Leitura da Drica: Temporada de Acidentes, Moïra Fowley-Doyle - @Intrinseca

Temporada de acidentes

Moïra Fowley-Doyle

Ano: 2016

Páginas: 256

Editora: Intrínseca

Sinopse:Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. A temporada de acidentes vai começar. Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal? Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.



Temporada de Acidentes nos conta a história da família de Cara que está envolvida em um grande mistério. Para a sua família, todo mês de outubro é considerado a temporada de acidentes. Isso mesmo! É o mês onde o mais bobo acidente pode se transformar em uma tragédia. Como alguns parentes já se foram durante esse período, Melanie, sua mãe, redobra os cuidados. Facas são escondidas, o fogão não é usado, todas as quinas de móveis são acolchoadas, e as crianças usam várias peças de roupa para se proteger.


Sua irmã Aline não acredita nos acidentes, acha que tudo isso é excesso de cuidado da mãe. Mas Cara prefere acreditar.

Tento me convencer de que não acredito que, todo ano, durante um mês, minha família fique inexplicavelmente mais propensa a sofrer acidentes. Tento fingir que não me lembro dos acidentes - os grandes, os graves - nem das tragédias do passado.

Mas o que vai inquietar Cara é a presença de Elsie, uma garota de sua escola, em absolutamente todas as suas fotos, nem que seja ao menos um pedaço do cabelo. Isso a intriga, seria apenas coincidência? Cara e Elsie foram amigas durante um tempo, mas nunca tão próximas.

Cara decide encontrar Elsie, mas não encontra nem tomando conta da caixa de segredos na escola, onde todos escrevem os seus segredos e os guarda ali como uma espécie de terapia.

Mas essa não é a única preocupação de Cara. Ela ainda tem que lidar com os novos sentimentos em relação a Sam, filho do ex-namorado da mãe, que foi curado com ela como irmão. E os ciúmes que passa a sentir da relação de Bea, sua melhor amiga, e sua amizade com Aline. Não bastasse tudo isso, ela ainda descobre que Aline vive um relacionamento abusivo com o seu namorado. Será que Cara vai saber lidar com tudo isso em meio à temporada de acidentes?

Tenho a impressão de que muita coisa não está sendo dita. Acho que minha família toda é assim: evitamos falar das cosias sobre as quais não podemos falar e cobrimos cada superfície para nos proteger do momento inevitável em que tudo virá à tona.


A história é narrada em primeira pessoa pela Cara, que é uma garota incrível. E esse é o mais legal da história: os seus personagens bem construídos e seus dramas. A autora conseguiu criar um enredo novo e original e consegue manter o suspense até final. Mas achei que muita coisa ficou sem esclarecimento e deixou perguntas sem respostas. O final não me satisfez. 


8 comentários

  1. Fiquei bem interessada com o lançamento desse livro, a sinopse é bem instigante e a capa é maravilhosa, fiquei curiosa para saber o porque desse temporada de acidentes, que me pareceu muito estranha, é decepcionante que o final tenha deixado pontas soltas, abaixei minhas expectativas

    ResponderExcluir
  2. Poxa a capa além de linda deixa a gente muito curioso, daí você classificou com uma nota 3 (3 cachorrinhos), e explicando pelo que foi essa nota (o fim e a falta de esclarecimentos em alguns pontos) fico sem muita vontade de ler. Gosto quando o livro envolve em todos os aspectos. Achei que tinha muito o que falar, mas pela sua resenha não é bem assim! Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri,

    Esse livro não me chamou a atenção. Ficou bem apagadinho na divulgação como A Febre.
    O enredo é no minimo inusitado e até desperta a curiosidade. Mas acho que por ser um livro único, quer dizer assim eu acredito que seja, o desfecho não poderia ter deixado perguntas sem respostas.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb pensei assim, Thi. MAs talvez eu tenha sido muito exigente...

      Excluir
  4. Olá.
    Que pena o final ter deixado dúvidas ao leitor. Estava bem curiosa para ler esse livro, pois achei a premissa diferente e interessante. Mas agora já não estou com muitas expectativas. Ótima resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. eu acho q o problema do final, é q a autora tinha programado uma série não?
    enfim... se não for isso é chato demais. se não vai responder as perguntas não as faça
    adorei a resenha e obrigada por avisar sobre o final assim qd eu ler não vou querer matar ninguém!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Quero muito ler esse livro, achei essa historia diferente, interessante e principalmente muito misteriosa, os acidente e principalmente o mistério envolta da Elsie, só não gostei muito desse final em aberto, mas com certeza irei ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro, mas me desanimei um pouco com sua classificação dele. Será que a falta de explicações não é um gancho pra um outro volume?

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!