Lendo com a Dani: A Caderneta vermelha, Antoine Laurain

Caminhando pelas ruas de Paris em uma manhĂ£ tranquila, o livreiro Laurent Letellier encontra uma bolsa feminina abandonada. NĂ£o hĂ¡ nada em seu interior que indique a quem ela pertence — nenhum documento, endereço, celular ou informações de contato. A bolsa contĂ©m, no entanto, uma sĂ©rie de outros objetos. Entre eles, uma curiosa caderneta vermelha repleta de anotações, ideias e pensamentos que revelam a Laurent uma pessoa que ele certamente adoraria conhecer. Decidido a encontrar a dona da bolsa, mas tendo Ă  sua disposiĂ§Ă£o pouquĂ­ssimas pistas que possam ajudĂ¡-lo, Laurent se vĂª diante de um dilema: como encontrar uma mulher, cujo nome ele desconhece, em uma cidade de milhões de habitantes?


A Caderneta vermelha (The Red Notebook)
Autor: Antoine Laurain
Editora Alfaguara (2016)
135 pĂ¡ginas

Um livro de leitura fĂ¡cil e rĂ¡pida que vai prender sua atenĂ§Ă£o com facilidade e vai ficar na sua mente apĂ³s o tĂ©rmino.


A caderneta vermelha foi mais uma escolha pela capa, adoro ilustrações e esta ficou tĂ£o meiga...

O autor jĂ¡ começa a trama acompanhando Laure e nos deixando aflitos pela insegurança dela, chegando tarde da noite, sozinha, numa rua deserta e no fim das contas somos surpreendidos junto com ela.

Laure Ă© assaltada, reage e com isso Ă© empurrada com força contra o portĂ£o de seu prĂ©dio. Apesar de conseguir entrar no prĂ©dio ela estĂ¡ sem as chaves de seu apartamento.

Decide tentar uma vaga no hotel em frente, explica a situaĂ§Ă£o e consegue se hospedar, mas Laure jamais imaginaria que a preocupaĂ§Ă£o com seu gato e a bolsa furtada seriam o menor dos problemas. 

Na manhĂ£ seguinte Laurent estĂ¡ a caminho de seu cafĂ© favorito quando avista uma bolsa lilĂ¡s em bom estado, pensando rĂ¡pido ele imagina que foi largada ali por um ladrĂ£o e decide levar Ă  delegacia para que seja devolvida Ă  dona.


Fiquem calmos que nĂ£o hĂ¡ spoiler acima. =)

Antoine Laurain ambienta a trama em Paris e foca na busca de Laurent pela dona da bolsa.

NĂ£o sei vocĂªs, mas adoro quando o mocinho faz as vezes de detetive por conta prĂ³pria e sem ter experiĂªncia.

Acompanhar este livreiro foi divertido, um tanto enervante quando ele seguia uma pista e nada... mas a esperança esta sempre ali com o Laurent e transpassa para nĂ³s.

Os personagens secundĂ¡rios sĂ£o bem interessantes, tais como a filha dele, ChloĂ© que no topo da adolescĂªncia vai achar demais a investigaĂ§Ă£o do pai e terĂ¡ um papel importante no desfecho.

William o amigo de Laure Ă© outro que aparece e acaba rendendo momentos divertidos diante de seus pensamentos, a dĂºvida que surge e suas conclusões.

Tem a Dominique que embora vocĂª possa dar uma amenizada por ter motivo acaba por achar a mulher muito ridĂ­cula.

A caderneta vermelha Ă© um livro curtinho que vocĂª vai ler em pouco tempo e vai terminar sorrindo com esses dois que alĂ©m de uma bolsa roubada tĂªm em comum o hĂ¡bito de ler. 

E o melhor é que durante a busca acabamos descobrindo um pouco sobre o passado de Laure e de Laurent também.

Um livro que eu recomendo para vocĂª ler quando quiser um com poucas pĂ¡ginas para servir de entremeio, que vai fazer sua mente relaxar apĂ³s aquela leitura devastadora ou complicada.


Algum de vocĂªs jĂ¡ leu? Aguardo sua opiniĂ£o!

Ps.: esse livro me fez pensar num filme que adoro muito e sempre reassisto, mas nĂ£o vou dizer qual senĂ£o vocĂªs vĂ£o adivinhar um detalhe bem legal e que seria spoiler. Ah, sĂ³ para deixar bem claro: nĂ£o Ă© igual, Ă© parecido por um detalhe especĂ­fico.

DaĂ­ se vocĂª ler e lembrar do filme, volta e me fala que viu uma leve semelhança. Combinado?

Achei Ă³tima esta foto do autor com outro de seus livros. CrĂ©ditos Aqui!!!



2 comentĂ¡rios

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!