Estante da Tata: Anna Vestida de Sangue, Kendare Blake - @Verus

Anna Vestida de Sangue
Anna # 1

Kendare Blake

Ano: 2016

PĂ¡ginas: 252

Editora: Verus

Sinopse:
Cas Lowood herdou uma vocaĂ§Ă£o incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, atĂ© ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo paĂ­s com sua mĂ£e bruxa e seu gato farejador de espĂ­ritos. Juntos eles vĂ£o atrĂ¡s de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinĂ¡rios fantasmas e afastar distrações, como amigos e o futuro.
Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra Ă© uma garota envolta em maldições e fĂºria, um espĂ­rito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde entĂ£o, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razĂ£o, ela poupou a vida de Cas.
Agora ele precisa desvendar diversos mistĂ©rios, entre eles: Por que Anna Ă© tĂ£o diferente de todos os outros fantasmas que Cas jĂ¡ perseguiu? E o que o faz arriscar a prĂ³pria vida para tentar falar com ela novamente?



Anna Vestida de Sangue Ă© um livro interessante. Para começar ele Ă© narrado por um protagonista masculino, coisa rara nos livros de YA hoje em dia. Outra coisa interessante Ă© que Ă© um livro YA com cenas macabras e eu nĂ£o vi isso chegando.

Quando eu li a sinopse, me interessei imediatamente pelo livro mas achei que a histĂ³ria seguiria em uma pegada A Mediadora. Eu achei que seria um livro de romance com um toque extra de sobrenatural e eu fiquei realmente bem feliz em descobrir que estava errada. NĂ£o me entendam mal, existe romance na histĂ³ria mas tambĂ©m existe terror, existe cenas macabras de assassinatos, existe menções a vodu e o diabo a quatro.

Honestamente, eu esperava um livro mais cor de rosa, se Ă© que me entendem, e consegui um livro cheio de tons de cinza.


Anna vestida de Sangue conta a histĂ³ria de Cas. O pai de Cas caçava e matava espĂ­ritos vingativos, espĂ­ritos que devido a forma que morreram, acabam por causar a morte de pessoas inocentes. Em uma dessas caçadas, o pai de Cas morre e ele resolve assumir os 'negĂ³cios da famĂ­lia’.

Algum tempo depois e jĂ¡ com uma boa dose de experiĂªncia, Cas descobre Anna Vestida de Sangue, uma menina que morreu 60 anos atrĂ¡s, uma menina de 16 anos que foi tĂ£o brutalmente assassinada que o vestido branco que ela usava mudou de cor para o vermelho do sangue que a cobriu, uma menina que assombra sua antiga casa e que mata sem hesitar qualquer um que se atreva a entrar la.

O problema Ă© que Anna Ă© diferente de todos os outros fantasmas que Cas jĂ¡ enfrentou, ela Ă© mais forte, mais poderosa e ela tem consciĂªncia da sua situaĂ§Ă£o, ela sabe que ela estĂ¡ morta e ela sabe o quĂ£o poderosa ela se tornou. Em uma jogada de sorte, Anna poupa Cas e ele fica intrigado em descobrir o passado dela e o que a fez ser tĂ£o Ăºnica.
- Ela nĂ£o Ă© sĂ³ um fantasma. É um furacĂ£o. 

Eu gostei bastante desse livro, achei a leitura bem rĂ¡pida e agradĂ¡vel e eu realmente amei os personagens. Eu amei Cas e o seu senso de dever e sua vontade de vingança pela perda do pai. Ele renegou tanto, sua prĂ³pria vida, sua felicidade e seu futuro para fazer o que supostamente sua famĂ­lia faz. Adorei ver ele brigar consigo mesmo e perder contra certas normalidades que ele tinha renegado, coisas como ter amigos e se divertir e aproveitar os momentos sem transformar tudo em um trabalho.

Adorei a Anna e os seus dois lados, a menina de 16 anos cheia de sonhos que foi brutalmente assassinada e a menina vingativa sedenta de sangue. Conhecer os seus dilemas, sua perspectiva da morte e a sua culpa foi muito interessante e eu ansiava pelas suas cenas.

-VocĂª me faz querer o que eu nĂ£o posso ter.

