂ©cie de polĂ­cia sobrenatural, que vai investigar o que aconteceu. E os dois viverĂ£o cenas tĂ³rridas ao longo da histĂ³ria, em um misto de amor e Ă³dio.

“... O coraĂ§Ă£o batia aceleradamente em algum lugar prĂ³ximo Ă  garganta, a pele mostrava-se acalorada, retesada sobre os mĂºsculos, e ela se sentia Ăºmida em partes do corpo que, com certeza, uma mulher solteira, de boa famĂ­lia, nĂ£o devia se sentir.”

Perseguida por alguns, protegida por outros, Alexia nĂ£o se deixarĂ¡ abater e vai investigar tudo o que estĂ¡ movendo o mundo sobrenatural. Novos seres surgirĂ£o, novas intrigas, novas relações e muitas reviravoltas. Mas Alexia nĂ£o Ă© sĂ³ razĂ£o, muito pelo contrĂ¡rio!!! Alexia tambĂ©m Ă© pele e coraĂ§Ă£o e deixarĂ¡ isso beeeeeeeeeeeem claro para os leitores!

Alma? é um livro lindo! Perfeito para quem gosta de vampiros, de lobisomens, de uma boa intriga, de fantasia, de mistério e de um bom romance sem muitos dramas! E a Gail soube dosar isso de maneira primorosa! Criou um universo onde o novo e o velho, o natural, o sobrenatural e também o preternatural convivem em um delicado equilíbrio.


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!