Leitura da Drica: A bela e a Adormecida, Neil Gaiman e Chris Riddell - Rocco

TĂ­tulo: A Bela e a Adormecida


TĂ­tulo original: The Sleeper and the Spindle

Autor: Neil Gaiman

Ilustrações: Chris Riddell

Editora: Rocco

Ano: 2015

PĂ¡ginas: 70

Sinopse:
Em uma sombria e fascinante histĂ³ria, as mais queridas princesas dos contos de fadas sĂ£o reinventadas de maneira brilhante pelo inglĂªs Neil Gaiman e o ilustrador Chis Riddell. Em A Bela e a Adormecida, uma jovem rainha Ă© informada, na vĂ©spera de seu casamento, sobre uma estranha praga que assola as fronteiras do seu reino, um sono mĂ¡gico que se espalha pelo territĂ³rio vizinho e ameaça os seus domĂ­nios. Na companhia de trĂªs anões, a rainha abandona o fino vestido da festa, pega sua espada e armadura e parte pelos tĂºneis dos anões para o reino adormecido. Uma viagem repleta de aĂ§Ă£o e suspense que leva a uma surpreendente descoberta. Misturando o conhecido e o novo com perfeita sintonia, Gaiman cria mais uma obra repleta de magia e aventura capaz de hipnotizar o mais exigente dos leitores.



Como resistir a um livro do Gaiman? E, como se precisasse, ainda tem lindas ilustrações do Riddell. Pois é, isso é A Bela e a Adormecida!

Mas claro que um conto de fadas contado pelo Gailman nĂ£o seria apenas um conto de fadas, mas uma histĂ³ria que foge ao que qualquer pessoa comum jamais teria imaginado! Isso Ă© Gailman, minha gente!

"Era o reino mais prĂ³ximo ao da rainha em linha reta como voa o corvo, mas nem os corvos voavam atĂ© lĂ¡."

O conto começa com trĂªs anões que viajavam a procura da melhor seda do mundo para presentear a sua rainha no dia do seu casamento, e que descobrem que uma maldiĂ§Ă£o estĂ¡ em curso se espalhando por vĂ¡rios vilarejos.


A maldiĂ§Ă£o faria com que todos por onde ela passasse caĂ­ssem em um sono profundo, nĂ£o sĂ³ humanos, mas tambĂ©m animais e plantas. E teria sido lançada por uma garota que foi amaldiçoada no seu nascimento.

Temendo que a maldiĂ§Ă£o se alastre, os anões retornam ao lar e reportam o que descobriram para a rainha, pois acreditam que ela, que dormiu durante um ano inteiro, seja capaz de retirar uma princesa do seu sono.

Como uma verdadeira heroĂ­na, a rainha deixa a sua festa de casamento e vai para salvar a princesa da maldiĂ§Ă£o. O que acontece depois daĂ­ Ă© um mergulho profundo no mundo fantĂ¡stico de Gaiman e nĂ£o darei spoilers!!!

Estranho nĂ£o citar nomes, nĂ£o Ă©? Mas Ă© assim que Gaiman faz, os personagens nĂ£o tĂªm nome. E acredito que seja proposital para que o leitor faça suas prĂ³prias inferĂªncias.

Devo mencionar que as ilustrações de Riddell contam uma histĂ³ria Ă  parte, sempre trazendo em destaque algo que deve ser notado pelo leitor ou exaltado alĂ©m do texto.


NĂ£o bastasse a histĂ³ria fantĂ¡stica, o livro tem uma ediĂ§Ă£o fantĂ¡stica, digna de contos de fadas. Hardcover com as pĂ¡ginas de papel couchĂ©, ilustrações em preto, branco e dourado com brilho e uma jacket em papel vegetal que me trouxe doces lembranças da infĂ¢ncia. Perfeito para colecionadores ou, atĂ© mesmo, para aquela pessoa que nunca lĂª mas gosta de mostrar belos livros em sua estante (sou mĂ¡ rsrsrsrs).


Um livro feminista? NĂ£o vejo dessa forma. Mas um livro que cumpre o papel dos contos de fadas, que Ă© registar um momento da nossa histĂ³ria atravĂ©s de metĂ¡foras e se eternizar. 