Amei a mĂ£e bruxa do Cass e a mania dela de benzer ele com Ă³leos estranhos na luz do luar e mandar ele levar o gato (que nĂ£o Ă© um gato muito normal) da famĂ­lia para as caçadas, amei Thomas e sua solidĂ£o imposta pelo seu dom e esquisitice e o seu bom humor que independe disso tudo. Por fim eu adorei Carmel por fugir dos estereĂ³tipos normais aos quais os personagens em sua posiĂ§Ă£o geralmente se prendem.

Anna Vestida de Sangue Ă© um livro bem escrito que te deixa com um gostinho de quero mais no final e te faz ficar desejando pĂ´r as mĂ£os no segundo (e Ăºltimo) livro da sĂ©rie.

Apesar de ter gostado bastante do livro e o considerar bem escrito, eu senti muita falta do desenvolvimento da mitologia apresentada e, muitas vezes, da explicaĂ§Ă£o por trĂ¡s de vĂ¡rios fatos largados soltos pelo livro. Eu nĂ£o sei se as respostas foram guardadas, de propĂ³sito, para o segundo livro ou se foi realmente um lapso da autora (o que eu acho mais provĂ¡vel), de qualquer forma, o livro merecia mais 50 pĂ¡ginas (afinal, ele sĂ³ tem 247 pĂ¡ginas), e um aprofundamento na mitologia da histĂ³ria.

Eu queria saber mais sobre o vodu e a sua relaĂ§Ă£o em vĂ¡rios momentos da histĂ³ria, queria saber mais sobre o pai do Cass e a sua famĂ­lia de caçadores de fantasmas, queria saber mais sobre as bruxas e sobre as habilidades da mĂ£e dele, queria saber mais sobre o avĂ´ do Thomas e eu atĂ© queria saber mais sobre aquele gato maluco.

Eu recomendo Anna Vestida de Sangue para aqueles que gostam de livros de fantasmas, para aqueles que gostam de romances e mocinhos quebrados e chutadores de bundas, eu recomendo Anna Vestida de Sangue para aqueles que gostam de mocinhas que podem ser mĂ¡s.

Ps: Eu nĂ£o sei vocĂªs, mas eu adoro um protagonista homem meio quebrado emocionalmente. Eu tenho problemas. Hahaha

Ps: O livro tem linguagem limpa mas possui algumas cenas de assassinatos, de corpos, sangue e afins.

Ps: Achei a capa desse livro tĂ£o linda e pessoalmente ela dĂ¡ um pouco de medo.



17 comentĂ¡rios

  1. Realmente diferente ter um livro do gĂªnero narrado por um homem, sou muito medrosa e por isso nĂ£o tenho coragem de ler livros de terror rssr mesmo assim a premissa Ă© interessante, principalmente esse dom de caçar fantasmas, que eu nĂ£o entendo muito,fico com certas dĂºvidas:
    -O que ele faz com os fantasmas?
    - NĂ£o faz sentido ele matar os fantasmas sendo que jĂ¡ estĂ£o mortos
    Mesmo assim estou curiosa, confesso que nĂ£o gostei muito da autora colocar um romance e acabar desfocando do fator principal, amei a capa e assim que tomar coragem lerei o livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NĂ£o tenha medo Maria!! O livro tem fantasmas e tudo o mais mas ele nĂ£o dĂ¡ exatamente medo ahaha

      EntĂ£o, respondendo suas perguntas, ele ''mata'' os fantasmas (palavras do Cas), mas na verdade Ă© como se ele na verdade mandasse eles embora do mundo dos vivos.. Em um momento do livro ele inclusive se questiona sobre para onde os fantasmas vĂ£o ou se eles simplesmente sĂ£o destruĂ­dos.. Alguns desses questionamentos sĂ£o respondidos mas se eu te dizer estraga algumas surpresas do livro ;)

      Quanto a parte do romance, ela Ă© bem simples e nĂ£o Ă© o foco central do livro nem de perto e achei otimo a autora escolher fazer assim!

      Excluir
  2. Acho essa capa lindĂ­ssima. De fato ele traz alguns diferenciais do que vemos pelos YAs por ai. Acredito que ele vai me dĂ¡ mais medo do que eu imagino. rsrsrsrs Mas quero fazer essa leitura. Achei que era um livro Ăºnico, mas espero que no segundo os pontos que vocĂª destacou sejam melhores elaborados.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiana, eu nĂ£o tive medo lendo.. Apesar da temĂ¡tica do livro, ele nĂ£o Ă© assustador, ele sĂ³ Ă© impactante e tem umas cenas meio grotescas haha

      Eu tambĂ©m achava que seria um livro Ăºnico mas quando terminei eu fiquei feliz de saber que tinha uma continuaĂ§Ă£o.