14 comentĂ¡rios

  1. Oi.
    Ainda nĂ£o tive a oportunidade de ler nada do autor, mas quero muito, pois sempre leio Ă³timos comentĂ¡rios a respeito de suas obras. E esse livro parece Ă³timo, as ilustrações estĂ£o muito boas, enriquecendo mais ainda a histĂ³ria. Gostei muito da sua resenha. Dica anotada. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda nĂ£o conheci a escrita de Neil Gaiman, mas sempre ouso elogios a suas obras, por serem originais. Gostei das ilustrações, o autor conseguiu criar uma histĂ³ria bem diferente que estou querendo ler.

    ResponderExcluir
  3. JĂ¡ vi esse livro e achei lindĂ­ssimas as ilustrações. Tinha percebido que sĂ©ria um histĂ³ria diferente, mas acho que Ă© bem mais diferente do que eu imaginava o que jĂ¡ me deixa com aquela curiosidade infinita para ler. *-*

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. neil gaiman!!!
    eu nĂ£o sou muito fĂ£ dessas releituras de contos de fadas, mas gaiman Ă© outra histĂ³ria!
    e essa imagens, estĂ£o linda!
    preciso dele =)

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Quero muito ler esse livro, adoro as releituras dos contos de fadas e achei essa bem interessante ainda nĂ£o li nada do autor, mas achei bem legal esse elemento novos que ele trĂ¡s e principalmente que os personagens nĂ£o tenham nome, tambĂ©m adorei as ilustrações que sĂ£o um show a parte quero muito esse livro que Ă© lindo !!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou chorando lagrimas de sangue de tanto que eu desejo esse livro. Amo Gaiman, mas nĂ£o estou tendo po$$ibilidade de completar minha coleĂ§Ă£o, muito menos com esse livro maravilhoso de hardcover e com essas ilustrações lindas e personagens femininas fortes e ai. Quero. Muito. SOCORRO, VOU VENDER MEU GATO PRA COMPRAR (mentira haahahah)

    ResponderExcluir
  7. A diagramaĂ§Ă£o da Rocco dessa vez foi caprichada, juntando com essas ilustrações o livro ficou divino. É complicado pensar em contos de fadas de uma forma que nĂ£o siga a tradiĂ§Ă£o, ou ao menos as lembranças que temos dos contos. Colocar dentro dessa histĂ³ria as rĂ©deas nas mĂ£os das mulheres jĂ¡ Ă© algo bem bacana, tirando esse foco no homem e na “dependĂªncia” que induzem a acreditar que elas tĂªm deles. Enfim, gostei de sua resenha, explanou alĂ©m da conta sobre o que traz essa obra.

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Como eu nunca soube desse livro...ilustrações e enredo perfeitos, eu amei!
    Gosto mto de releituras, jĂ¡ qro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ainda nĂ£o li nenhum livro do autor. Mas quero ler Ă© muito elogiado e como adoro releituras de contos de fadas vou querer ler esse, achei bem diferente, pois a rainha querendo ajudar Ă© estranho e achei mais estranho ainda os personagens nĂ£o terem nomes que inusitado, achei as ilustrações bem legais.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro vale msm toda a propaganda que muitos fazem, ediĂ§Ă£o belĂ­ssima.

    ResponderExcluir
  11. Gaiman Ă© mestre em contar histĂ³rias, atĂ© mesmo quando elas sĂ£o contos de fadas! Mas acredito que o livro Ă© feminista sim, Dri! Porque mostra a sororidade entre duas mulheres e tira o foco tĂ£o comum do belo prĂ­ncipe e do tĂ£o desejado e indispensĂ¡vel casamento. O foco Ă© a generosidade em salvar uma outra mulher, abrindo mĂ£o de seu dia especial - o casamento. Isso Ă© solidariedade entre mulheres, isso Ă© feminismo sim! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Ă© bom ter amigas como vc! Agora concordo q o livro tem sim uma premissa totalmente feminista. Juro que nĂ£o tinha olhado por esse Ă¢ngulo.

      Excluir
  12. A Bela Adormecida Ă© um dos meus contos preferidos!! Com certeza irei amar esta nova versĂ£o. Os personagens tem caracterĂ­sticas marcantes que nos fazem valorizar mais o amor fraterno. A capa do livro estĂ¡ maravilhosa!! A protagonista com certeza jĂ¡ me conquistou por ser uma mulher forte e decidida!!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!