      Excluir
  3. Engraçado que assim que vi essa capa fiquei simplesmente encantada. Adorei a maneira como foi descrito na sua resenha a histĂ³ria e me vi envolvida em muita curiosidade, eu nĂ£o conheço muito sobre Vodu, apenas o que falam e sobre um filme que ficou bem conhecido: A chave mestra. Acho que vou ler esse daĂ­ logo, logo, gostei muito da premissa e de ser apenas dois livros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana que bom que vc gostou da resenha!! Fico muito feliz msm!!

      Adoro esse filme A Chave mestra!! Mas deixa eu te avisar, no livro de Anna, o vudu Ă© tratado de forma bem diferente.. Mas n desanime, eu gostei bastante!!

      Nem me fale, Ă© tĂ£o raro a gente achar series pequenas ou se dois livros, chega bate uma felicidade haha

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Espero que sim!
    Resenha perfeita, parabĂ©ns. Suas palavras me deixaram mais ansiosa para ler esse livro, que jĂ¡ estava adicionado a minha lista de desejados. A capa estĂ¡ linda! E desde o princĂ­pio fiquei muito curiosa com a premissa dessa obra, querendo muito saber o desenrolar dessa histĂ³ria. Obrigada pela Ă³tima dica! Com certeza quero muito ler! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, tudo bem sim e com vc?

      Poxa, muito obrigada! Fico realmente feliz que tenha gostado xD

      Excluir
  5. eu jĂ¡ estava curiosa para ler esse livro e depois do: "recomendo para quem gosta de ...)
    vc acertou em tudo: fantasmas ok, herois quebrados ok, heroinas mĂ¡s ok
    ou seja
    preciso desse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu posso fazer, herois quebrados e heroĂ­nas meio mĂ¡s sempre me conquistam haahahahhah

      Excluir
  6. Adorei RĂª.
    Se jĂ¡ tinha interesse no livro, agora aumentou!
    Gostei da sua visĂ£o limpa dos detalhes dele e creio que deixou claro pra quem tinha dĂºvidas de para que lado ele iria sobre comprar ou nĂ£o, e ler ou nĂ£o. Eu, certamente, vou ler! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!! Fico muito feliz por vc ter gostado da resenha!! De verdade =)

      Excluir
  7. Oi!
    Esse Ă© um livro que quero muito ler assim que vi ele no lançamento a capa logo me chamou atenĂ§Ă£o e lendo a sinopse fiquei bem interessada, mas tambĂ©m pensei que serie um livro mais leve com terror mas nĂ£o chegando a ser assustador e me surpreendi achei interessante o rumo que o autor tomou, gostei muito dos personagens principalmente o Cas e os dilemas que surge para ele e a Anna que foi uma personagem que me deixou bem intrigada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana! EntĂ£o, me surpreendi muito tambĂ©m com fato da historia possuir elementos mais pesados de terror!! Eu amei o Cas e a Anna tb e to louca pelo segundo (e ultimo livro) pra saber como eles vĂ£o terminar (eu preciso de um final feliz na minha vida haah).

      Excluir
  8. Eu estou desejando esse livro desde o seu lançamento. É bom saber que os personagens sĂ£o bem construidos e tudo, mas esses lapsos ou falta de informações me deixou um pouco desanimada com a leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, nĂ£o se desanime!! Apesar desses lapsos o livro Ă© muito legal!! Alem do mais o ultimo livro pode preencher essas lacunas melhor (o que eu estou torcendo para acontecer).. De qlqr forma, vale a leitura!!

      Excluir
  9. NĂ£o dava nada por este livro mas lendo a resenha, eu fiquei fascinada para lĂª-lo!! E ele tem tudo que eu gosto, suspense, magia e romance!! TambĂ©m fiquei curiosa para saber como Anna morreu!! A vida de Anna, assim como a de Cas se identificam em alguns aspectos!! Mas serĂ¡ que Cas conseguirĂ¡ se aproximar de Anna sem ser morto?? Quero ler!!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!